Show Sons tirados do corpo e das carteiras: preparação para a banda de lata. Para aprender música, não basta estudar a teoria. Colocar os olhos ou,
nesse caso, os ouvidos no processo vivido pelos alunos pode ser tão ou mais importante que o resultado.O professor Elias Batista, da EM José Celestino Aranha, em Ubatuba, a 234 quilômetros da capital paulista, uniu as duas coisas sem a necessidade de comprar instrumentos musicais. Em aulas de percussão, a garotada de 3ª e 4ª séries explorou as possibilidades do próprio corpo batendo os dedos no antebraço, na boca, nas coxas. Depois, o batuque se estendeu para as carteiras e paredes da sala,
propiciando à meninada uma percepção mais aguçada da diferença entre os timbres. A atividade foi aliada à leitura de partituras. Assim, a turma tinha dois desafios: descobrir a melodia de uma música com base nas notas escritas no pentagrama (pauta musical de cinco linhas) e encontrar sons graves e agudos que pudessem ser usados na execução dela. Além de refinar o ouvido dos estudantes, o "maestro" Elias trabalhou a independência rítmica, ou seja, a adequação motora a diferentes pulsações
musicais. "Com a criatividade e os recursos que estão à nossa volta, fazemos música", diz Elias. "Dá para tirar som de tudo. É só trabalhar a percepção." A classe de Elias é tão bem "treinada" que arrasa em uma banda de percussão de instrumentos de sucata: a Escolata. Sequência de atividades 1. PARTITURA E MELODIA Para ler uma partitura, é preciso conhecer escala e notação. Uma forma de ensinar isso é escolher uma música e escrever as notas dela em um pentagrama no quadro. É fundamental ainda saber a divisão musical. Reconhecendo o compasso de uma cantiga de roda (4/4), por exemplo, fica mais fácil marcar o ritmo. Para os alunos trabalharem os timbres, Elias escolheu uma melodia conhecida, Saudosa Maloca. 2. AS BATIDAS E SEUS TIMBRES Reconhecida a melodia, é possível explorar o corpo e o que estiver por perto. Depois dessa sinfonia caótica, todos sugerem batidas e a classe avalia o som emitido. A meninada, orientada pelo professor Elias, batucou com as mãos nas coxas, no peito e nas carteiras, além de bater os pés no chão. 3. SONS GRAVES E AGUDOS 4. ARRANJO BEM MONTADO Para juntar todos esses sons em um arranjo que se encaixe à melodia, o professor deve separar os alunos em grupos responsáveis por determinados sons. Todos devem manter o compasso, marcando o ritmo segundo o tempo da batida. No fim, a turma de Elias já tinha uma visão geral da estrutura musical, o que levou ao interesse maior pelas partituras e ao bom desempenho à frente da banda de percussão.
Como é chamado a música produzida a partir dos sons do corpo?A música corporal, também conhecida como percussão corporal, consiste na técnica de produzir sons utilizando apenas corpo humano.
Qual o nome do grupo musical que faz música usando o corpo e voz?O grupo Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musical. Melodias e diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia.
O que são sons corporais na música?Sons Corporais
e, se listarmos os diferentes timbres que fazem parte do nosso dia-dia, além da voz usada na fala, podemos lembrar também de outros: ronco, palma, assobio, estalo de dedo, respiração, espirro, soluço, arroto, etc.
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