Quem é o cedente

Índice

  • O que é fluxo de caixa?
  • Tipos de fluxo de caixa
  • Como fazer um fluxo de caixa
  • Antecipação de recebíveis no fluxo de caixa

Existem várias formas de pagamento, podendo ser por crédito, débito, dinheiro, cheque e boleto. Segundo a FEBRABAN, no Brasil se utiliza muito o boleto por conta de seus benefícios. 

Porém, mesmo sendo uma forma de pagamento muito comum, ainda existem muitas dúvidas sobre alguns termos que a compõem, como por exemplo o sacado e o cedente. Nesse texto iremos saber mais sobre ela.

O sacado e cedente são importantes em diversos pontos do mercado financeiro, seja você pessoa física ou pessoa jurídica. Agora entenderemos sobre cada um separadamente:

Sacado

O sacado, também conhecido por pagador, é basicamente quem irá fazer o pagamento  da 

conta ou boleto. Basicamente, o sacado pode ser desde uma pessoa física até uma jurídica.

Cedente

Já o cedente ou beneficiário é quem receberá o pagamento feito pelo sacado. E assim como ele, pode ser pessoa jurídica ou física. Pois ambas podem emitir boletos para pagamento. 

A identificação do boleto é feita com o nome da pessoa ou empresa que está recebendo o pagamento e não pela pessoa que emitiu o boleto, exceto se a  instituição também for a cedente ou beneficiária do pagamento.

Qual a diferença entre sacado e cedente?

Agora que já sabe o que cada um significa, é possível entender a diferença entre eles. Para isso é preciso saber o lado de cada um na transação, o sacado é o devedor e o cedente o credor.

Para que fique bem claro o papel de cada um, vamos dar um exemplo: uma empresa (PJ), contrata um marketplace de antecipação de recebíveis para antecipar suas notas fiscais e cartões de crédito, eles terão que pagar pelo serviço oferecido. Nesse caso a empresa é o sacado e o cedente é o marketplace.

Sacado, cedente e os bancos

As instituições bancárias estão ligadas as transações de sacado e cedente, uma vez que são elas que fazem a cobrança, cálculo de juros, multa e tudo que envolve o pagamento por boleto bancário. 

Após o pagamento ser feito, o banco recebe e transfere o valor para a conta do beneficiário. Porém, o cedente só pode fazer a emissão do boleto pelo banco se ele tiver uma conta aberta no mesmo.

Além disso, o cedente consegue antecipar o recebível do seu sacado, graças a  nova Resolução nº 4.734/2019 junto com a Circular Bacen nº 3.952/2019, que permite a antecipação de recebíveis de cartão de crédito, com ela é possível adiantar seus recebimentos pelas vendas realizadas no cartão, a vista ou parcelada.

Com  o Antecipag é possível antecipar o pagamento de seus recebimentos, com as menores taxas do mercado, nele é possível antecipar de forma totalmente digital, equilibrando assim seu fluxo de caixa! Entre em contato conosco e agilize seus recebimentos!

Índice

  • O que é fluxo de caixa?
  • Tipos de fluxo de caixa
  • Como fazer um fluxo de caixa
  • Antecipação de recebíveis no fluxo de caixa

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Os termos sacado e cedente estão presentes em diversos pontos da vida financeira das pessoas, mas poucos sabem o que são eles. Entenda a sua importância neste conteúdo!

Existem alguns termos no mercado financeiro que ainda são distintos para as pessoas, como sacado e cedente. É importante que elas saibam qual a forma de pagamento que liga essas figuras tão presentes e citadas dentro do setor.

De fato, ele passa a ser um ponto importante para entender diversas coisas relacionadas ao mercado financeiro de modo geral. Em diversos conteúdos falamos sobre esses termos, mas nunca citamos, com algumas explicações, o que eles são.

A Cashforce mostra de maneira simples e direta o que é sacado e cedente e como ele se aplica no mercado. Desde a venda ou prestação de serviços, ele se encontra presente em diversas transações financeiras, é importante saber como ele funciona.

Sacado e cedente: o que são esses termos?

Na venda de produtos ou prestação de serviços, o pagamento pode ser feito através de diversos meios. Dentre eles, existem os cartões de crédito e débito, cheque, boleto bancário ou dinheiro em espécie.

Das opções mostradas acima, é importante destacar que o boleto bancário é uma das opções mais comuns e populares do Brasil.

É comum que as pessoas tenham dúvidas e não saibam identificar quem é o sacado e quem é o cedente. Justamente por esse motivo, criamos um artigo que visa sanar todas as dúvidas em relação a este ponto.

Por definição, os boletos bancários são títulos que podem ser pagos em qualquer estabelecimento conveniado ou financeira. Ou seja, ele pode ser pago em bancos, via internet bankings, casas lotéricas e correspondentes bancários.

Quem é o cedente

Segundo o levantamento do E-commerce Brasil com o SEBRAE, cerca de 75% dos consumidores optam pelo boleto bancário como opção de pagamento. Isso devido as taxas cobradas por esse tipo de transação serem mais baixas e a sua facilidade na emissão.

Dados do FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) revelam que os boletos gerados anualmente chegam ao número de 3,6 bilhões.

Porém, mesmo sendo um pagamento comum, existem duas diferenças importantes que envolvem os boletos, o sacado e o cedente.

O que é sacado?

De forma prática, o sacado – também pode ser chamado de pagador – é quem paga o boleto. Ou seja, o sacado pode ser uma instituição financeira, cliente ou consumidor. Qualquer pessoa jurídica ou física.

O que é cedente?

O cedente – também chamado de beneficiário do boleto – é quem receberá os recursos referente a prestação de serviços ou venda. Ou seja, quem receberá o valor estabelecido após o pagamento do boleto.

Assim como o sacado, o cedente pode ser tanto pessoa jurídica quanto pessoa física. Ambas podem fazer a emissão de boletos para pagamentos relativos à comercialização ou prestação de serviços.

Entenda a diferença entre sacado e cedente

Após o significado de cada um, fica mais fácil entender a diferença entre sacado e cedente. Enquanto o primeiro é a empresa ou pessoa que deverá realizar o pagamento, o segundo é o emitente.

Dessa forma, para diferenciar o sacado e cedente é necessário saber qual o lado de cada um na transação comercial. Sendo sacado o devedor e cedente o credor.

Para que fique melhor o entendimento na prática, vamos apresentar duas hipóteses de situações entre sacado e cedente.

Uma empresa de cosméticos apresenta todos os seus produtos em um site e aceita somente pagamento apenas por boleto bancário. Portanto, para adquirir produtos nessa loja, o cliente deve escolher os itens e adicionar ao carrinho online, realizar a compra e imprimir o boleto para pagamento.

Neste caso citado acima, o sacado é o cliente que deseja fazer a compra de cosméticos com o boleto bancário e o cedente é a empresa de cosméticos.

Em outro exemplo, temos uma startup que presta serviços de manutenção de ar condicionado e trabalha com a modalidade de assinatura mensal. Ela auxilia na organização da empresa quando falamos de fluxo de caixa e gestão empresarial.

O gerente financeiro da empresa contratante, terá que efetuar o pagamento mensal, através de um boleto bancário para a empresa de manutenção de ar condicionado. Esta é uma relação B2B, onde a transação é feita de empresa para empresa.

Neste caso, o sacado é a empresa que contratou os serviços mensais e o cedente é a  startup que executa o serviço.

Quem é o cedente

Qual é o papel dos bancos com o sacado e cedente?

As instituições financeiras têm bastante responsabilidades nas transações de sacado e cedente. São elas que executam a cobrança e toda a parte burocrática como cálculo de juros, multa e demais encargos relacionados ao pagamento do boleto.

Depois que o pagamento é realizado, o banco recebe o valor e transfere diretamente para a conta bancária do cedente. Em grande parte dos casos, o beneficiário só pode fazer a emissão de boletos pelo banco caso ele tenha uma conta aberta na instituição.

O sacado e cedente é importante em diversos pontos do mercado financeiro, seja você pessoa física ou pessoa jurídica. 

Assim como a Cashforce, que através do Supply Chain Finance estamos presentes em diversas ramificações do mercado, para ajudar as empresas a crescer.

Clique aqui e veja mais conteúdos relacionados ao mercado financeiro. De uma maneira simples e objetiva, tiramos dúvidas e ajudamos a sua empresa a estar sempre no caminho certo para um futuro próspero.


Quem é o cedente e quem é o sacado?

No boleto emitido para o pagamento da dívida, a indústria será o sacado, ou seja, o pagador. Enquanto isso, a mineradora será o cedente, ou seja, o beneficiário. E a instituição financeira, emissora do boleto, será o intermediário.

Quem é o cedente de um título?

Cedente Cliente que entrega os títulos ao Banco para serem cobrados. Banco Cedente Banco que detém os títulos do Cedente que serão cobrados.

Como saber quem é o cedente do boleto?

Cedente: é o indivíduo cujo recebe o pagamento a ser efetuado por boleto, ou seja, no momento em que a quantia for cobrada a pessoa recebe o dinheiro em sua conta, podendo esta ser pessoa física ou jurídica. Sacado: é claramente aquele que efetua o pagamento do valor constante no boleto.

O que é assinatura do cedente?

Simples. Nesse caso, você é o sacado, aquela pessoa que vai pagar o boleto e a empresa de TV por assinatura é o cedente, aquele que receberá o pagamento do boleto.