Qual foi a primeira forma de exploração econômica exercida pelos colonizadores e a dominação cultural e religiosa?

  • #1 1 pt(s)

    A respeito do início da colonização, período abordado pelo texto, pode-se afirmar que a primeira forma de exploração econômica exercida pelos colonizadores, e a dominação cultural e religiosa difundida pelo território brasileiro são, respectivamente,

    1. a plantation no Nordeste e as bandeiras realizadas pelos paulistas.

    2. a extração das "drogas do sertão" e a implantação das missões.

    3. o escambo de pau-brasil e a catequização empreendida pela Companhia de Jesus.

    4. a mineração no Sudeste e a imposição da "língua geral" em toda a Colônia.

    5. o cultivo da cana-de-açúcar e a "domesticação" dos índios por meio da agricultura.

  • #2 1 pt(s)

    Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...) Este contato amistoso entre brancos e índios preservado:

    1. pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese.

    2. até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.

    3. pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação.

    4. em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como "o bom selvagem e forte colaborador da colonização.

    5. sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão.

  • #3 1 pt(s)

    Dentre as características gerais do período pré-colonizador destaca-se.

    1. o grande interesse pela terra, pois as comunidades primitivas do nosso litoral produziam excedentes comercializados pela burguesia mercantil portuguesa.

    2. o extermínio de tribos e a escravização dos nativos, efeitos diretos da ocupação com base na grande lavoura.

    3. a montagem de estabelecimentos provisórios em diferentes pontos da costa, onde eram amontoadas as toras de pau-brasil, para serem enviadas à Europa.

    4. a distribuição de lotes de terras a fidalgos e funcionários do Estado português, copiando-se a experiência realizada em ilhas do Atlântico.

    5. a implantação da agromanufatura açucareira, iniciada com construção do Engenho do Senhor Governador, em 1533, em São Vicente.

  • #4 1 pt(s)

    Sobre os povos dos sambaquis, é incorreto afirmar que:

    1. sendo nômades, ocuparam a faixa amazônica, deslocando-se durante milhares de anos, do Marajó a Piratininga;

    2. sedentários, viviam da coleta de recursos marítimos e de pequenas caças;

    3. as pesquisas arqueológicas demonstram que tais povos desenvolveram instrumentos de pedra polida e de ossos;

    4. na chegada dos primeiros invasores europeus, esses povos já se encontravam subjugados por outros grupos sedentários;

    5. esses povos viveram na faixa litorânea, entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul, basicamente dos recursos que o mar oferecia.

  • #5 1 pt(s)

    Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então,

    1. os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento.

    2. a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas.

    3. as forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas.

    4. os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral bem como as feitorias da costa sul-atlântica.

    5. a população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.

  • #6 1 pt(s)

    E então, por cerca de trinta anos, aquele vasto território seria virtualmente abandonado pela Coroa portuguesa, sendo arrendado para a iniciativa Privada e se tornando uma imensa fazenda extrativista de pau-brasil. Iriam se iniciar, então, as três décadas menos documentadas e mais desconhecidas da História do Brasil. Náufragos, Traficantes e Degredados - As Primeiras Expedições do Brasil Assinale o período histórico analisado pelo texto acima e suas características.

    1. Período Colonial, caracterizado pela monocultura e economia exportadora de cana-de-açúcar.

    2. Economia mineradora, marcada pelo povoamento da área mineira e intensa vida urbana.

    3. Período Pré-Colonial, fase de feitorias, economia extrativista, utilização do escambo com os nativos, ausência de colonização sistemática.

    4. Fase da economia cafeeira, com acumulação interna de capitais e sem grandes mudanças na estrutura de produção.

    5. Período Joanino, de grande abertura comercial e profundas transformações culturais.

  • #7 1 pt(s)

    Responder à questão sobre o período pré-colonial brasileiro, com base no texto a seguir: "... Da primeira vez que viestes aqui, vós o fizestes somente para traficar. (...) Não recusáveis tomar nossas filhas e nós nos julgávamos felizes quando elas tinham filhos. Nessa época, não faláveis em aqui vos fixar. Apenas vos contentáveis com visitar-nos uma vez por ano, permanecendo, entre nós, somente durante quatro ou cinco luas [meses]. Regressáveis então ao vosso país, levando os nossos gêneros para trocá-los com aquilo que carecíamos." o texto está falando da forma de comercio

    1. mita.

    2. escambo.

    3. encomienda.

    4. mercantilismo.

    5. corvéia.

  • #8 1 pt(s)

    Acerca das pretensões iniciais da exploração e conquista do Brasil, assinale a alternativa correta.

    1. Interesses antropológicos levaram os portugueses a fazer contato com outros povos, entre eles os índios do Brasil.

    2. O rei dom Manuel tinha-se proposto chegar às Índias navegando para o ocidente, antecipando-se, assim, a Cristovão Colombo.

    3. o interesse científico de descobrir e classificar novas espécies motivou cientistas portugueses para lançarem-se à aventura marítima.

    4. Os conquistadores estavam interessados em encontrar terras férteis para desenvolver a cultura do trigo e, assim, dar solução às crises agrícolas que sofriam em Portugal.

    5. Os portugueses estavam interessados nas riquezas que as novas terras descobertas podiam conter, além de garantir a segurança da rota para as Indias.

  • #9 1 pt(s)

    Os Tupinikim, uma das maiores nações indígenas brasileiras, possuíam as seguintes características no período colonial: I - viviam da pesca, da caça, da coleta de frutos e raízes proporcionada pelas florestas e matas; II - tiveram suas manifestações culturais, tradições e ritos cerceados, nas regiões onde foram encampados pelos aldeamentos jesuítas; III - exploravam latifúndios respeitados pela colonização branca e viviam pacificamente com os portugueses no interior do Brasil; IV - ocupavam parte do litoral brasileiro, na faixa compreendida entre o sul da Bahia e o Paraná. está CORRETO em:

    1. apenas em I, II e III.

    2. apenas em II, III e IV.

    3. apenas em I, III e IV.

    4. apenas em I, II e IV.

    5. em todas elas.

  • #10 1 pt(s)

    "Carta de Pero Vaz de Caminha", escrita em 1500, é considerada como um dos documentos fundadores da Terra Brasilis e reflete, em seu texto, valores gerais da cultura renascentista, dentre os quais destaca-se:

    1. a visão do índio como pertencente ao universo não religioso, tendo em conta sua antropofagia;

    2. a informação sobre os preconceitos desenvolvidos pelo renascimento no que tange à impossibilidade de se formar nos trópicos uma civilização católica e moderna;

    3. a identificação do Novo Mundo como uma área de insucesso devido à elevada temperatura que nada deixaria produzir;

    4. a observação da natureza e do homem do Novo Mundo como resultado da experiência da nova visão de homem, característica do século XV;

    5. a consideração da natureza e do homem como inferiores ao que foi projetado por Deus na Gênese.

  • #11 1 pt(s)

    As feitorias portuguesas no Novo Mundo foram formas de assegurar, aos conquistadores, as terras descobertas. Sobre essas feitorias, é correto afirmar que:

    1. feitoria foi uma forma de colonização, empregada por portugueses na África, na Ásia e no Brasil, com pleno êxito para a atividade agrícola.

    2. as feitorias substituíram as capitanias hereditárias durante o Governo Geral de Mem de Sá, como proposta mais moderna de administração colonial.

    3. as feitorias foram estabelecimentos fundados por portugueses no litoral das terras conquistadas e serviam para armazenamento de produtos da terra, que deveriam seguir para o mercado europeu.

    4. tanto as feitorias portuguesas fundadas ao longo do litoral brasileiro quanto as fundadas nas Índias tinham idêntico caráter: a presença do Estado português e a ausência de interesses de particulares.

    5. o êxito das feitorias afastou a presença de corsários franceses e estimulou a criação das capitanias hereditárias.

  • #12 1 pt(s)

    Seguindo a evidente preocupação de descrever ao Rei de Portugal tudo o que fora observado durante a curta estadia na terra denominada de Vera Cruz, o escrivão da frota cabralina menciona, na citada carta, possibilidades oferecidas pela terra recém-conhecida aos portugueses. Dentre essas possibilidades estão

    1. extração de metais e pedras preciosas no interior do território, área não explorada então pelos portugueses.

    2. a pesca e a caça pela qualidade das águas e terras onde aportaram os navios portugueses.

    3. a extração de pau-brasil e a pecuária, de grande valor econômico naquela virada de século.

    4. a conversão dos indígenas ao catolicismo e a utilização da nova terra como escala nas viagens ao Oriente.

    5. a conquista de Calicute a partir das terras brasileiras e a cura de doenças pelos bons ares aqui encontrados.

  • #13 1 pt(s)

    A descoberta de novas terras por navegadores portugueses e espanhóis alimentou a imaginação dos europeus e fomentou uma visão paradisíaca do Novo Mundo. Com respeito a essa “visão do paraíso” nos trópicos, é correto afirmar:

    1. Os europeus esperavam encontrar monstros e outras entidades mitológicas, o que se confirmou na presença de animais pré-históricos e seres humanos estranhos.

    2. Os temores com relação ao inesperado levaram muitas vezes os europeus a demonstrar uma violência desumana contra os nativos do chamado Novo Mundo.

    3. As descrições dos novos territórios, com suas florestas exuberantes e seus pássaros exóticos, vinham confirmar as expectativas de descoberta do Paraíso na Terra.

    4. O encontro com seres de uma nova cultura, em um ambiente natural diferente, criou um clima propício ao entendimento mútuo e ao respeito pela vida humana, como era pregado pelos religiosos europeus.

    5. Os primeiros colonizadores europeus ficaram maravilhados com a cultura indígena a ponto de sofrerem influência direta dos valores nativos.

  • Qual foi a primeira forma de exploração econômica exercida pelos colonizadores?

    A extração do pau-brasil foi iniciada poucos anos depois dos portugueses terem chegado à América. O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI.

    Qual foi a primeira exploração econômica exercida pelos colonizadores e a dominação cultural e religiosa difundida pelo território brasileiro?

    A respeito do início da colonização, período abordado pelo texto, pode-se afirmar que a primeira forma de exploração econômica exercida pelos colonizadores e a dominação cultural e religiosa difundida pelo território brasileiro são, respectivamente: a) a plantation no Nordeste e as bandeiras realizadas pelos paulistas.

    O que é a exploração econômica?

    A exploração do trabalho é o acto de utilizar o poder para extrair sistematicamente mais valor dos trabalhadores do que aquele que lhes é dado. É uma relação social baseada numa assimetria de poder entre os trabalhadores e os seus empregadores.

    Como a exploração econômica das colônias atendeu ao conjunto da economia europeia?

    Resposta verificada por especialistas. A exploração realizada pelos países do continente europeu, diante do processo de conquista, catequização e dominação implementado em outros continentes, foi responsável por assegurar o enriquecimento das metrópoles.