Quanto tempo o pelo demora para crescer depois da depilação lâmina?

Vamos combinar: a rotina da depilação é um tédio. Ou você sofre as dores da cera, gasta uma fortuna com laser ou vira refém da lâmina. Não à toa, algumas mulheres estão entrando na onda da beleza natural. A blogueira fitness Morgan Mikenas passou um ano inteirinho deixando seus pelos crescerem. E declarou: “Eu não estou tentando fazer toda a humanidade parar de raspar suas axilas e pernas. Eu só quero inspirar as pessoas a fazerem o que quiserem, o que as faz se sentir mais confortáveis”.

Empoderamento à parte, já parou para pensar o que acontece fisiologicamente com os pelos? Que eles voltam a crescer, isso já sabemos. Mas há algumas outras características que devemos levar em conta. Quem nos explica é a dermatologista Denise Steiner, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp.

O que acontece quando você para de se depilar? (Foto: Iago Francisco) — Foto: Glamour


Quando você para de se depilar, a rigor, não acontece nada de diferente. Em relação ao crescimento do pelo, todavia, vai depender de que tipo de depilação foi feita. Por exemplo, quando você para de usar a lâmina, o pelo volta a crescer normalmente. “Em geral, depilação com lâmina, aparelhos elétricos e cremes depilatórios não chegam a mudar a característica do pelo”, comenta Denise.

Ilustração da artista paquistanesa Ayqa Khan (Foto: Reprodução) — Foto: Glamour

Agora, se você faz depilação com cera há muito tempo, pode ser que os pelos fiquem mais finos. “A cera pode interferir na espessura do pelo, mas se deixar crescer novamente, em geral, ele também acaba voltando ao normal.” Quanto à depilação a laser, o procedimento pode destruir totalmente alguns pelos, mas alguns podem sobrar e voltar a crescer. “A depilação considerada definitiva, aquela na qual a luz do laser agride a raiz do pelo, pode destruir parcial ou totalmente aquele fio. Então ele pode voltar mais fraco ou desaparecer”, explica.

O que acontece quando você para de se depilar? (Foto: Iago Francisco) — Foto: Glamour


Segundo a dermato, o comprimento do pelo depende de cada pessoa e também do local do corpo. Para ter uma ideia, no couro cabeludo o crescimento do fio de cabelo pode durar de 2 a 8 anos. “Então se a pessoa tem um ciclo de vida do cabelo de dois anos, ele vai atingir um comprimento menor do que se ela tivesse um ciclo de vida do pelo de oito anos". Em média, o crescimento no couro cabeludo é de quatro anos. Mas, o tempo é bem diferente nas áreas que costumamos depilar. Nas pernas e nas axilas, o crescimento é de, normalmente, oito a 12 meses. “O pelo vai crescer e permanecer nesse tamanho até 12 meses – depois ele cai e nasce outro no lugar.”

Ilustração da artista paquistanesa Ayqa Khan (Foto: Reprodução) — Foto: Glamour


Denise explica que existe o ciclo do pelo, que inclui o nascimento, o crescimento e a queda. “No corpo, o pelo nunca vai crescer indefinidamente, e sim relacionado ao tempo da fase de crescimento dessa região.”

O que acontece quando você para de se depilar? (Foto: Iago Francisco) — Foto: Glamour

Deixar os pelos crescer não é anti-higiênico como muitos podem pensar. No entanto, com os pelos mais compridos, nosso corpo passa a reter mais calor, umidade e secreções. Por isso mesmo, devemos dar um pouco mais de atenção para manter as áreas limpas. Isso porque com mais pelos haverá mais facilidade de infecções, além de odores mais fortes.

+ 10 marcas "neo verdes" para limpar sua rotina de beleza
+ 7 dicas para melhorar a saúde da pele segundo a ayurveda
+ 4 hábitos que podem causar câncer de pele (e você não sabia)

“O organismo funciona como um todo, não é uma questão especificadamente da pele ou da área que tem os pelos”, comenta. Mas o que acontece é que se o pelo tiver maior em comprimento, ele retém mais líquido, secreção, e a chance de uma infecção (se não houver higiene) é maior.

O que acontece quando você para de se depilar? (Foto: Iago Francisco) — Foto: Glamour

Quem sofre ou sofreu com alguma inflamação e decide não se depilar mais, vai ver sua pele ficar mais saudável, principalmente aqueles que tiverem pseudofoliculite (avermelhamento na área onde sai o pelo). Mas, no geral, uma depilação feita de maneira adequada não causa grandes problemas e não há um comprometimento da pele muito agressivo, segundo a dermato.

Curte o conteúdo da Glamour? Ele também está no Globo Mais, o app que é muito mais do que uma banca. Nele você tem acesso a um conteúdo exclusivo em tempo real e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

Na depilação a laser quanto tempo demora para cair os pelos? A resposta é uma média entre 10 e 15 dias após sessão. E vão influenciar fatores biológicos e o tempo do ciclo de crescimento dos pelos. Veja essas e outras curiosidades sobre a depilação usando o laser de diodo. 

Se você já realizou a depilação a laser e está ansioso para ver o resultado, melhor mesmo é tirar todas as suas dúvidas com a clínica e saber como funciona para o tipo de laser que ela usa. 

E por falar em tipo de laser, algumas curiosidades podem valer a pena para quem está pesquisando e querendo investir em depilação definitiva. 

Para te ajudar, selecionamos as características do laser mais moderno no Brasil: o laser de diodo conduzido em fibra ótica

Veja 10 curiosidades que vão pesar na sua decisão! 

#1 Não precisar deixar os pelos crescerem para usar o laser de diodo 

Se você não consegue nem imaginar em deixar os pelos crescerem um pouquinho, especialmente nas axilas, então a notícia não poderia ser melhor! 

Para alguns tipos de lasers é recomendado que você use a lâmina cerca de 3 dias antes da sessão. 

E nem vamos falar em depilação com cera, né? 

A Laser Fast, especialista no laser de diodo em fibra ótica, orienta o uso da lâmina no mesmo dia do tratamento ou no máximo um dia antes. 

Ponto para o laser mais moderno!

#2 A ponteira do laser de diodo é resfriada

Este laser é inovador não só porque foi desenvolvido com laser em fibra ótica, mas especialmente pelo seu sistema de resfriamento. 

Que nada mais é do que o resfriamento da ponteira onde o laser é disparado.

Esse resfriamento é conduzido por um material nobre e revestido em safira que age como uma camada de proteção da pele. 

Quanto tempo o pelo demora para crescer depois da depilação lâmina?

A experiência que antes era dolorosa, hoje, com esse tipo de laser de diodo, a depilação a laser não dói mais como antes. 

Como este tipo de laser consegue chegar na raiz dos pelos, onde tem alta concentração de melanina, não é necessário que você deixe os pelos crescerem um pouco. 

Os efeitos da primeira sessão pode variar de pessoa para pessoa.

Mas geralmente os pelos perdem força e caem naturalmente cerca de 10 a 15 dias após a sessão.

Quanto à irritação tudo vai depender do tipo de pele. 

Há pessoas que não ficam com nenhum tipo de agressão e outras que ficam com vermelhidão que desaparece horas depois.

#4 Baixíssimo risco de queimaduras e manchas 

Os protocolos da Laser Fast, por exemplo,  são de rápida aplicação, mínimo desconforto e elevada eficácia.

Como o feixe de energia é concentrado, profundo e intenso, ele alcança diretamente a raiz dos pelos, mas sem atingir diretamente a pele ao redor. 

Assim os riscos de manchas ou queimaduras são praticamente inexistentes.

Todos os cuidados pré e pós tratamentos são passados por nossos profissionais, inclusive sobre a recomendação de exposição sol. 

Informações essenciais para um excelente resultado sem qualquer variação na tonalidade da pele.

#5 Resultado definitivo com 10 sessões

Às vezes, a gente ouve tanto sobre depilação definitiva com laser que acaba achando que todas são iguais. 

Existem pelo menos 3 tipos de laser mais famosos, o de Diodo, o Alexandrite e o Soprano. 

E todos eles possuem diferenças fundamentais.

A depilação definitiva com diodo em fibra ótica é o que há de mais novo na tecnologia de remoção dos pelos, eu vou explicar pra vocês como ela funciona. 

Funciona assim: 

A cada sessão de laser é possível atingir uma quantidade de pelos, até que todos eles tenham sido eliminados pelo procedimento. 

Na primeira sessão, os resultados começam a aparecer.

O resultado final e definitivo se dá de 6 a 10 sessões com o laser de diodo da Laser Fast.

#6 Resultados a partir da primeira sessão 

Mas, sabe o que mais surpreende na verdade?

A primeira sessão é o que pode trazer o maior impacto na quantidade de pelos que param de crescer. 

Isso por que o equipamento age na fase de crescimento do pelo.

E “matando” as células que produzem pelos. 

Mas, então, por que várias sessões? Explicamos o porquê.  

Como os pelos só são destruídos em sua fase de crescimento, e nem todos os pelos estão crescendo ao mesmo tempo,  a cada sessão de laser é possível atingir uma quantidade de pelos. 

Até que todos eles tenham sido eliminados ao longo das sessões. 

#7 Pode ser usado em qualquer tom de pele

Os equipamentos de depilação a laser são desenvolvidos com uma tecnologia que funciona através da atração da melanina.

A melanina nada mais é do que uma proteína presente em nosso organismo responsável por dar cor.

Em outras palavras, é o pigmento que vai determinar a tonalidade da nossa pele. 

Para as peles em tons claros, pouca melanina.

Para as peles em tons mais escuros, mais melanina presente. 

E o que ela tem a ver com pelos? Tudo! 

Ela também é a proteína que dá a cor dos nossos cabelos e pelos. 

Então, imagine só, se a depilação a laser funciona disparando o feixe de energia do laser quando atraído pela melanina, o que ele pode causar à pele com grandes quantidades desta proteína.

Ou então, como ele pode distinguir o pelo da pele? 

Pois é, por essa razão é muito importante que a escolha do tipo de laser seja com a  tecnologia correta.

Ou seja, que  atenda às peles morenas e negras sem riscos de manchas ou queimaduras.

Mais um ponto para a tecnologia doLaser de Diodo em fibra ótica, ele atende qualquer tom de pele com muito mais segurança. 

#8 Laser de diodo trata foliculites

A decisão de fazer depilação a laser para tratar foliculites constantes é libertadora e resolve o problema, literalmente, pela raiz. 

Além de “matar” as células que produzem pelos, o tratamento trata diretamente a foliculite.

E clareia a pele nas regiões mais afetadas pelo uso constante da lâmina como as axilas e a virilha.

Nunca mais você que sofre com bolinhas vermelhas inflamadas vai precisar pensar em como resolver a ardência na pele. 

Após o tempo que demora cair os pelos, não há mais condições para foliculites decorrentes da depilação. 

Veja a matéria completa: Tudo Sobre Depilação A Laser E Foliculites: A Solução Perfeita

#9 Pode ser usado para tirar a barba a laser 

Atende o homem de barba muito falhada, os homens que precisam fazer a barba diariamente e os homens que sonham em não precisar fazer a barba mais. 

Me diz, você gostaria de não precisar fazer mais a barba? 

Não faz seu estilo ter barba? Resolva definitivamente. 

Fique livre de lâminas e da rotina de precisar raspar a barba.

Seu rosto vai ficar livre de irritações, com a pele mais clara e sem manchas. 

Cada sessão pode demorar em média 20 minutos a depender da área a ser tratada. 

Dica extra: Tirar Barba A Laser: 5 Estilos Para Se Inspirar

#10 Laser de Diodo em mais de 50 áreas do corpo 

E por falar em barba, a depilação a laser lá na Laser Fast vai além das tradição axila, virilha e perna. 

Você pode depilar várias áreas do corpo onde o excesso de pelos te incomoda, inclusive em outras áreas do rosto! 

E com a depilação a laser quanto tempo demora cair os pelos da barba? O mesmo do que o resto do corpo!

Pode colocar na lista regiões como costas, braços, buço, peito, barriga, etc.

Aliás, olha aqui um conteúdo especial: Como Funciona A Depilação A Laser Nas Axilas, Virilha e Pernas [Guia Completo]

São mais de 50 áreas do corpo que o Laser de Diodo em fibra ótica pode ser usado. 

Perfeito para quem decidiu levar um vida de pele lisinha e sem pelos. 

Quanto tempo o pelo demora para crescer depois da depilação lâmina?

Quanto tempo demora para os pelos crescerem depois da depilação com Gillete?

Toda depilação realizada com a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pêlos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente.

Quanto tempo dura a depilação com lâmina?

Apesar da depilação com lâmina não durar tanto tempo como a depilação com cera fria ou quente, ela continua a ser usada, pois não é dolorosa, é rápida e remove os pêlos durante cerca de 3 a 5 dias.

Qual depilação demora mais para crescer?

Como a depilação remova apenas uma parte do pelo, outros métodos de remoção de pelos impedem o crescimento por períodos de tempo maiores. Por exemplo, a depilação com cera remove o pelo pela raiz, o que pode resultar em mais tempo para o crescimento dos pelos acima da superfície da pele.

Quantos dias pro pelo Crescer para depilar?

Falando em dias, o mais indicado é que a cliente espere cerca de 3 semanas a 1 mês para realizar uma nova depilação com cera. Porém, quando recorrida a métodos que eliminam o pelo apenas superficialmente, como a lâmina e o creme depilatório, esse prazo passa para cerca de cinco dias.