São características naturais da América Central?

Índice

Introdução

América Central é um subcontinente da América. Trata-se de um istmo que une a América do Norte a América do Sul e também de ilhas ao longo do Oceano Pacífico e Mar do Caribe, congregando vinte países.

A América Central tem seu limite determinado ao norte pelo México e ao Sul pela fronteira com a Colômbia, a leste pelo Oceano Atlântico e a oeste pelo Oceano Pacífico.

Geograficamente a América Central é considerada um subcontinente pois está situada na placa tectônica caribeana e, por conta disso, não foi considerada como sendo parte da América do Norte.

São características naturais da América Central?

América Central.

História e Colonização

A América Central, especificamente na região onde hoje está situada a Guatemala, era habitada pelos maias, povo que por volta de 200 d.C já havia desenvolvido uma organização social bem desenvolvida. 

A civilização Maia desenvolveu também calendário, escrita hieroglífica e um sistema médico e científico bastante desenvolvido para a época. Por volta de 850 d.C, bem antes da chegada dos colonizadores espanhóis, a civilização tinha chegado ao fim.

colonização da América Central data do início do século XVI, com a dominação das colônias Hispaniola e de Cuba. Posteriormente, a Capitania Geral da Guatemala foi dominada e a região passou a fazer parte do Vice-Reino da Nova Espanha, sob o comando do vice-rei, que comandava as colônia da Cidade do México. 

Os ingleses colonizaram também algumas regiões: Jamaica, Barbados, Belize e Guiana, houve também a colonização de áreas pelos franceses belgas.

independência dos países ocorreu através de revoltas e rebeliões, sendo as vitoriosas ocorridas entre 1817 e 1824. Entre 1838 e 1903, vários países da América Central declararam sua independência, sendo o Panamá, o último deles, em 1903.

No Haiti, colônia francesa, a luta pela independência foi comandada por escravos, que lutavam também pelo fim da escravidão. A luta foi inspirada nos ideais de igualdade e liberdade da Revolução Francesa. Os negros lutavam, além da independência, pela igualdade de direitos com os brancos. 

A abolição da escravidão em todas as colônias francesas, incluindo o Haiti, aconteceu em 1794 e em 1804 o país tornou-se independente. O Haiti foi o único país das Américas a conquistar sua independência a partir da luta de escravos.

Templo Maia

Economia

A economia da América Central é basicamente agrícola, com o plantio de produtos, no geral, que são matérias-primas para exportação. Os principais itens cultivados e exportados são: café, banana, cacau, tabaco, algodão e cana-de-açúcar.

A economia de boa parte dos países, principalmente das ilhas do Mar do Caribe, também se baseia no turismo. Grandes resorts e redes hoteleiras estrangeiras recebem todos os anos um grande número de turistas, o que estimula, de certa forma, a economia e a circulação de dinheiro.

Clima, Vegetação e Relevo

O subcontinente apresenta três zonas climáticas distintas. A primeira delas é denominada “terra quente”, presente nas regiões a nível do mar e nas com altitude até 910 m. A segunda é a “terra temperada”, encontrada em áreas de 915 a 1830m. Por último, a “terra fria”, em áreas de até 3.050m.

Na América Central são encontradas vegetações semelhantes às da América do Norte e da América do Sul. Na costa e nas baixas altitudes são encontradas florestas e matas tropicais e nas regiões mais altas e frias a região é semelhante a da América do Norte, com florestas de pinheiros e carvalhos.

relevo da América Central é em sua maioria montanhoso, essa é a região do mundo com um dos maiores números de vulcões em em atividade. O sistema de plantio nas áreas montanhosas foi desenvolvido no decorrer dos séculos V, VI, VII e VIII pelos nativos da região e atualmente ainda auxilia no plantio dos produtos voltados para a exportação.

Exercício de fixação

Quero Bolsa

Analise as alternativas sobre a América Central e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

I - Entre as três subdivisões do continente americano (América do Sul, América Central e América do Norte) a América Central é a que possui a maior extensão territorial.

II - A economia da América Central baseia-se na atividade agrícola e no turismo.

III - O território da América Central é dividido em América Central Continental e América Central Insular.

IV - O Haiti é o país centro-americano que possui os mais elevados padrões socioeconômicos, apresentando o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa porção do continente americano.

V - A América Central é mais povoada que a América do Sul e a América do Norte.

A V-F-V-F-V

B F-V-F-V-F

C F-F-F-F-V

D F-V-V-F-V

E V-V-F-F-F

Quais são as características naturais da América?

Os aspectos naturais do continente americano caracterizam-se pela ampla diversidade provocada pelas variações de latitude e pelo tectonismo ativo em algumas áreas. O continente americano apresenta uma larga extensão territorial no sentido norte-sul, ou seja, possui uma grande variação em suas latitudes.

Quais são os recursos naturais da América Central?

Na América Central encontramos grandes depósitos de petróleo e gás, assim como de prata e ouro. Portanto, ainda hoje a região produz ouro e prata, bem como zinco, chumbo e alguns metais não-ferrosos.

Quais são as características da vegetação da América Central?

Na América Central são encontradas vegetações semelhantes às da América do Norte e da América do Sul. Na costa e nas baixas altitudes são encontradas florestas e matas tropicais e nas regiões mais altas e frias a região é semelhante a da América do Norte, com florestas de pinheiros e carvalhos.

Quais são as principais características Histórico

Assim como na América do Sul, a religião é um importante fator na cultura da América Central. Religiões cristãs são predominantes, como o catolicismo e o protestantismo. Contudo, religiões de matriz africana e de povos nativos americanos também são muito praticadas na região, como o rastafári, típico da Jamaica.