Qual o trabalho realizado por um gás em expansão que teve seu volume alterado de?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Formula do Trabalho realizado por gás em pressão constante :t = p * dV t=trabalho ; p=pressão ; dV= Variação do VolumeSob temperatura constante:t = nRTn(v1/v2) n=número de mols; R= constante universal dos gases, T= temperatura em kelvinSob volume constante: trabalho é nulo:t= 0Transformação Adiabática:| t| = | dU| dU = variação energia interna
O trabalho de um gás ideal em expansão que tem um aumento de seu volume de 1 para  numa pressão constante de  é de: 2.10¹²J.O trabalho de um gás é calculado pela multiplicação da sua pressão por seu volume, consideramos num gráfico Pressão x Volume, que o trabalho seja a área desse gráfico.Portanto, calculamos que o trabalho total do gás seja:τ=P x Vonde:τ é o Trabalho [J]P é a pressão [N/m²]V é o volume em [m³]Logo o trabalho total é de:τ= agora o trabalho realizado para a expansão do volume é de:τ=Consideramos o trabalho como uma variação, logo então o trabalho do gás em expansão é de 2.10¹²J de potência.Essa é a primeira lei da termodinâmica.

Teste seus conhecimentos com questões sobre as leis da termodinâmica e tire suas dúvidas com os comentários nas resoluções.

Questão 1

Determine qual o trabalho realizado por um gás em expansão, que teve seu volume alterado de 5.10-6 m3 para 10.10-6 m3, em uma transformação à pressão constante de 4.105 N/m2.

Ver Resposta

Resposta correta: 2 J.

Em uma transformação com a pressão mantida constante, utiliza-se a fórmula abaixo para calcular o trabalho:

Qual o trabalho realizado por um gás em expansão que teve seu volume alterado de?

Analise as afirmativas.

I. De A para B ocorre uma expansão isobárica.
II. De B para C o trabalho é motor, ou seja, realizado pelo sistema.
III. A variação de energia interna no ciclo ABCDA é positiva.
IV. No ciclo fechado, ABCDA, não há variação de energia interna e o trabalho total é nulo.

Está(ão) correta(s).

a) Apenas a afirmativa I.
b) Apenas as afirmativas I e II.
c) Apenas as afirmativas I e IV.
d) Apenas as afirmativas I, II e III.
e) Apenas as afirmativas I, II e IV.

Ver Resposta

Alternativa correta: a) Apenas a afirmativa I.

I. CORRETA. A pressão, representada no eixo y, permaneceu constante, caracterizando uma transformação isobárica, enquanto que o volume aumentou.

II. ERRADA. Como o volume não varia de B para C, então o trabalho é nulo, já que

Qual o trabalho realizado por um gás em expansão que teve seu volume alterado de?

Carolina Batista

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Qual o trabalho realizado por um gás em expansão que teve seu volume alterado?

Determine qual o trabalho realizado por um gás em expansão, que teve seu volume alterado de 5.10-6 m3 para 10.10-6 m3, em uma transformação à pressão constante de 4.105 N/m2. Resposta correta: 2 J.

Qual o trabalho realizado por um gás em expansão?

Quando o gás se expande contra uma pressão externa, ele precisa transferir energia para o meio exterior. Desta forma, o trabalho negativo diminui a energia total do gás. Quando o gás é comprimido, a energia é transferida para o gás, então, a energia do gás aumenta devido ao trabalho positivo.

Qual o trabalho em J realizado por um gás ao aumentar o volume 30 m³ quando a pressão de um gás é constante e vale 2000 Pa?

Conclusão: o trabalho realizado pelo gás foi de 10000 J.

Qual é o trabalho realizado por um gás em um processo a volume constante?

Assim, o trabalho de um gás, sob pressão constante, pode ser calculado pelo produto da pressão pela variação de volume do gás. - Se o gás se expande, ΔV > 0. Assim, teremos τ > 0 e dizemos que o gás realiza trabalho; - Se o gás se contrai, ΔV < 0.