Segundo o CPC 26, o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui

Grátis

6 pág.

Segundo o CPC 26, o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

Questões objetivas 
1 - Conforme PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26 (R1), julgue as alternativas abaixo e, em seguida assinale a opção correta: 
1 - Para cada componente do patrimônio líquido, a entidade deve apresentar, ou na demonstração das mutações do patrimônio líquido ou nas notas explicativas, uma análise dos outros resultados abrangentes por item.
11 - O patrimônio líquido deve apresentar o capital social, as reservas de capital, os ajustes de avaliação patrimonial, as reservas de lucros, as ações ou quotas em tesouraria, os prejuízos acumulados, se legalmente admitidos os lucros acumulados e as demais contas exigidas pelos Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo CPC.
111 - A entidade não deve apresentar, na demonstração das mutações do patrimônio líquido ou nas notas explicativas, o montante de dividendos reconhecidos como distribuição aos proprietários durante o período e o respectivo montante dos dividendos por ação.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns): 
a) 1 e 11, apenas. 
b) 1, 11 e 111.
c) 1 apenas.
d) 11 e 111. apenas.
e) 11 apenas.
Resolução:
Item 1 – Certo. Segundo o CPC 26,
106A. Para cada componente do patrimônio líquido, a entidade deve apresentar, ou na demonstração das mutações do patrimônio líquido ou nas notas explicativas, uma análise dos outros resultados abrangentes por item.
Item II – Certo. Segundo o CPC 26,
106B. O patrimônio líquido deve apresentar o capital social, as reservas de capital, os ajustes de avaliação patrimonial, as reservas de lucros, as ações ou quotas em tesouraria, os prejuízos acumulados, se legalmente admitidos os lucros acumulados e as demais contas exigidas pelos Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo CPC.
Item III – Errada. Segundo o CPC 26,
107. A entidade deve apresentar na demonstração das mutações do patrimônio líquido, ou nas notas explicativas, o montante de dividendos reconhecidos como distribuição aos proprietários durante o período e o respectivo montante por ação.
Gabarito: a
2 - De acordo com o PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26 (R1), A demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui para cada componente do patrimônio líquido, a conciliação do saldo no início e no final do período, demonstrando-se separadamente (no mínimo) as mutações decorrentes:
a) do resultado líquido;
b) do total de itens dos outros resultados abrangentes;
c) do capital integralizado e reservas e outras contas atribuíveis aos proprietários da entidade.
d) de receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas;
e) de alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietários e distribuições a eles;
Resolução:
Segundo o CPC 26,
106. A entidade deve apresentar a demonstração das mutações do patrimônio líquido conforme A demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui as seguintes informações:
(d) para cada componente do patrimônio líquido, a conciliação do saldo no início e no final do período, demonstrando-se separadamente (no mínimo) as mutações decorrentes: (Alterada pela Revisão CPC 12)
(i) do resultado líquido; (ii) de cada item dos outros resultados abrangentes; e
(iii) de transações com os proprietários realizadas na condição de proprietário, demonstrando separadamente suas integralizações e as distribuições realizadas, bem como modificações nas participações em controladas que não implicaram perda do controle.
Informação a ser apresentada na demonstração das mutações do patrimônio líquido ou nas notas explicativas
Gabarito: A
3 - (FBC/Exame de Suficiência CFC/Técnico/2012.1 - ADAPTADA) Com relação ao conteúdo das Notas Explicativas, de acordo com a NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Notas Explicativas contêm informações adicionais em relação à apresentada nas demonstrações contábeis.
II. As Notas Explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nas demonstrações contábeis e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis. 
III. O conjunto completo de demonstrações contábeis exclui as Notas Explicativas.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns): 
a) I e II
b) I e II e III
c) II, apenas. 
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.
Resolução:
Item I – Certo. Segundo o CPC 26, as notas explicativas contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis. As notas explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.
Item II – Certo. Segundo o CPC 26, as notas explicativas contêm
informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis. As notas explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.
Item III – Errado. Segundo o CPC 26, o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
balanço patrimonial ao final do período; 
b1) demonstração do resultado do período; 
b2) demonstração do resultado abrangente do período; 
c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período; d) demonstração dos fluxos de caixa do período; 
e) notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas;
ea) informações comparativas com o período anterior; 
f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis. 
f1) demonstração do valor adicionado do período, conforme CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente.
Gabarito: a
Questões subjetivas 
- Quais são as contas que devem constar no Patrimônio Líquido?
Resolução, conforme cpc 26:
106B. O patrimônio líquido deve apresentar o capital social, as reservas de capital, os ajustes de avaliação patrimonial, as reservas de lucros, as ações ou quotas em tesouraria, os prejuízos acumulados, se legalmente admitidos os lucros acumulados e as demais contas exigidas pelos Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo CPC.
- que a informação sobre os fluxos de caixa são úteis aos usuários?
Resolução, conforme cpc 26:
111. A informação sobre fluxos de caixa proporciona aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa e as necessidades da entidade para utilizar esses fluxos de caixa. O Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa define os requisitos para a apresentação da demonstração dos fluxos de caixa e respectivas divulgações.
- Como a entidade deve considerar se sua política contábil deve ou não ser divulgada?
Resolução, conforme cpc 26:
Ao decidir se determinada política contábil deve ou não ser divulgada, a administração deve considerar se sua divulgação proporcionará aos usuários melhor compreensão da forma em que as transações, outros eventos e condições estão refletidos no desempenho e na posição financeira relatadas. Cada entidade deve considerar a natureza das suas operações e as políticas que os usuários das suas demonstrações contábeis esperam que sejam divulgadas para esse tipo de entidade. A divulgação de determinadas políticas contábeis é especialmente útil para os usuários quando essas políticas são selecionadas entre alternativas permitidas em Pronunciamento Técnico, Interpretação e Orientação Técnicas emitidos pelo CPC. Um exemplo é a divulgação se a entidade aplica o valor justo ou modelo de custo para suas propriedades de investimento (ver Pronunciamento Técnico CPC 28 – Propriedade para Investimento). Alguns

Página12

Qual o conjunto completo de demonstrações contábeis conforme o CPC 26 e?

CONJUNTO COMPLETO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Balanço Patrimonial do início do período mais antigo; Demonstração do resultado do exercício (DRE); Balanço Patrimonial do final do período; Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);

Quais são as demonstrações contábeis CPC 26?

Dessa forma, as demonstrações contábeis obrigatórias para as entidades sem fins lucrativos são as seguintes: a) balanço patrimonial; b) demonstração do resultado; c) demonstração do superávit ou déficit do exercício; d) demonstração das mutações do patrimônio líquido.

O que inclui o conjunto completo das demonstrações contábeis?

O conjunto completo de Demonstrações Contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de resultado abrangente ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do ...

Quais as demonstrações contábeis previstas na NBC TG 26?

As Demonstrações Contábeis que devem ser elaboradas pelas entidades sem finalidade de lucros são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Período, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Notas Explicativas, conforme previsto na NBC TG 26 (R5) ou na Seção 3 da NBC TG ...