Qual o nome do mais importante rio do antigo Egito que permitiu o desenvolvimento da agricultura e da sociedade egípcia?

Qual o nome do mais importante rio do antigo Egito que permitiu o desenvolvimento da agricultura e da sociedade egípcia?
O Antigo Egito foi uma civilização do Antigo Oriente Próximo do Norte de África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje o país moderno do Egito. Pinterest/Divulgação

Publicidade

Publicidade

As águas do rio Nilo permitiram o surgimento de um extenso e opulento império em meio ao deserto do Saara, na África.

A civilização egípcia antiga permaneceu nas margens do rio Nilo entre os anos de 3200 a.C a 32 a.c, onde se incia o domínio romano. Por estar em meio ao deserto, o rio Nilo passou a ser fundamental para o desenvolvimento da civilização egípcia. O rio era utilizado como via de transporte, pessoas e mercadorias.

Suas águas também eram usadas para beber, pescar e fertilizar as margens na época das cheias, o que favorecia a agricultura.

A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada nas margens do fértil Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e artesanato. Como a sociedade estava dividida em castas, os trabalhadores rurais eram responsáveis por prestarem diversos tipos de serviços em obras públicas para o faraó (canais de irrigação, pirâmides, diques, templos e etc).

A escrita egípcia também era muito importante para os egípcios, pois era ela que permitia a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Dentro das paredes internas das pirâmides era possível ver textos sobre a vida do faraó, mensagens e orações. Outro meio de registro se dava pela utilização do papiro, produzido a partir de uma planta que levava o mesmo nome, que levava sobre si os hieroglifos – a escrita da época.

Continua após a publicidade

  • Egito
  • História
  • Resumo

Qual o nome do mais importante rio do antigo Egito que permitiu o desenvolvimento da agricultura e da sociedade egípcia?

Porque o rio Nilo foi fundamental para a civilização egípcia?

Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. ... Por causa dos períodos das cheias do rio, as margens ficam inundadas e servem para os sistemas de abastecimento de água e irrigação.

Qual a influência do rio Nilo para a agricultura como os egípcios lidavam com o regime de cheias periódicas do rio Nilo?

O Rio Nilo era importante para a agricultura egípcia pois as suas margens eram as únicas áreas férteis em uma área vastíssima, de modo que ali era possível praticar a agricultura no meio de uma região desértica e com isto alimentar toda a sociedade egípcia.

Qual o nome do rio que foi fundamental para o desenvolvimento da civilização egípcia?

A civilização egípcia se desenvolveu no nordeste da África, em uma região conhecida como Crescente Fértil. Formada por diversos povos, entre eles os hamíticos, os semitas e os núbios, a civilização teve seu crescimento fortemente ligado aos recursos hídricos fornecidos pelo Rio Nilo.

Qual era a importância dessa atividade para a população egípcia?

A agricultura era uma atividade muito importante para os egípcios, pois era dela que tiraram os alimentos para se sustentarem e os produtos para realizar o comércio por meio de trocas.

Porque o rio Nilo foi fundamental para o desenvolvimento das primeiras civilizações humanas?

Entre regiões desérticas, o povo egípcio floresceu ao longo do Rio Nilo, e tinha nele o deus que tornava férteis as terras. ... No entanto, precisamos também destacar a habilidade da civilização egípcia em lidar com as cheias do Rio, em controlar a água e desenvolver técnicas de irrigação e de agricultura.

Qual é a influência do rio Nilo para agricultura?

Ele favorecia a agricultura com seu regime de cheias, dessa forma, quando o nilo estava em cheia ele fertilizava a terra e quando baixava a terra estava propicia para a agricultura e extremamente fértil.

Qual a influência do rio para agricultura como?

Além do fornecimento de água, o rio também proporcionava grande quantidade de matéria orgânica no período de baixa, importante insumo para o desenvolvimento da agricultura em épocas de seca.

Qual o papel do rio Nilo para a sociedade no Egito antigo?

Para os egípcios o rio Nilo era sagrado. ... Além da agricultura, o rio Nilo foi uma das mais importantes fontes de água para os egípcios e ainda, permitiu a intensificação do transporte (de pessoas e de mercadorias) e do comércio na região.

Qual a importância da agricultura no Antigo Egito?

A agricultura constituía a principal economia do Antigo Egito. As colheitas mais importantes eram de trigo e cevada. Contava com ferramentas e utensílios de grande importância como pás, foices, enxadas e aradores. O gado era marcado com ferro quente.

Quais as nascentes do rio Nilo Branco?

  • Em Uganda, Etiópia, há as nascentes dos seus principais afluentes, Nilo Branco e Nilo Azul; e no Sudão e Egito, ele atinge o mar Mediterrâneo. Além desses locais, o rio percorre áreas da Tanzânia, do Quênia, da República Democrática do Congo, de Burundi, do Sudão do Sul e de Ruanda.

Qual o comprimento do rio Nilo?

  • Informações gerais do rio Nilo. Comprimento do rio Nilo ; Ao somarmos desde a nascente mais meridional, ao sul de Uganda, até sua foz, no mar Mediterrâneo, o Nilo possui um comprimento de 7088 km.

Qual a área da bacia do rio Nilo?

  • Estima-se que a área da bacia hidrográfica do rio Nilo seja de, aproximadamente, 3.349.000 km2, o que chega a ser um décimo de todo o continente africano. O Nilo passa por 10 países africanos, sendo essencial para as suas populações.

Qual o principal rio do Egito?

  • Qual o principal rio do Egito? Nilo, que é o rio mais extenso do mundo e fica situado no continente africano, Tigre, que é o mais oriental dos dois grandes cursos de água que delineiam a Mesopotâmia; Eufrates, que é o mais longo e um dos mais historicamente importantes rios da humanidade

Qual o principal rio para o desenvolvimento do Antigo Egito?

Localizado no continente africano, esse rio é de extrema importância para toda a sociedade que o rodeia, sendo item essencial para entendermos o desenvolvimento de civilizações milenares, como a egípcia. O Nilo passa por 10 países africanos até desaguar no mar Mediterrâneo, por meio de sua foz no Egito.

Qual rio permitiu o florescimento da agricultura no Egito?

Diques e reservatórios no rio Nilo Com o retorno das águas ao leito do rio (entre dezembro e maio), ficava armazenado nas margens um precioso fertilizante, o húmus, que permitiu o surgimento de uma agricultura de alta produtividade.

Que rio teve um papel fundamental no desenvolvimento económico do Egito?

O rio Nilo, com suas cheias, era uma dádiva dos deuses para os egípcios. As terras cultivadas pertenciam ao Faraó, considerado pelo seu povo rei, Deus e senhor absoluto, mas eram controladas pelos sacerdotes, escribas e chefes militares que administravam os trabalhadores livres e os escravos que ali cultivavam a terra.

Como se deu o início da agricultura no Egito antigo?

A agricultura era a atividade econômica mais importante na civilização egípcia. Eles plantavam, nas margens do rio Nilo, principalmente cereais como o trigo duro e a cevada. Mas também cultivavam tâmaras, ervilhas, linho, algodão, papiro, mamona, lótus (planta aquática de sementes comestíveis), figos, uvas e rabanetes.