Qual a importância de entender as diferenças individuais?

Por: Luís Moura    

Em uma turma formada por 20, 30 ou mesmo 40 alunos, encontramos as mais diversas etnias, costumes, crenças, idades, condições de vida. Mesmo sendo de uma mesma comunidade, os alunos são diferentes, cada um tem a sua história e a sua visão de mundo, a sua interpretação dos fatos, de acordo com a sua realidade. Portanto, o professor não pode ignorar essas diferenças se ele quiser atingir um resultado efetivo de aprendizagem.

Todas os alunos “são iguais”, mas cada um com a sua capacidade de aprender, e é essa capacidade que o professor deve buscar identificar: qual a melhor maneira que o aluno A ou B assimila o conteúdo? Não estou dizendo que a aula deve ser individualizada, mas sim uma aula que consiga fazer com que todos os alunos compreendam a matéria e o mais importante, se interessem pela matéria, que estimule a curiosidade, que faça os alunos quererem mais.

Trazer o conteúdo para a realidade da comunidade em que a escola está inserida é uma das melhores maneiras de entender e respeitar as diferenças, procurar contar a história do bairro, a rua que eles moram, até mesmo a história da escola, colocando assim os alunos como agentes ativos da história local.

Dessa forma, a troca de experiências e a história dos alunos podem deixar a aula muito mais agradável e rica, e também ganhar a confiança dos estudantes, fazendo com que eles se sintam inseridos no processo, como também sendo muito importante para a integração e respeito entre os alunos, quando o aluno conhece a história do outro ele aprende a respeitar, evoluindo socialmente dentro da escola e na sociedade.

Mas para que isso aconteça, é preciso que o professor esteja sempre atualizado nos processos de aprendizagem, para que ele seja capaz de propor atividades coletivas e inovadoras em que os alunos possam trocar essas experiências, para que eles possam se colocar no lugar do colega e entender as dificuldades dos outros.

O professor não apenas ensina. Ele ensina a ensinar, ensina a aprender e, o mais importante, aprende com o que ele está ensinando.

#316

Marcus Buaiz, o polvo dos negócios

Marcus Buaiz, o polvo dos negócios

Em bate-papo com Leandro Vieira, o empreendedor em série Marcuz Buaiz, famoso por suas parcerias em negócios que vão desde o entretenimento até gastronomia, explica como identificar oportunidades em diferentes segmentos, administrar os negócios e gerar valor.

Ver todos os episódios

O homem é um indivíduo complexo com relação à sua natureza, às suas características, às suas múltiplas necessidades e potencialidades, como também é singularmente diferente de seus semelhantes. Além do mais, é diferente de si mesmo em relação ao tempo, à medida que, através da experiência e da aprendizagem, sua personalidade e seu comportamento sofrem profundas modificações.
A grande variabilidade de experiências faz com que cada pessoa se desenvolva diferentemente de outras.
Os papéis desempenhados pelos membros da equipe são determinados pelas características de cada um e pela estrutura da organização. Cada papel abrange dois tipos de componentes: os primeiros, determinados pela organização, valem para todos os ocupantes das posições ordenadas na estrutura organizacional.
Os segundos componentes constituem a parte livre, subjetiva e pessoal do papel, a ser preenchida de acordo com as características de personalidade, experiência e maturidade de cada indivíduo. As diferenças individuais são determinantes na atuação das pessoas dentro dos seus papéis sociais e nas posições que ocupam, ainda que estejam cercadas de variáveis externas similares. Esse elemento da formação do papel é o responsável pelas diferenças encontradas na forma de condução de problemas.
Muitas dificuldades surgidas no processo de desenvolvimento das equipes decorrem da falta de preparo das pessoas para conviver com as diferenças individuais. Contudo, a diversidade humana é considerada como fonte de enriquecimento do trabalho.
A ausência de empatia pode atrapalhar qualquer interação, criando uma distância emocional que leva o indivíduo a olhar a outra pessoa através das lentes de um estereótipo, do rótulo de grupo, em vez de vê-lo como um indivíduo.
Os preconceitos se estendem ao longo da existência humana, como parte integrante de seu sistema de valores. Eles entravam o crescimento, formando obstáculos capazes de estimular o isolamento, a exclusão e sentimentos de desrespeito para com as outras pessoas.

As diferencas individuais e sua influencia no ambiente de trabalho

2334 palavras 10 páginas

AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E SUAS INFLUENCIAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Jacinei de Cerqueira Sena
Tutora: Priscila Rocha
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Técnico em Segurança do Trabalho (SEG0196)
20/05/2013

RESUMO

O assunto a ser abordado são as diferenças individuais e suas influencias no trabalho. Entre os diversos fatores e recursos que compõem uma organização, destaca-se como o mais complexo e com uma ampla área de estudo a ser abordado, o recurso humano, ou seja, as pessoas que compõem e interagem no ambiente organizacional no desenvolvimento de suas tarefas. Uma vez influenciados por inúmeros fatores como sentimentos, emoções, tristezas, alegrias e estresse entre outros, o indivíduo age e reage de diferentes

…exibir mais conteúdo…

Estes fatores podem afetar o entendimento de uma necessidade assim como a maneira particular que as pessoas agem na busca de seus objetivos. São essas diferenças individuais que nos faz querer desvendar a personalidade humana que vem sendo objeto de estudo devido a sua presença em toda história da filosofia, psicologia, sociologia, antropologia e medicina geral.
Segundo os estudos, a ocorrência das diferenças individuais seria interpretada como uma decisiva influência ambiental sobre o desenvolvimento da personalidade humana. A personalidade determina as maneiras do indivíduo se relacionar com o ambiente de trabalho com seu temperamento, seus traços afetivos etc. Portanto, desvendar a personalidade das pessoas que nos cercam é cada vez mais importante, pois nos ajuda a entender seu comportamento, bem como a prever as atitudes que delas podemos esperar e também nos ajuda a precavermo-nos de certas situações embaraçosas que surgem no convívio social.
O indivíduo tem o direito de ser ele mesmo, que respeitem todo o conteúdo de suas experiências pessoais, as suas ideologias, e as suas crenças. O indivíduo tem direito de viver a vida de acordo com suas escolhas, razão pela qual, a personalidade tem a proteção integral, porque é o elemento da essência que torna o ser humano único. Mas o envolvimento de pessoas de culturas diferentes na realização de um trabalho colaborativo, sempre

Relacionados

  • Comportamento nas organizaçoes

    2116 palavras | 9 páginas

    Organizações Módulo II - Diferenças Individuais e Personalidade Objetivo de Aprendizagem • Explique como diferenças individuais influenciam o comportamento das pessoas nas organizações. • Descreva os principais fatores que contribuem para a diversidade demográfica. • Explique como a habilidade mental se relaciona com o desempenho no trabalho. Objetivo de Aprendizagem • Identifique as variáveis de personalidade importantes que influenciam o desempenho no trabalho. • Explique como a inteligência….

  • Comportamento organizacional - questões da prova

    1947 palavras | 8 páginas

    Qual a sua importância ? Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático docomportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos noambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduziro absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores emum ambiente organizacional frente aos seguintes fatores : o efeito da organização….

  • Respostas Comportamento Humano Nas Organiza Es EAD UNIP

    2884 palavras | 12 páginas

    ------------- PERGUNTA: Diante das diversas perspectivas que buscam entender a concepção da personalidade do indivíduo, a que se destaca por propor que a formação da personalidade ocorre de acordo com as aprendizagens adquiridas ao longo da vida consiste na abordagem: RESPOSTA: B - Behaviorista. PERGUNTA: Considerando as diversas abordagens relativas ao tema saúde mental do trabalhador, assinale a alternativa que corresponde ao estudo diagnóstico da doença, considerado a multicausalidade, assim….

  • Sociologia das organizações

    3879 palavras | 16 páginas

    12 O CONCEITO DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO 2. O Capítulo 12 do livro Sociologia das Organizações, de Sílvio Luiz de Oliveira, traz o título “O conceito de satisfação no trabalho” e, esse capitulo traz vários conceitos de satisfação no trabalho, dos fatores que interferem para que o trabalhador se sinta satisfeito com o trabalho que desempenha. O trabalho é de suma importância para a vida do homem, e vem sendo estudado ao longo do tempo por diversos autores. O trabalho está relacionado a uma profissão….

  • O comportamento humano em função da diversidade cultural – reflexo nas organizações

    5575 palavras | 23 páginas

    FACULDADE SANTO ANTONIO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA ADAUTO LIBERATO MOURA FILHO AVANY ROBERTA FREITAS DOS SANTOS E SANTOS JANETE SOUZA SANTOS QUEZIA ALMEIDA DOS SANTOS O COMPORTAMENTO HUMANO EM FUNÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL – REFLEXO NAS ORGANIZAÇÕES: O caso Alagoinhas Plaza Hotel na Cidade de Alagoinhas-BA. Alagoinhas - BA 2009 ADAUTO LIBERATO MOURA FILHO AVANY ROBERTA FREITAS DOS SANTOS E SANTOS JANETE SOUZA SANTOS QUEZIA ALMEIDA DOS SANTOS O COMPORTAMENTO HUMANO EM….

  • Resenha sobre grupos e equipes

    3796 palavras | 16 páginas

    In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall ROBBINS, S.P. (2005). Capítulo 9: Compreendendo as equipes de trabalho. In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall Resenhado por: Luciana Ponte Carvalho – 04/33811 Universidade de Brasília Psicologia Aplicada à Administração Um grupo pode ser definido como dois ou mais indivíduos reunidos e com um objetivo em comum. Podem ser formais ou informais, sendo os formais os grupos definidos pela estrutura da….

  • CHO -APOSTILA

    8041 palavras | 33 páginas

    atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, em consonância com as demandas da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho, respeitando a diversidade e cultivando a solidariedade, a inclusão, os valores humanos e a ética, visando à formação de cidadãos qualificados e potencialmente aptos a contribuírem para o desenvolvimento sócio-econômico da sua região de influência. Administração – 1º Semestre/2014 2 Informações Gerais Comportamento Humano nas Organizações Rosária Aragoni….

  • Liderança e inteligência emocional

    7009 palavras | 29 páginas

    criá-lo”. Peter Drucker SUMÁRIO INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------- 8 1. O QUE SE ENTENDE POR LIDERANÇA, DIFERENÇA ENTRE CHEFE E LÍDER E UMA REVISÃO HISTÓRICA SOBRE LIDERANÇA----------------------- 9 1. CONCEITUANDO LIDERANÇA E A DIFERENÇA ENTRE CHEFE E LÍDER- 9 2. LIDERANÇA UMA REVISÃO HISTÓRICA -------------------------------------------- 11 2. DIFERENTES ESTILOS E AS BASES DA LIDERANÇA -----------------------------….

  • Fichamento a saúde e seus determinantes sociais

    1018 palavras | 5 páginas

    e desafios no estudo dos determinantes sociais de saúde; | | |- Discutir uma série de possibilidades de intervenções de políticas e programas voltadas ao combate às iniquidades de saúde | | |geradas pelos Determinantes Sociais de Saúde. | |Síntese/ conteúdos |- As condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos….

  • apostila de comporatmento humano nas organizações

    12024 palavras | 49 páginas

    Professora conteudista: Leonor Cordeiro Brandão Formada em Psicologia pela Faculdade Newton Paiva Ferreira, de Minas Gerais (1982), e mestre em Administração pela UNIP (2006). Docente e pesquisadora na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho há 12 anos e consultora há 8 anos, é docente e coordenadora do curso de Administração de Empresas da UNIP Sorocaba e do curso de Administração Pitágoras, em Votorantim; docente do curso de pós-graduação da Universidade de Sorocaba (UNISO) e do….

Trabalhos Populares

Qual a importância de se entender as diferenças individuais?

Ou seja, a importância das diferenças individuais para a educação reside em ensinar e educar para a compreensão de que somos todos diferentes e únicos. E é precisamente essa singularidade que permite que todos encontrem o seu próprio caminho para aprender e construir o conhecimento.

Como explicar as diferenças individuais?

Entende-se diferenças individuais como as inteligências, os estilos cognitivos e a personalidade. Cada indivíduo possui uma maneira de acomodar as idéias e assimilar mentalmente um conteúdo, e isto é possivel pois cada um possui determinadas habilidades mentais.

Qual a influência das diferenças individuais para uma organização?

Segundo os estudos, a ocorrência das diferenças individuais seria interpretada como uma decisiva influência ambiental sobre o desenvolvimento da personalidade humana. A personalidade determina as maneiras do indivíduo se relacionar com o ambiente de trabalho com seu temperamento, seus traços afetivos etc.

Como se dá o processo de aprendizagem a partir das diferenças individuais?

O aluno não aprende sozinho, a aprendizagem depende da interação como professor e o meio. Sendo assim, a ajuda do professor precisa ser ajustada ao nível que o aluno apresenta em cada fase de aprendizagem.