Qual é a importância da igreja de São Francisco do Convento de Salvador?

Publicado 01/05/2013  -  Atualizado 13/01/2019

Salvador

Museu ou igreja? Dependendo, tô passando reto. Quando você vai algumas vezes para a Europa – e visita toooodos os museus do caminho – ou quando passa por Ouro Preto – e conhece toooodas as igrejas da cidade – seus critérios (e prioridades) talvez mudem um pouco no quesito arte sacra ou picassiana. (Sendo você uma pessoa normal como eu, obviamente). Tratando-se de templos católicos ou de centros culturais, minha ideia, há tempos, é buscar o inusitado, o diferente e por que não, o original.

A Igreja e Convento de São Francisco da capital baiana não chega a ser, assim,  inusitada (lembrando que esta referência é para quem conhece seus pares em Minas Gerais, por exemplo). Mas este complexo é o maior e principal representante da arte barroca do estado. A fachada não é tão impactante, mas o interior da construção faz jus à sua importância artística, arquitetônica e histórica de Salvador.

A obra foi erguida entre os séculos 17 e 18. Ganhou título de Patrimônio Nacional e está no centro histórico da cidade, considerado Patrimônio da Humanidade. O convento foi eleito, ainda, uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo (veja as outras seis aqui). Pena que minha maquininha-tômática-mequetrefe não consegue captar a beleza interna da construção.

Todo o complexo passa por restauração. É visível a deterioração de paredes e painéis. Tanto na capela quanto no claustro você poderá observar pinturas em mais de 50 mil azulejos, retratando a vida de São Francisco e cenas do cotidiano pagão.

Ouro? Rapaiiiz, inacreditável a quantidade de ouro que os caras investiam em igrejas do tipo. A visita não é guiada e por mais que eu tenha lido sobre o local, fiquei boiando ao olhar para teto, altar e santos. A impressão que dá é que tudo ali, cada detalhe, tem uma história para contar.

Tentativa de tirar foto do teto da igreja.

O teto, aliás, é uma homenagem à Imaculada Conceição e a pintura faz aquele célebre jogo de contraste e profundidade de deixar qualquer um boquiaberto e com torcicolo. Perguntei à senhora que recebia os ingressos para entrar no templo por que não havia visitas guiadas. Ela me respondeu que é difícil encontrar alguém que realmente entenda a complexidade da igreja. Oi?

Eu fiz minha visita em 40 minutos. Mas para os aficionados do gênero, um dia seria pouco para decifrar uma das principais atrações arquitetônicas e artísticas do Brasil.

SERVIÇO

Igreja e Convento de São Francisco
Local: Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho | Salvador –BA
Tel.: (79) 3322-6430
Funcionamento: segunda, 8h30 às 17h30, terça, 9h às 14h30; quarta a sábado, 9h às 17h30 e domingo, 13h às 17h30.
Ingresso: R$ 5 (gratuito nos horários de missa, segunda – 7h; terça – 7h, 8h, 16h e 18h; quarta a sexta, 7h; sábado – 7h30 e domingo, 8h. Mas, atenção, nestes horários você não pode entrar na capela e claustros)

Posts relacionados

Igreja de São Francisco | Ouro Preto

Basílica do Bom Jesus de Matosinhos | Congonhas

Matriz de Santo Antônio | Tiradentes

Fátima, Portugal : roteiro de um dia

Leia também

Feira de São Joaquim, em Salvador: onde você encontra a Bahia de verdade

Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados

PLANEJE SUA VIAGEM COM QUEM ENTENDE

Reserve hotel no Brasil e no mundo pelo Booking.com | Cancelamento grátis!

Seguro de viagem na Mondial/Allianz | 30% de desconto para Leitor Matraqueando

Alugue carro no Brasil e no mundo na RentCars | Sem IOF e parcelamento em 12x

Política editorial | Pagamos todas as nossas contas de viagem. Não aceitamos convites nem cortesias. Sempre nos hospedamos anonimamente nos hotéis indicados. O Matraqueando não faz post patrocinado. Alguns posts contêm links para programas de afiliados, parceiros comerciais do blog, inseridos espontaneamente pela autora. Por questão de transparência, comunicamos que se você optar por comprar por meio destes links nós recebemos uma pequena comissão. Tudo o que você encontra aqui foi determinado unicamente pelo interesse do leitor, nosso gosto pessoal ou critério particular. Isso é transparência e credibilidade. Pode confiar! Para ajudar a manter o blog sempre com dicas fresquinhas adquira nossos guias na Loja Matraqueando. Desde já agradecemos a preferência! 🙂

Qual a importância da Igreja São Francisco?

Sendo um dos primeiros conventos brasileiros de origem franciscana e também considerada uma das 7 maravilhas portuguesas no mundo, além de ser uma das mais significativas e importantes obras do estilo barroco no Brasil, é decorada com ouro e por isso é conhecida como "Igreja de ouro".

Qual é a igreja mais famosa de Salvador?

Igreja Basílica do senhor do Bonfim Pode não ser a mais bonita, mas certamente é a igreja mais famosa de Salvador! Graças a tradicional lavagem do Bonfim, quando as baianas e os devotos ao senhor do Bonfim jogam água de cheiro nos degraus da igreja, esta é a celebração religiosa mais importante da Bahia.

Qual é a igreja mais antiga de Salvador?

História. A primeira Igreja da Ajuda foi construída em pau a pique, com coberta de palha, no ano de 1549, durante o processo de construção da cidade de Salvador pelo governador-geral Tomé de Sousa.

Qual a igreja mais bonita de Salvador?

Aqui vão algumas que você não pode perder:.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco: É uma das igrejas mais belas de Salvador. ... .
Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim: ... .
Catedral Basílica Primacial de Salvador: ... .
Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia: ... .
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos:.

Toplist

Última postagem

Tag