Como aprender a estudar

Saber como estudar é uma das preocupações mais comuns dos estudantes, pois é preciso pensar em diversas variáveis, como matérias e métodos que facilitam o aprendizado, etc. 

Estudar e aprender são atividades que exigem ação. Isso ocorre quando você faz grifos, anotações e escreve sobre determinado conteúdo que está aprendendo. Dessa forma, envolver-se com o assunto é o que gera aprendizado.

Porém, nem sempre estudar significa, de fato, aprender determinado assunto, pois ainda existem muitos estudantes que continuam estudando de forma errada. 

Por isso, preparamos este artigo com 11 dicas para te ajudar a como estudar! Bora lá? 

1. Monte um cronograma de estudos

Estudar por conta própria é saber que você mesmo deve montar o seu cronograma de estudos e definir quais matérias precisa estudar e os dias específicos. Para fazer isso, selecione quais conteúdos você quer estudar na semana e tente distribuí-los de forma organizada no seu cronograma. Você também pode colocar essas informações em uma tabela para seguir a sua rotina. 

2. Estabeleça horários fixos

Outra dica de como estudar é evitar a chatinha da procrastinação. Por isso, é muito importante que você estabeleça horários fixos e metas nos seus estudos. O ideal é separar sempre os mesmos horários para você estudar e definir o tempo para se dedicar em cada matéria. Seguindo os mesmo horários todos os dias, logo você conseguirá construir uma rotina de estudos eficiente.

3. Deixe todo o material organizado

Saber como estudar melhor também exige que você organize bem seus materiais de estudos. A organização evita que você perca tempo procurando algo ou mesmo arrumando o local para estudar. Além disso, um cantinho organizado alivia a mente do estresse de não saber onde as coisas estão.

4. Utilize material impresso

Com certeza os meios eletrônicos são ótimos recursos que ajudam como estudar. No entanto, pesquisas sugerem que os materiais impressos tradicionais ainda apresentam maior vantagem no processo de aprendizagem. Isso está associado ao hábito da repetição e esforço ao consultar um material impresso. 

5. Assista a filmes e documentários 

Sabia que dá pra estudar diversos conteúdos vendo documentários, filmes e séries? Pesquisando em streamings, como a Netflix, por exemplo, você encontra vários deles. Mas muita atenção, viu? Não consuma a ficção como algo real, pois muitas informações ali podem estar erradas. Caso você precise sanar suas dúvidas, recorra também aos canais no Youtube, muitos professores explicam de forma bem didática por lá.

6. Descanse entre os estudos

Você só vai saber como estudar direito, se estiver descansando corretamente para manter seu equilíbrio. O ideal é que você faça pausas constantes para que seu cérebro possa fixar melhor a informação adquirida, formando, assim, as conexões neurais e ajudando a memorizar o que você está estudando. Para isso, tenha o hábito de fazer uma pausa de 10 minutos a cada 40 estudados.

7. Fique longe das distrações 

Um grande desafio de como estudar é manter a concentração e conseguir dispersar as redes sociais, jogos e outras funcionalidades do celular ou computador. Porém, atualmente, existem aplicativos que ajudam muito a manter o foco nos estudos. Eles bloqueiam as notificações e só as liberam quando você entrar nos minutos de descanso. Vale experimentar para saber se você adapta bem seus estudos aliados a eles.  

8. Faça anotações

Outra dica de como estudar de um jeito eficiente é ir fazendo anotações no seu caderno enquanto você assiste às videoaulas e faz exercícios. Procure sempre separar essas anotações por matérias. Assim, caso você precise revisar alguma em específico, ficará muito mais fácil encontrá-la. Além disso, as anotações são outro recurso utilizado para entender e fixar o conteúdo na mente.

9. Ensine algo a alguém

De acordo com especialistas e cientistas da educação, nós aprendemos mais quando estudamos de forma ativa. Ao invés de aprender um conteúdo passivamente, procure ensiná-lo a algum colega, por exemplo. Isso fará com que você aprenda muito mais, pois você precisará dominar o conteúdo e “prever” quais serão as dúvidas que poderão surgir. Além disso, já imaginou ser um studygrammer famoso da internet ao ensinar outras pessoas como estudar? 

10. Escute podcasts 

Se a sua rotina é muito corrida e você não está com tempo hábil para sentar e focar nos estudos, então, os podcasts podem te ajudar muito a manter os estudos em dia. Afinal, esse tipo conteúdo em áudio, visa facilitar o acesso em qualquer lugar e a qualquer momento. Por falar nisso, você já conhece o podcast Dá Ideia da Imaginie? Não? Então, escute o último assunto comentado nele, que pode te ajudar muito a se preparar para o Enem! 

11. Faça exercícios e simulados

Nossa última dica de como estudar é: faça muitos exercícios e simulados. A resolução de questões é fundamental para que você teste seus conhecimentos e perceba se está precisando se dedicar a uma ou outra matéria com mais afinco. 

Atualmente, já existem plataformas online especializadas em oferecer simulado Enem com questões inéditas, mas que se baseiam nas competências e diretrizes estipulados pelo Inep.

Outra vantagem de estudar por simulados é que eles são corrigidos pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesa forma de correção do Exame oficial.

Gostou de conhecer nossas 11 dicas de como estudar para mandar bem em qualquer prova ou exame que for fazer? Agora, aproveite que você está com mais motivação para estudar e confira nosso artigo sobre como fazer uma boa redação!

A busca por práticas de como estudar melhor sempre fez parte da vida dos estudantes. Mas, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, isso se tornou urgente, pois foi preciso adequar a rotina ao estudo remoto.

Segundo relatório do Banco Mundial, mais de 1,5 bilhão de alunos ficaram sem aulas presenciais em 160 países. Nessa nova realidade, a tecnologia foi a salvação. Porém, ela não dá conta de tudo e nem sempre seu acesso é fácil. Assim, cada estudante se vira como pode.

Por mais desafiador que seja manter uma rotina de estudo com o ensino online, existem jeitos de potencializar o aprendizado em casa.

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje! Bora conferir?

Como aprender a estudar

Por que a rotina de estudos pode ser tão desafiadora?

Uma coisa é parar um dia para estudar durante algumas horas. Outra é ter disciplina para criar o hábito de botar a cara nos livros todos dias e saber como estudar melhor.

É por isso que manter uma rotina de estudo não é uma tarefa simples.

Sobretudo agora, com as aulas remotas, parece que ficou mais complicado. Afinal, não dá para contar com as trocas com professores e colegas como a gente estava acostumado.

Apesar das ferramentas tecnológicas serem ótimas, a experiência é bem diferente, não é mesmo?

Quem está se preparando para o vestibular precisa ser ainda mais regrado para botar ordem nos estudos.

Além da pressão social desse momento da vida, os futuros universitários enfrentam o desafio de manter uma rotina de estudos forte para conseguir revisar todas as matérias do Ensino Médio.

Assim como todo mundo, foram pegos de surpresa e obrigados a se adaptar rapidamente. E, ao mesmo tempo, tiveram que aprender a lidar com a ansiedade causada não só pelo vestibular como também pelo confinamento.

10 dicas infalíveis de como estudar melhor e arrasar nas provas

1. Fuja da curva do esquecimento

A curva do esquecimento é um fenômeno psicológico que explica por que rever o conteúdo estudado em até 24 horas depois de aprender algo novo funciona.

Ao fazer isso, você tem até 80% de chances de reter o que aprendeu pela primeira vez. Depois de uma semana, a capacidade de retenção chega a 100% com apenas 5 minutos de revisão.

2. Estude com material impresso em vez de contar apenas com as telas

Embora você precise dos meios eletrônicos para estudar, sobretudo durante a pandemia, os materiais impressos podem ser vantajosos, sabia?

Isso porque eles colaboram com a compreensão do conteúdo, já que é possível aprender mais rápido do que estudando por meio da tela do computador.

3. Aposte na aprendizagem contextual 

A aprendizagem contextual é o nome dado ao processo pelo qual o aluno cria um método próprio de aprender.

Em vez de tentar memorizar a matéria, a proposta é associar as ideias, relacionando as informações de um jeito que faça sentido para cada um.

4. Crie conexões entre o tema estudado e a sua vida

Seguindo a mesma lógica, você pode estabelecer conexões entre os temas estudados com a suas próprias experiências.

Dessa forma, é mais fácil compreender conceitos abstratos, pois você busca referências reais para entender como funcionam na prática.

5. Revise os temas mais importantes antes de dormir

Pode parecer estranho, mas sabia que rever o que você estudou antes de dormir ajuda o cérebro a gravar as informações?

Isso ocorre porque é durante o sono que o processo de memorização fica mais intenso. Portanto, vale a pena dar uma lida no conteúdo antes de dormir.

6. Varie o local de estudo de vez em quando

Se possível, tente mudar de cenário para não estudar no mesmo local todos os dias. Afinal, essa troca favorece a concentração e a retenção das informações.

Enquanto não rola sair de casa, escolher um cômodo diferente pode ser uma boa alternativa.

7. Faça pausas intercaladas durante os períodos de estudo

Passar horas e horas estudando sem parar não é a melhor estratégia. Por mais que você queira se dedicar ao máximo, isso não é nada produtivo.

O ideal é fazer algumas pausas para você não sobrecarregar o seu cérebro. Aproveite os intervalos para esticar o corpo, comer alguma coisa e relaxar.

8. Tente ficar longe da internet para se concentrar melhor

A gente sabe que hoje os estudantes dependem dela para estudar. Mas, enquanto você revisa as matérias e faz exercícios, tente deixar a vida digital de lado.

Ao ficar perto do celular, por exemplo, são grandes as chances de você perder a concentração com as notificações chegando a toda hora.

9. Tenha cuidado com o que come antes de estudar

Comer pratos gordurosos, frituras e comidas pesadas pode atrapalhar seu ritmo de estudo. Isso se dá pois a digestão demora mais, causando desconforto abdominal e sonolência.

Portanto, dê preferência aos alimentos mais leves e que ofereçam energia suficiente. E, claro, não esqueça de se manter hidratado.

10. Conte com os melhores métodos para facilitar a sua rotina

Fique sabendo que existem técnicas que podem ajudar você a otimizar o tempo e memorizar o que aprendeu. Conheça algumas delas:

Resumo das matérias

Principalmente se você tem pouco tempo para estudar, os resumos são ótimos. Escreva o que aprendeu com as suas palavras, pois isso ajuda você a absorver o conteúdo e ainda facilita suas futuras revisões.

Mapas mentais

O mapa mental nada mais é do que caminhos que você mesmo constrói a partir de uma ideia central. Com isso, é possível relacionar os conteúdos estudados em torno do assunto principal, agilizando a compreensão.

Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro tem o objetivo de aumentar a produtividade por meio de ciclos de tempo em que você se dedica exclusivamente a uma única tarefa. Ou seja, deixa todo o resto de lado para não perder a concentração.

Cada ciclo tem 25 minutos e deve ser intercalado por pausas curtas, de até 5 minutos, para descansar a mente. Após 4 ciclos, você pode fazer uma pausa mais longa.

E aí, tirou suas dúvidas de como estudar melhor?

Apesar de difícil, otimizar a rotina de estudo não é algo impossível. Coloque as dicas em prática e conte com o apoio dos métodos que a gente apresentou para você.

Agora que você sabe como estudar melhor, tem tudo o que precisa para arrasar nas provas e trabalhos.

Que tal uma última dica para organizar sua rotina de estudante? Baixe o planejador de estudos da Unileão e controle suas atividades de forma simples!

Como aprender a estudar