Qual a determinação para as tomadas de uso geral na norma NBR 5410?

Considerando que um dos principais motivadores das reformas em instalações elétricas é justamente a necessidade de aumentar o número de tomadas1, vale a pena dar uma atenção especial à elas. Existe uma norma2 que define a quantidade mínima de pontos de tomadas por cômodo. Além desta, é preciso considerar as necessidades caso a caso. Para ajudar, a MarGirius “te dá um norte”!

A quantidade mínima deve ser respeitada. A dica é prever sempre mais.

A execução ou reforma de instalações elétricas deve seguir um projeto específico, desenvolvido a partir da norma brasileira correspondente2, para assegurar que os requisitos mínimos de segurança sejam atendidos. Esta mesma norma estabelece o número mínimo de tomadas por ambiente (no item 9.5.2.2.), de acordo com as dimensões e finalidades. São eles:

Banheiros

No mínimo, um ponto de tomada, próximo ao lavatório (observando-se as restrições quanto ao risco de choques elétricos, definidas pela mesma norma).

Varandas

Pelo menos um ponto de tomada. Este poderá não ser instalado no próprio local, mas próximo ao seu acesso, quando a varanda tiver uma área inferior a 2 m2 ou ainda uma profundidade inferior a 0,80 m.

Salas e dormitórios

Devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração, de perímetro, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível. No caso das salas de estar, deve-se levar em conta que um ponto de tomada poderá ser usado para ligar mais de um equipamento, sendo recomendável equipá-lo, portanto, com a quantidade de tomadas necessária.

Cozinhas e áreas afins

Em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais similares, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas no mínimo duas tomadas, no mesmo ponto ou em pontos distintos.

Demais cômodos – No mínimo:

  • Um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for igual ou inferior a 2,25 m2. Esse ponto pode ser instalado externamente ao cômodo ou dependência, no máximo até 0,80 m de sua porta de acesso.
  • Um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for superior a 2,25 m2 e igual ou inferior a 6 m2.
  • Um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro, se a área do cômodo ou dependência for superior a 6 m2, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível.

Nota-se que, na maioria dos casos, o número mínimo de pontos de tomadas definido pela norma não é suficiente para atender as necessidades atuais. Há uma crescente utilização de aparelhos eletroeletrônicos no nosso dia a dia, que exigem o uso de cada vez mais pontos de energia. Assim, recomenda-se incluir no projeto elétrico tomadas adicionais, em locais estratégicos. Assim, reduzimos a futura necessidade de adaptadores, extensões e outros multiplicadores de tomadas.

Existe uma altura ideal para instalar as tomadas e interruptores?

A norma de instalações elétricas2 não estabelece uma medida, deixando a critério de cada um. Mas existem algumas alturas usualmente adotadas (veja a figura abaixo), que tornam as funções acessíveis e possibilitam manter um padrão estético em todos os cômodos. Segue a dica!

Qual a determinação para as tomadas de uso geral na norma NBR 5410?

Importante: É sempre bom lembrar que qualquer instalação ou reparo envolvendo eletricidade somente deverá ser feito por pessoas qualificadas, devido aos riscos envolvidos.

Referências:

(1)  “Raio X das Instalações Elétricas”, publicado pela Abracopel em conjunto com o Procobre: http://bit.ly/2X6DnfE – Acessado em 16/09/2019
(2) Norma NBR-5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Eletricidade é um fenômeno manipulável pelo ser humano. Mas, para isso existe uma série de normas e recomendações oferecidas para os profissionais desta área. Elas, em especial a NBR 5410, advertem os profissionais sobre as normas básicas de instalações elétricas, para que as mesmas não ofereçam riscos e tenha funcionamento adequado.

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os dados estatísticos coletados em 2017 foram alarmantes. Na pesquisa foram registrados 1.387 acidentes por choque, incêndio ou raio, e 702 pessoas perderam a vida, todos em decorrência da eletricidade.

Qual a determinação para as tomadas de uso geral na norma NBR 5410?

Este resultado também é apresentado nas estatísticas do Corpo de Bombeiros, que apontam as instalações elétricas inadequadas como uma das principais causas de incêndios.

NBR significa Normas Brasileiras que são aprovadas pela ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. Saiba quais os principais pontos da norma NBR 5410 e seus cuidados.

Antes de começar a ler, o Sienge disponibiliza gratuitamente a Planilha de Orçamento de Obra 3.0. Faça o download clicando aqui, é bem rápido!

Qual a Principal Função da NBR 5410?

A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil. A norma foi criada com a função de garantir qualidade nas instalações, não oferecendo riscos para trabalhadores e animais, trazendo uniformidade entre instalações e sistemas elétricos.

Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.

Você conhece a diferença entre NR e NBR?

É muito comum confundir NBR e NR, mas além da nomenclatura e as semelhanças, existem bastante diferença entre as duas.

A NR é estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), fiscalizada pelas Delegacias Regionais do Trabalho. Desta forma, as instalações elétricas de edificações destinadas ao trabalho, estão sujeitas a estas normas de segurança e medicina do trabalho.

Conheça mais sobre as Normas Regulamentadoras.

A NBR é uma norma técnica estudada e estabelecida por pesquisadores e profissionais da área, só aprovada por um órgão nacional ou internacional. Neste caso estabelecidas pela ABNT, e só se tornam obrigatórias quando estabelecidas pelo poder público.

Quando a NBR 5410 deve ser aplicada?

A NBR 5410, assim como todas as normas, tem situações e locais específicos que pode ser aplicada. A execução, projeto, verificação e manutenção só deve ser confiada a profissionais qualificados a executar os trabalhos em conformidade com esta norma.

Qual a determinação para as tomadas de uso geral na norma NBR 5410?

1- Pode ser aplicada em:

Instalações Elétricas

  • Em áreas descobertas das propriedades, externas às edificações;
  • Em canteiros de obras, feiras, exposições e outras instalações temporárias;
  • Em áreas de campings, marinas e instalações análogas.

Circuitos

  • Circuitos elétricos alimentados sob tensão igual ou inferior a 1000V em corrente alternada, com frequências inferiores a 400Hz, ou a 1500V em corrente contínua;

Não se aplica a NBR 5410 em casos de:

  • Instalações elétricas de veículos automotores;
  • Instalações elétricas de embarcações e aeronaves;
  • Instalações de iluminação pública;
  • Redes públicas de distribuição de energia;
  • Instalações em minas;
  • Instalações de cercas eletrificadas;

Principais tópicos de abordagem da NBR 5410

Em 2004 a ABNT publicou um guia de 209 páginas chamado Instalações Elétricas de Baixa Tensão dividindo a NBR 5410 em 9 capítulos. O guia foi revisado em 2008 abordando os seguintes pontos:

  • Influências externas na instalação elétrica;
  • Proteção contra choques com o uso de isolamentos e dispositivos DR;
  • Dimensionamento de eletrocalhas, eletrodutos e condutores;
  • Uso de disjuntores como sistema de proteção;
  • Circuito de motores (equipamentos e proteção);
  • Proteção contra sobretensões;
  • Equipotencialização e compatibilidades eletromagnéticas;
  • O dimensionamento e condutores condicionados à harmônica;
  • Quadros de distribuição, iluminação, tomadas e vários outros assuntos pertinentes.

Este guia foi elaborado especialmente devido a decorrente existência de acidentes em instalações elétricas de baixa tensão e a grande preocupação no setor.

Leia o Guia criado pela Revista Eletricidade Moderna.

O que você precisa saber sobre as Instalações Elétricas?

Qual a determinação para as tomadas de uso geral na norma NBR 5410?

A NBR 5410 é uma norma antiga, e apesar disso, muitos profissionais da área desconhecem suas regras. Separamos resumidamente em tópicos importantes, o que você precisa saber para executar uma instalação elétrica com segurança. Fique atento a seguir!

  • Separação dos circuitos

Esse é um dos problemas mais comuns, pois tem uma má divisão de circuitos elétricos, que contraria totalmente as determinações da norma NBR 5410. Muitos circuitos de iluminação são combinados com circuitos de tomadas.

De acordo com a norma, as instalações devem ser separadas em quantos circuitos forem necessários para iluminação, tomadas e tomadas específicas. Não ultrapassando 10 A, isso significa que em um circuito de 127 V seria equivalente a no máximo 1270 VA e em 220 V seria 2200 VA de potência.

  • Como conceder potência mínima e dimensionamento de iluminação

A norma NBR 5410 nos orienta no seguinte aspecto: Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6m², deve ser prevista uma carga mínima de 100VA.

Em cômodo ou dependências com área superior a 6m², deve ser prevista uma carga mínima de 100VA para os primeiros 6m² e soma-se 60VA para cada 4m² inteiros.

Em um projeto, a NBR 5410, recomenda no dimensionamento de iluminação que cada dependência deve ter no mínimo um ponto de luz fixo no teto comandado por um interruptor de parede.

  • Como conceder potência mínima e dimensionamento das tomadas

Para fazer o cálculo do número mínimo de tomadas de uso geral, utiliza-se o perímetro de cada cômodo. Sendo pelo menos uma tomada a cada 5 metros ou fração de perímetro, distribuídas o mais semelhante possível.

Porém o proprietário pode desejar um número maior de tomadas além do que é calculado, é importante orientar o seu cliente.

Além das tomadas de uso geral, tem as tomadas de uso específico (TUE), que são destinadas a alimentar um equipamento especial. Por exemplo: ar condicionado, torneira elétrica, entre outros, que necessitam de uma tomada de uso específico. Na falta delas poderá haver sobrecarga das tomadas que não possuem potência elevada.

  • Qual a seção mínima dos condutores

A bitola dos condutores e cabos e o número de condutores instalados em cada eletroduto, deve obedecer às especificações de projeto elétrico.

Para iluminação a norma recomenda fios de 1,5 mm² e para tomadas de uso geral será 2,5 mm², os demais conforme orientação do projeto.

  • A escolha ideal do tipo de aterramento

Todo projeto elétrico deve antever o condutor terra instalado em todos os circuitos elétricos, inclusive nos circuitos de iluminação.

A norma orienta, optar pelo tipo de aterramento TT quando possível, mas caso não seja possível, optar pelo tipo de aterramento TN-S ou TN-C.

Atualmente, o aterramento é um item obrigatório nas instalações elétricas. Sua função é a proteção dos equipamentos e evitar choques elétricos.

  • O uso obrigatório do Dispositivo DR

Um dispositivo DR tem como finalidade proteger as pessoas de choques elétricos de pequena intensidade, mas se percorrem o corpo humano pode ser fatal. Nestes caso, o dispositivo tem esta função por que um disjuntor comum não consegue detectar estes pequenos choques.

DRs de alta sensibilidade (menor ou igual a 30mA) devem ser instalados em ambientes molhados, como cozinhas, áreas de serviço, banheiros e entre outros. Sua instalação é obrigatória em saunas e piscinas e também tomadas situadas em área externa ou situadas internas que alimentam equipamentos de área externa.

Por fim, em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas normalmente molhadas ou sujeitas a lavagens.

Neste post você aprendeu sobre o que é a NBR 5410, sua importância, onde deve ser aplicada e situações onde a norma não se aplica. Achou nosso conteúdo relevante para sua área? Curta e Compartilhe com a gente sua opinião!

Qual a recomendação da NBR 5410 para as tomadas?

A NBR 5410 traz prescrições para a correta determinação da potência de alimentação da instalação, incluindo o levantamento de cargas de tomadas. previsto no mínimo um ponto de tomada de uso geral, e aos circuitos terminais respectivos deve ser atribuída uma potência de no mínimo 1.000 VA.

Como dimensionar tomadas de uso geral?

Demais cômodos – No mínimo: Um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for superior a 2,25 m2 e igual ou inferior a 6 m2. Um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro, se a área do cômodo ou dependência for superior a 6 m2, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível.

Quais os critérios mínimos recomendados pela ABNT NBR 5410 para a instalação de tomadas de uso geral Tug em um banheiro?

Cálculo do número mínimo de tomadas, de acordo com a NBR 5410.
a) Em banheiros, deve ser previsto ao menos um ponto de tomada;.
b) Em cozinhas, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto a cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo no mínimo dois pontos acima da bancada da pia;.

Qual a potência mínima para tomadas de uso geral?

Tomadas de uso geral (TUG) Caso os locais — como banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, área de serviço, lavanderias ou locais análogos — tenham 3 ou mais tomadas, 3 delas devem ser instaladas em 600W e as demais com 100W; Nos demais cômodos ou dependências, no mínimo 100W por tomada.