Tem que ter uma caixa de areia para cada gato?

Blog > Animais de Estimação > Caixa de Areia para Gato: Guia Rápido para acertar na escolha e conselhos úteis (que deve ler!)

Existem diferentes tipos de caixa de areia para gato: saiba como escolher ao ler este artigo

Como escolher a caixa de areia perfeita para o seu gato sem errar

1. Tamanho da caixa de areia:

Para que o seu gato se sinta o mais confortável possível deve optar por uma caixa de areia que seja espaçosa para que o seu animal de estimação se mova à vontade.

Para isso, tenha em atenção o tamanho do seu gato: quanto maior for o animal de estimação, mais espaçosa terá que ser a caixa. É importante que o gato tenha espaço suficiente para esgravatar a areia.

2. Tipo da caixa de areia:

Pode escolher entre uma caixa aberta ou uma caixa fechada. De seguida iremos apresentar o que distingue ambas e quais as vantagens de cada uma.

Caixa de areia para gato aberta:

As caixas de areia abertas são uma ótima opção para os gatos, que se sentem mais à vontade do que numa caixa de areia fechada. 

Tem que ter uma caixa de areia para cada gato?

Com o avançar da idade os gatos começam a ter mais dificuldades de mobilidade. No caso dos gatos seniores, pode optar por uma caixa com as bordas mais baixas. O mesmo se aplica aos primeiros meses de vida do animal: a caixa de areia para um gato bebé deve ser mais baixa, facilitando assim a sua utilização.

Caixa de areia para gato fechada:

As caixas de areia fechadas têm a mais-valia de poderem ser transportadas e de evitarem que a areia fique espalhada. Apresentam mais vantagens para o tutor uma vez que permitem uma maior limpeza do espaço circundante.

Tem que ter uma caixa de areia para cada gato?
No entanto, alguns gatos podem sentir desconforto dentro de uma caixa de areia fechada. Este problema pode ser contornado se optar por uma caixa grande o suficiente para o tamanho do seu gato. Desta forma, o seu animal de estimação poderá entrar e sair com facilidade.

Conselhos úteis para que o seu gato utilize a caixa de areia 

1. Separada do local das refeições

É importante que o local escolhido seja longe das taças de comida e de água. Os gatos prezam a sua higiene pessoal e por isso preferem fazer as suas necessidades longe do local onde comem.

2. Acesso facilitado

A caixa de areia deve ficar num local de fácil acesso para que o gato possa entrar e sair à vontade.  

Além disso, é fundamental que o local escolhido seja bem arejado de modo a afastar os maus cheiros. 

Tem que ter uma caixa de areia para cada gato?
Uma boa solução para reduzir os maus cheiros é o uso de desodorizante próprio para areia de gatos

3. Longe do barulho

Na hora da decisão, opte por um local sossegado para colocar a caixa de areia para gato. Desta forma, o seu animal de estimação ficará mais relaxado e mais calmo no momento de fazer as necessidades.

Locais próximos a janelas ou que permitam ouvir o trânsito ou sons da rua muito altos, são de evitar.

Como limpar a caixa de areia para gato passo a passo de forma descomplicada

Recomenda-se que a caixa de areia seja limpa de forma regular, uma vez que os gatos têm dificuldades em utilizar uma caixa suja. Alguns chegam mesmo a fazer as suas necessidades fora da caixa, se a mesma estiver por limpar.

Os acessórios certos facilitam muito o processo de higienização de uma caixa de areia para gatos. Veja:

Pá para caixa de areia:

Em primeiro lugar, com a ajuda de uma pá própria para a caixa de areia, separe os blocos de areia sujos da areia limpa. 

A pá tem furos próprios que ajudam a separar os dejetos da areia limpa, sendo que quanto menor for a dimensão dos furos, maior será a capacidade para separar a areia suja da areia limpa.

Sacos higiénicos:

Os sacos higiénicos são ótimos aliados na limpeza da caixa de areia para gato. Podem ser colocados por baixo da areia e quando for a altura de trocar, basta retirar o saco pelas abas e fechá-lo. Depois, é voltar a encher a caixa com areia limpa.

Ainda que os sacos higiénicos possam ser uma boa ajuda, a caixa deve ser lavada e desinfetada todas as semanas com água e sabão neutro. 

Conheça os diferentes tipos de areia para a caixa do seu gato


Existem diferentes tipos de areia que pode utilizar, veja:

Tem que ter uma caixa de areia para cada gato?

  • Sílica: este tipo de areia de cor azul e branca é uma das mais eficazes no processo de absorção e de contenção de odores. Deve ser substituída logo que comece a ficar amarela.
  • Areia perfumada ou não perfumada: é considerada a mais económica, mas necessita de ser substituída mais vezes, uma vez que é pouco absorvente. Tenha em atenção que algumas areias perfumadas podem causar alergias ao seu gato.
  • Areia aglomerante ou Areia com bentonite: este tipo de areia aglomera a sujidade, o que facilita o processo de limpeza.
  • Areia ecológica: este tipo de areia é biodegradável e amiga do ambiente, uma vez que é feita de fibras recicladas. É uma areia duradoura e bastante absorvente.

Na Agriloja tem acesso a vários tipos de caixa de areia para gatos para que possa escolher a que mais se adequa às necessidades do seu animal de estimação.

Pode ainda encontrar acessórios que vão facilitar o processo de limpeza. Aconselhe-se com os nossos profissionais especializados e esclareça qualquer dúvida que tenha. Assim será mais fácil escolher a caixa de areia certa!

Ver caixas de areia para gato

Precisa de uma caixa de areia para cada gato?

É preciso ter uma caixa por pet mais um. Mesmo sabendo que dois gatos podem usar a mesma caixa de areia, a regra também vale para a dupla. Então, se você tem 2 gatos, deverá comprar três caixas de areia. Já se tiver 8 gatos, adquira 9 caixas de areia e assim por diante.

Quantas caixas de areia o gato precisa?

O primeiro cuidado que você precisa ter é com a quantidade de caixas. O correto é ter sempre uma para cada animal, mais uma extra. Assim, se você tem três gatinhos deve disponibilizar quatro caixinhas de areia, se possui quatro gatos precisa ter cinco caixas, e assim por diante.

Quantas caixas por gato?

O recomendado é que você tenha 1,5 caixa de areia para cada gato. Sendo assim, se tem um animal, providencie duas caixas higiênicas; se tem dois, cuide de deixar três caixas à disposição dos seus companheiros. Seguindo essa regrinha, não tem como errar.

Quanto tempo o gato pode ficar sem usar a caixa de areia?

O ideal é que a limpeza e a troca completa da caixa de areia sejam feitas quinzenalmente, principalmente se houver somente um bichano em casa. Porém, caso haja mais, saiba que essa manutenção deve ser feita mais vezes, o que pode diminuir o rendimento de um saco de 4 kg, por exemplo.