Qual hormônio tem a função de remover o cálcio da matriz óssea aumentando a Calcemia?

As paratireoides são glândulas endócrinas que sintetizam o hormônio paratireoidiano, responsável por manter as concentrações de cálcio no sangue em equilíbrio.

Qual hormônio tem a função de remover o cálcio da matriz óssea aumentando a Calcemia?
As paratireoides são glândulas endócrinas que sintetizam o hormônio paratireoidiano

As paratireoides (para = ao lado) são glândulas endócrinas presentes, normalmente, nos polos superior e inferior da parte dorsal da glândula tireoide. Encontram-se em número de quatro, medem até seis milímetros em seu maior eixo e pesam cerca de 0,4 gramas. As glândulas paratireoides sintetizam o paratormônio, ou hormônio paratireoidiano, responsável por manter as concentrações de cálcio no sangue em equilíbrio.

→ Ação do hormônio paratireoidiano (paratormônio)

O paratormônio, ou hormônio paratireoidiano, é um hormônio antagônico da calcitonina, produzido pelas células C da tireoide. Juntos, eles mantêm a taxa de cálcio no sangue em equilíbrio, em um valor médio de 10 mg/100 ml. Quando a concentração de cálcio no sangue aumenta muito além do valor médio, aumenta também a secreção de calcitonina e ocorre o depósito de cálcio nos ossos, a diminuição da reabsorção de cálcio pelos rins e a queda da concentração de cálcio no sangue. Quando a concentração diminui abaixo do valor médio, o paratormônio vai atuar nos osteoclastos (células que atuam na remodelação dos ossos) que reabsorverão a matriz óssea, solubilizando o cálcio. Assim acontece o aumento da absorção de cálcio no intestino e a reabsorção nos rins, o que elevará a concentração de cálcio no sangue.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Alterações no funcionamento da paratireoide

Alguns fatores, como tumores e a retirada cirúrgica, podem desencadear alterações no funcionamento da glândula paratireoide, causando a sua hiperfunção ou hipofunção:

  • Hiperfunção (hiperpatireoidismo): caracterizada pelo secreção persistente do paratormônio e pelo aumento da concentração de cálcio no sangue. É assintomática na maioria dos casos, no entanto, geralmente causam o enfraquecimento dos ossos, os cálculos renais e outros desequilíbrios que podem até levar à morte;

  • Hipofunção (hipopatireoidismo): caracterizada pela redução da secreção do paratormônio e pela diminuição da concentração de cálcio no sangue. Os principais sintomas são cãibras, fraqueza muscular, tontura e tetania (contrações involuntárias do músculo que podem até causar a morte do indivíduo).


Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por Helivania Sardinha dos Santos

O PTH é um hormônio proteico secretado pelas glândulas paratireoides, sendo o principal hormônio que atua na regulação do cálcio sanguíneo. Os órgãos-alvo do PTH são os túbulos renais e o osso. O efeito biológico imediato do PTH é elevar o nível de cálcio e diminuir o nível de fósforo no sangue.

No rim, o PTH causa incremento da excreção de fósforo devido à diminuição de sua reabsorção nos túbulos proximais. Simultaneamente, aumenta a reabsorção de cálcio nos túbulos distais. O PTH também aumenta a excreção urinária de K+, HCO3–, Na+, cAMP e de aminoácidos, ao tempo que diminui a excreção de H+, Mg+ e NH3. O PTH também atua aumentando a formação de 1,25-diidroxi-colecalciferol (1,25-DHCC) no rim mediante a estimulação da enzima 1α-hidroxilase, localizada nas mitocôndrias das células epiteliais dos túbulos contornados proximais. Esta enzima hidroxila o 25-hidroxi-colecalciferol (25-HCC) para formar o metabólito ativo 1,25-DHCC, o qual aumenta a mobilização de cálcio do osso e a absorção de cálcio e fósforo em nível gastrointestinal.

Sobre o osso, o PTH exerce 4 ações principais: (a) inibe a síntese de colágeno nos osteoblastos; (b) aumenta a desmineralização óssea pelos osteócitos (osteólise osteocítica); (c) aumenta a osteólise osteoclástica; e (d) aumenta a taxa de maturação das células precursoras para dar osteoblastos e osteoclastos. Como consequência de todos esses efeitos, há uma diminuição na capacidade do osso para captar cálcio e uma desmineralização (ressorção) dos ossos, aumentando a liberação de cálcio do osso com perda dos proteoglicanos da matriz óssea devido a uma alta atividade colagenolítica.

O efeito do PTH sobre o controle do cálcio sanguíneo é exercido em dois níveis: (a) um primeiro nível de resposta rápida implica o “bombeamento” de cálcio osteócito-osteoblasto, que resulta no fluxo incrementado de cálcio do mais profundo do osso para a superfície óssea, mediante a ação coordenada de osteócitos e osteoblastos inativos; este primeiro nível também inclui a resposta sobre a reabsorção de cálcio nos túbulos renais; (b) no segundo nível, mais lento, porém de maior potencial, ocorre osteólise osteoclástica e indiretamente, através do incremento do 1,25-DHCC, aumento da absorção intestinal de cálcio. O controle da secreção do PTH está regulado pelos níveis plasmáticos de cálcio mediante feedback negativo, ou seja, um aumento na concentração de cálcio sanguíneo inibe a adenilciclase na membrana da célula paratireoidiana, o que diminui a secreção de PTH, enquanto que uma diminuição nos níveis de cálcio sanguíneo está associada com elevação da concentração de cAMP nessas células, o que promove a liberação de PTH. Altos níveis de 1,25-DHCC também exercem um efeito inibitório sobre a secreção de PTH.

A concentração de fósforo sanguíneo não tem influência reguladora direta sobre a síntese e secreção de PTH. Entretanto, uma hiperfosfatemia pode estimular indiretamente a paratireoide devido a seu efeito redutor do cálcio sanguíneo. O íon Mg+ tem um efeito similar ao do Ca2+ sobre a secreção de PTH, embora de forma muito menos potente, pelo qual se considera que o magnésio tem uma função secundária no controle paratireoidiano.

Qual hormônio tem por função remover o cálcio da matriz óssea aumentando a Calcemia?

6.2 Paratormônio É um hormônio secretado pela glândula paratireóide. Atua no aumento da calcemia, sendo que a secreção do PTH promove a desmineralização óssea, aumentando os níveis de Ca no sangue.

Qual hormônio tem a função de remover o cálcio?

O hormônio da paratireoide faz o seguinte: Estimula os ossos a liberarem cálcio no sangue.

Qual hormônio reduz o cálcio da matriz óssea?

O hormônio da paratireóide (PTH) é produzido nas glândulas paratireóides e atua no tecido ósseo e rins, controlando a concentração sérica do cálcio e fósforo.

Qual o hormônio que aumenta o teor de cálcio nos ossos?

A calcitonina - hormônio secretado pela tireóidea, por sua vez, aumenta a deposição de cálcio nos ossos, efetuando ação inversa, com intensidade um pouco menor.