Quando começa o calor 2022

A primavera está prevista para começar nesta quinta-feira (22) em todo hemisfério Sul, a partir das 22h04min. Em Santa Catarina, a época de transição entre o inverno e o verão é marcada pelo aumento das chuvas e das temperaturas. 

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Este ano, a região sofre também influência do fenômeno La Niña, que é caracterizado pela diminuição da temperatura das águas da região central do Oceano Pacífico. Como consequência, SC tem mais riscos de eventos extremos, como chuva forte em intervalos curtos de tempo, temporais com raios, granizo e ventania, segundo a Epagri/Ciram. Neste período do ano, o La Niña também causa uma diminuição dos volumes de chuva. 

O início da primavera terá temperaturas amenas, como resultado da presença do vento sul e ainda de massas de ar frio na região de SC. Episódios de geada ainda podem ocorrer na Serra Catarinense. A expectativa para o próximo trimestre, porém, é que a estação seja mais quente que nos outros anos. Segundo a previsão a temperatura deve se manter próxima ou acima da média. 

— É uma estação que começa ter a diminuição das massas de ar frio do inverno. Isso não quer dizer que não tenhamos, mas a frequência vai diminuindo muito. Acaba que o frio começa a ficar mais presente apenas entre as noites e o início das manhãs. Devido a isso, muitas vezes aparecem os nevoeiros, especialmente nas áreas próximas dos corpos d'água. O vento aparece um pouco mais justamente porque temos ainda algumas massas de ar frio só que com aproximação de ar quente. A diferença de temperatura ajuda a trazer vento — explica o metereologista Leandro Puchalski.

Mudanças climáticas: como será a vida nos próximos 30 anos, segundo a ONU

O volume das chuvas deve aumentar em todas as regiões, principalmete em outubro, mas ainda assim se manter abaixo ou muito próximo da média climatológica para a época, quando comparada aos outros anos. 

Para os próximos três meses, a previsão da Epagri aponta uma expectativa de chuvas mais frequentes e com totais a cima da média na região Leste do Estado devido à circulação marítima. Já nas regiões do Extremo Oeste até o Planalto de SC, a chuva deve ser mal distribuída e com volume menor que a média, devido à influência do La Niña. Por causa da má distribuição, algumas regiões ainda têm risco de sofrer com a estiagem.

Geada no verão é normal, mas não é frequente; entenda

No Oeste e Meio-Oeste de SC, o volume de chuvas durante a primavera varia entre 150mm a 210mm em setembro, podendo chegar a 280mm em outubro. As chuvas voltam a reduzir de volume em novembro. Já nas demais regiões, os totais de chuva devem variar entre 110mm e 180mm.

Em outubro, o tempo na região Sul do Brasil sofrerá também influência da chegada de massas de ar quentes, que tornam os noveiros e ciclones extratopicais mais frequentes. Esses fenômenos podem casuar ventos mais intensos e favorecer condições de mar alterado, com ondas maiores. 

SC tem alerta de frio intenso e pode registrar 0ºC nos primeiros dias da primavera

Relembre as nevascas histórias em SC e os recordes de frio no vídeo

Leia também

Os sustos, comemorações e arrancadas pós-pesquisa Ipec

Ipec coloca eleições para governo de SC nas mãos de Bolsonaro

Vítimas de sequestro trabalham em banco de Blumenau; polícia procura 3 suspeitos

  • DCI
  • DCI Mais
  • Notícias
  • Quando começa o outono 2022? Veja previsão

No outono, as temperaturas começam a cair e as chuvas diminuem em algumas regiões

Publicado em 27 de fevereiro de 2022 - 05:21 Atualizado em 19 de julho de 2022 - 23:15

Quando começa o calor 2022
Foto:Pixabay/reprodução

A estação mais quente do ano, marcada por excesso de chuva em algumas regiões do país e altas temperaturas e estiagem em outras, está quase chegando ao fim. O verão começou no dia 21 dezembro de 2021 e a principal característica da estação foi o fenômeno La Niña, que deve seguir até meados de maio. Saiba quando começa o outono 2022.

Quando começa o outono 2022

O outono de 2022 vai começar no dia 20 de março, domingo, às 12h33. A estação dura três meses e, portanto, vai até o dia 21 de junho, quando chega o inverno no hemisfério sul. Neste período, o clima quente e úmido e a chuva começam a diminuir. O céu fica mais azul e a temperatura fica mais baixa.

As estações meteorológicas consistem em dividir as estações em quatro períodos de três meses cada. Essas estações são divididas para coincidir com nosso calendário gregoriano, tornando mais fácil para a observação e previsão meteorológica comparar estatísticas sazonais e mensais.

As estações são definidas como primavera (setembro, outubro, novembro), verão (dezembro, janeiro e fevereiro), outono (março, abril, maio) e inverno (junho, julho, agosto).

Estações do ano em 2022

Outono: 20 de março de 2022, às 12h33.
Inverno: 21 de junho de 2022, às 06h24.
Primavera: 22 de setembro de 2022, às 22h04.
Verão: 21 de dezembro de 2022, às 18h48.

Aproveite e siga o DCI no Google News e acompanhe as últimas notícias do Brasil e do Mundo.

Como será o outono de 2022?

De acordo com previsões meteorológicas da Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), o La Niña deve seguir até maio pegando, portanto, uma parte do outono. O fenômeno já começou a perder forças e, por isso, sua influência na próxima estação deve ser mais amena que no verão. A partir de maio, até o fim da estação, o fenômeno retorna à fase neutra, segundo a previsão.

Além disso, de acordo com o Climatempo, o frio deve chegar um pouco mais cedo este ano, já durante o outono em várias regiões do Brasil. As temperaturas, no entanto, ficarão próximas da média em todo o país, com predomínio de calor no Norte e Nordeste e queda de temperaturas na parte sul do continente.

No outono, o ar fica mais seco, as chuvas diminuem mas há mais ocorrência de ventos. Durante a estação pode ocorrer o “veranico”, que tem características parecidas com as do verão e dura apenas alguns dias.

No Brasil, as características do outono são bastante variadas. Em parte da região Sudeste e no Sul do país, elas são mais perceptíveis. Já na área Norte/Nordeste, o tempo costuma ser mais quente, com temperaturas entre 22º C e 32º C. Nas regiões mais próximas da linha do Equador, há bastante ocorrência de chuvas.

No Centro-Oeste, Sudeste e Sul, as temperaturas ficam, normalmente, entre 10º C e 28º C. Apesar da redução das chuvas, nesses locais pode haver nevoeiro e geadas.

O outono é conhecido como a estação das frutas, já que é nesse período que muitas delas estão no fim do ciclo produtivo. Maçã, uva, abacate, mamão e manga são algumas frutas do outono. É nessa época também que a paisagem sofre alterações devido à menor incidência solar e redução do índice pluviométrico, especialmente nas regiões mais próximas ao sul do país.

Quando começa o calor Brasil?

Assim, pela climatologia, o auge da estação seca e quente na região se dá na segunda metade de agosto e na primeira de setembro enquanto na segunda quinzena de setembro começa a se observar um aumento dos índices de precipitação.

Quando inicia a Primavera de 2022?

Primavera 2022 começa nesta quinta-feira (22), às 22h04. Popularmente conhecida como a estação das flores, a Primavera marca o fim do Inverno. Nesta quinta-feira, 22 de setembro, mais precisamente às 22h04, começa a Primavera. Seguimos nesta estação do ano até o dia 21 de dezembro, às 18h48, quando então inicia o Verão ...

Quando chega a Primavera no Brasil 2022?

A Primavera no Hemisfério Sul inicia-se no dia 22 de setembro de 2022 às 22h04 e termina no dia 21 de dezembro às 18h48.

Quando começa o calor em São Paulo?

Temperatura média em São Paulo A estação morna permanece por 3,4 meses, de 11 de dezembro a 24 de março, com temperatura máxima média diária acima de 27 °C. O mês mais quente do ano em São Paulo é fevereiro, com a máxima de 28 °C e mínima de 21 °C, em média.