Qual é a diferença entre o clima e o tempo meteorológico?

A diferença entre clima e tempo é algo que confunde muita gente, mas uma coisa é certa: clima e tempo não são sinônimos, como você verá a seguir. De maneira resumida, enquanto o tempo se refere às condições climáticas de um breve momento, o clima lida com o estado atmosférico em um longo prazo.

  • Qual a diferença entre mar e oceano?
  • Como os furacões se formam?

O que é o tempo atmosférico?

O tempo se refere ao que vemos quando olhamos para o céu. Tem nuvens? Está chovendo? O tempo basicamente é o estado atmosférico momentâneo em um determinado local, e muitos fatores contribuem para sua alteração. 

E para entender tudo isso melhor, o Canaltech conversou com a professora de meteorologia Andrea Cardoso, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Alguns dias podem amanhecer frios e ficar muito quentes "de repente", por exemplo, mas não é apenas a temperatura que define o tempo, pois o mesmo está sujeito a outras variáveis. Andrea Cardoso explica que o tempo também é determinado por variáveis atmosféricas como vento, umidade e precipitação (chuva), “sendo determinado para um dado local, horário ou dia; assim, este varia bastante e é de curtíssimo prazo”.

Alguns desses fatores, como a precipitação, se tornam mais ou menos intensos de acordo com as estações do ano. O verão, por exemplo, é o período em que mais chove, mas, mesmo em uma época com muita precipitação, alguns lugares podem apresentar altas temperaturas, enquanto outros não.

Os fatores que determinam o tempo são:

  • vento
  • umidade
  • chuva
  • temperatura

O tempo, então, é o estado atmosférico que percebemos neste período mais curto, em questão de horas ou dias, e que pode mudar rapidamente,

E o que é o clima?

O clima, por outro lado, é definido por padrões de tempo atmosférico em uma região ao longo dos anos, em um grande intervalo de tempo. 

Outra maneira de entender o clima é imaginá-lo como se ele fosse uma fotografia digital, onde cada pixel é um registro do tempo meteorológico. Somados, eles fornecem o quadro geral (o clima), que, muitas vezes, não reflete necessariamente condições meteorológicas registradas pontualmente pelo tempo atmosférico.

Portanto, as variáveis meteorológicas usadas para definir e analisar um tipo de clima são estabelecidas ao longo prazo — são pelo menos 30 anos estudando o comportamento do tempo atmosférico de uma região para definir seu clima.

Entre os fatores que influenciam a dinâmica do clima, estão:

  • latitude e altitude
  • tipo de relevo
  • continentalidade
  • maritimidade
  • correntes marítimas
  • localização geográfica

Ainda assim, “apesar de ter o clima esperado e conhecido para cada região, ele possui variações ao longo dos anos”, ressaltou a professora Andrea Cardoso.

Dica para não confundir clima e tempo

Para nunca mais confundir clima e tempo, basta lembrar que clima é o comportamento do tempo atmosférico em uma região ao longo de muitos anos, enquanto o tempo é o estado da atmosfera em um curto intervalo, podendo variar em horas ou dias. Por isso se fala "previsão do tempo", e não "previsão do clima"!

Fonte: Com informações de NASA e NOAA

Os conceitos de tempo e clima não são sinônimos. Enquanto o tempo descreve as condições meteorológicas de uma região em determinado momento, o clima reúne as informações de tempo atmosférico observadas por pelo menos trinta anos em um local.

Resumindo: enquanto o tempo é um estado momentâneo das condições meteorológicas de um local, o clima é uma tendência duradoura das condições meteorológicas de um local. Enquanto o tempo pode mudar de um momento para o outro, o clima de uma região se altera ao longo de anos.

Quando dizemos “tempo quente e clima quente”, embora pareçam a mesma coisa, não são. Essa sentença se refere ao tempo atmosférico e ao clima atmosférico.

Ou seja, o "tempo quente" determina um estado momentâneo ou parcial do local. Já o "clima quente" (pode ser, por exemplo, o tropical ou equatorial) está relacionado com anos de estudos sobre diversos fatores atmosféricos tais como: umidade, temperatura, pressão, índice pluviométrico (chuva), ventos, etc.

O tempo está relacionado com as condições meteorológicas, já o clima está relacionado com as condições climatológicas.

Entendendo o que é o clima

O clima reúne um conjunto de informações, coletadas por pelo menos 30 anos, sobre os diferentes tipos de clima. Por exemplo, clima tropical, subtropical, desértico, polar, equatorial, temperado, etc.

Dessa maneira, o tempo influencia o clima e o clima é caracterizado sobretudo pelos tipos de tempo de uma região. A combinação de elementos climáticos e fatores geográficos são responsáveis pela formação do clima.

Os elementos do clima

Os elementos climáticos são grandezas meteorológicas que caracterizam o clima e são quantificadas por instrumentos específicos. Os principais são:

  • Temperatura
  • Pressão atmosférica
  • Umidade atmosférica
  • Precipitação
  • Vento
  • Radiação

Os fatores do clima

Os fatores geográficos influenciam os elementos climáticos e assim podem promover alterações no clima. Os principais são:

  • Altitude
  • Latitude
  • Relevo
  • Vegetação
  • Massas de ar
  • Correntes marítimas
  • Maritimidade
  • Continentalidade

Exemplo: Quando dizemos “Faz muito calor aqui nessa época do ano”, estamos nos referindo ao clima da região. Na sentença "o Brasil tem um clima tropical, porém hoje faz muito frio", refere-se ao clima e ao tempo.

Saiba mais sobre os fatores que influenciam o clima e os tipos de clima.

Entendendo o que é tempo

O tempo designa as condições meteorológicas de determinado momento. Por exemplo, tempo chuvoso, tempo quente, tempo ensolarado, tempo úmido, tempo frio, tempo seco. Assim, o tempo é uma característica momentânea da atmosfera e o clima é um fator mais permanente.

O tempo pode variar de uma hora para outra, ou de um dia para o outro. Já o clima não é alterado de um momento ao outro, ou seja, ele muda ao longo do tempo.

Quando dizemos “Hoje faz muito frio” estamos falando das condições meteorológicas (e momentâneas) do local, isto é, do tempo.

Adquira mais conhecimento com os conteúdos:

  • Climas do Brasil
  • Geografia do Brasil
  • Exercícios sobre climas do Brasil

Qual é a diferença entre o clima e o tempo meteorológico?

Tempo e clima são conceitos distintos. Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro, tratando-se de uma sucessão habitual de tempos. Embora tempo e clima sejam comumente usados para designar o mesmo estado atmosférico, são conceitos diferentes.

Qual é o conceito de clima?

O clima é considerado o conjunto de estados médios do tempo meteorológico, o que acaba por caracterizar o meio ambiente da atmosfera de uma certa região do globo ao longo do ano. Assim, pode-se entender que o objeto de estudo da climatologia é a atmosfera e suas características, relações e fenômenos associados.

Qual é a relação entre o tempo e o clima?

O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade.

Qual a diferença entre clima e tempo meteorológico Brainly?

A diferença entre clima e tempo é: C) Clima é conjunto das condições atmosféricas, observadas ao longo vários anos e tempo meteorológico é o conjunto de condições momentâneas da atmosfera.