Um programa é um conjunto de projetos relacionados e gerenciados de forma integrada

Olá pessoal! Tudo bem? 😃 Você sabe qual é a diferença entre projetos, programas e portfólios? O artigo de estudos de hoje explica e descomplica. Um abraço e bons estudos! #MyPMPchallenge

------------------------------------

Um projeto pode ser gerenciado em três cenários distintos: como projeto autônomo, dentro de um programa, ou dentro de um portfólio.

Na definição do PMBOK®,

  • Programa: "é um grupo de projetos, programas subsidiários e atividades de programa relacionados, gerenciados de modo coordenado, visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente". Exemplos: a copa do mundo, os jogos olímpicos, um programa espacial, uma série de televisão, etc.
  • Portfólio: "é conjunto de projetos, programas, portfólios subsidiário e operações gerenciados em grupo para alcançar objetivos estratégicos".

A visão do portfólio permite a implementação e coordenação de uma governança adequada do próprio portfólio, programa e do projeto. O objetivo do gerenciamento de portfólios é: orientar as decisões de investimento organizacional;

  • Selecionar a combinação ideal de programas e projetos para cumprir os objetivos estratégicos;
  • Fornecer transparência na tomada de decisão;
  • Priorizar a alocação de equipe e recursos físicos;
  • Aumentar a probabilidade de alcançar o retorno desejado sobre o investimento;
  • Centralizar o gerenciamento do perfil de risco agregado de todos os componentes.

Cada organização é diferente e a governança tem por objetivo apoiar a cultura e iniciativas que estejam de acordo com o planejamento estratégico e, contribuam para entregar valores e benefícios esperados. Ainda de acordo com o guia PMBOK®, o gerenciamento de projetos, programas e portfólios é considerado de um ponto de vista organizacional: o gerenciamento de programas e projetos foca em fazer programas e projetos da maneira "certa", enquanto que o o gerenciamento de portfólios foca em fazer os programas e projetos "certos".

Para Rita Mulcahy, a governança organizacional refere-se à "estrutura geral de uma organização e envolve a definição de políticas e procedimentos para como o trabalho será realizado para atender as metas estratégicas de alto nível".

Eu gosto de estudar e aprender por associação, ou seja, criar conexões e relações que me ajudam a compreender, fixar e retomar um conhecimento mais rapidamente. Para esse resumo me veio em mente a sinergia entre os projetos, programas e portfólios das empresas SpaceX, Tesla Motors e Solar City.

O planejamento estratégico da SpaceX agrupa projetos construção de foquetes, programas espaciais, lançamento de satélites, testes para para viagem à Marte. Ele também contem programas relacionados com a Solar City para evolução das baterias solares, não apenas para Tesla, mas para SpaceX levar à Marte em seu programa de colonização. Quando Elon Musk enviou seu Roadster ao espaço, no início de 2018, dentro do foquete Falcon Heavy, obteve benefícios impossíveis de conseguir se os projetos fossem tratados de forma individual. A campanha de marketing para Tesla Motors é um grande exemplo dessa conexão.

------------------------------------

Resumindo: 

Você precisa entender que no programa a relação é operacional e no portfólio é estratégico. E que, projetos, programas e portifólios podem ou não ser diretamente relacionados, mas tem sinergia: uma equipe de trabalho comum, a existência de requisitos interdependentes, gestão de mudanças, etc. Lembre-se:

  • Portfólio é estratégico, foca em fazer programas e projetos da maneira "certa".
  • Programa o é tático, operacional e de sinergia, foca em fazer os programas e projetos "certos".

No podcast a seguir Ricardo Vargas explica a definição de programa e sua sinergia entre projetos, portfólios e até mesmo outros programas.

E seu exemplo é perfeito: para dois projetos que estão acontecendo numa mesma cidade, o melhor é agrupá-los em um mesmo programa, para que se obtenha o beneficio de mobilização única. Dessa forma, toda parte administrativa dos dois projetos (hotel, infraestrutura, logística, etc) podem ser compartilhadas. Essa é uma visão correta de um programa, ou seja, juntar mais de um processo para economizar, fazer, comprar e entregar melhor.

Aproveite e não deixe de fazer o download do Comparativo entre Projetos, Programas e Portfólio por Ricardo Vargas para estudos!

Espero ter ajudado e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, fique a vontade para me enviar uma mensagem. Um abraço e bons estudos! #MyPMPchallenge

A velocidade com que as mudanças e comunicações acontecem no ambiente corporativo faz com que as organizações precisem cada vez mais otimizar seus processos e negócios, reduzir seus custos e levar ao público produtos e serviços inovadores, superando as expectativas de seus clientes.

Esta competitividade cada vez mais acirrada faz com que as empresas busquem o gerenciamento estratégico de projetos, programas e portfólios a fim de atingir os seus objetivos dentro do custo, prazo e qualidade esperados, garantindo que o portfólio de projetos gere benefícios que agreguem valor ao negócio, sem expor a organização a riscos desnecessário.

Mas afinal, você compreende bem o que são projetos, programas e portfólios?

O objetivo desse texto é nivelar os conhecimentos sobre projetos, programas e portfólios, três conceitos que estão interligados e precisam ser bem compreendidos por todos os integrantes das equipes de projetos:

Para a definição de projeto, recorremos ao PMBOK®, guia de extrema relevância na gestão de projetos, elaborado pelo Project Management Institute (PMI)®. No guia, projeto é definido como “esforço temporário empreendido para criar um novo produto, serviço e resultado exclusivo”.

Projetos são temporários: Os projetos possuem início e fim e o mesmo termina quando os objetivos definidos previamente nas etapas de iniciação e planejamento forem atingidos.

Projetos geram resultados exclusivos: Ele se torna exclusivo por apresentar resultados com caractísticas-chaves únicas, ou seja, que não haviam sido criados da mesma forma anteriormente.

Projetos são realizados por pessoas: O gerenciamento se refere à ação e ao efeito de conduzir pessoas (a equipe do projeto) a realizarem as atividades necessárias para que os objetivos do projeto sejam atingidos.

Um programa é um conjunto de projetos relacionados e gerenciados de forma integrada
Projetos são realizados por pessoas

Este mesmo guia define o gerenciamento de projetos como a “aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos”. Em sua sexta edição, o guia trás 49 processos que são didaticamente organizados em dez áreas de conhecimento (integração, escopo, cronograma, custo, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas).

Programas

Um programa é definido pelo PMBOK® como um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios estratégicos e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Os programas podem conter elementos de trabalho relacionado fora do escopo de projetos distintos no programa. Um projeto pode ou não fazer parte de um programa, mas um programa sempre terá projetos.

Os programas são um conjunto de projetos bem articulados, com uma ligação entre si e que visam objetivos e benefícios comuns. Os programas podem ser idealizados como um projeto mais complexo, desmembrado em outros menores ou por um agregado de projetos relacionados de certa forma, que irão gerar algum benefício comum. Para ficar mais fácil a compreensão, aqui vai um exemplo:

A Copa do Mundo no Brasil, em 2014, pode ser tratada como um exemplo de programa e tem como benefícios a geração, atração turistas estrangeiros e impactos econômicos. Para que se atinja estes benefícios do programa, há vários projetos como a construção e reforma dos estádios e estradas, ampliação do sistema de aeroportos, dentre outros. Todos estes projetos impactam diretamente nos benefícios do programa ‘Copa do Mundo’.

Portfólios

Um portfólio é composto por um agrupamento de projetos, programas e outras atividades que estejam totalmente alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. De acordo com o PMBOK®, o gerenciamento de portfólios se concentra em assegurar que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos, e seja consistente e alinhado com as estratégias organizacionais.

O gerenciamento de portfólio está ligado à análise estratégica e gerenciamento financeiro das diversas iniciativas presentes na empresa. É mais amplo que os outros dois conceitos e mais interligado aos tomadores de decisão da organização. Acopla também os projetos relacionados aos objetivos estratégicos da companhia.

Em muitos casos, não importa quais são os tipos de aplicação envolvidas, mas apenas que a carteira como um todo gere resultados positivos. O objetivo do gerenciamento de portfólios é ter visão estratégica dos projetos e contribuir para a maximização dos resultados com base nos recursos escassos, afinal, ninguém tem todos os recursos para todos os projetos e programas, o que significa que devemos priorizar os que trarão melhores resultados.

Um programa é um conjunto de projetos relacionados e gerenciados de forma integrada
Planejamento de elaboração de portfólio

Conclusão

Compreendendo bem cada um destes pontos iniciais no estudo de gerenciamento de projetos, a equipe estará mais integrada e alinhada com os objetivos da organização. E não é somente privilégio do gerente de projetos saber cada um destes itens. Todos devem estar cientes dos conceitos para um melhor rendimento no trabalho e entendimento de suas respectivas funções.

Mesmo compreendendo estas noções de gestão de projetos, dependendo do porte ou tamanho da empresa ou do projeto em questão, às vezes, a capacitação da equipe e a contratação de serviços de consultoria na área com profissionais especializados e focados na resolução dos problemas específicos dos projetos pode ser a melhor solução viável para que seus resultados sejam muito mais eficientes.

O que é um programa e um projeto?

“Um programa é definido como um grupo de projetos, subprogramas e atividades de programas relacionados, gerenciados de modo coordenado visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

O que é um programa de gestão de projetos?

O que é um Programa no Gerenciamento de Projetos? Um programa, no gerenciamento de projetos, é um conjunto de projetos que são dependentes uns dos outros e servem a um resultado comum. Onde, se esses projetos fossem executados separadamente, seu valor para a organização seria menor do que o obtido deles em conjunto.

O que são portfólio programas e projetos?

Projeto é um projeto com vc ja conheçe, programa é o agrupamento de vários projetos que tem interesses em comum e portfólio é o agrupamento de portfólios e projetos com interesses estratégicos para uma organização.

E o agrupamento de um conjunto de projetos ou programas?

Portfólio é o agrupamento de um conjunto de projetos ou programas e outras atividades identificáveis e correlatas, visando atender aos objetivos dos negócios estratégicos (CARVALHO JUNIOR, 2012, veja pág. 104).