Qual a importância das Diretrizes curriculares Nacionais na formação teórica e prática do professor?

A importância das diretrizes curriculares nacionais da educação infantil na formação teórica e prática para o professor de educação infantil.

966 palavras 4 páginas

Apresentação O documento afirma na constituição de 1988, o atendimento de crianças em creches e pré- escola e o reconhecimento da modalidade de Educação Infantil. Na qual movimentou todo país em favor do crescimento e movimentação no emprego para as mulheres trabalhando e isso inclui também as professoras se aperfeiçoando para que a sombra de assistencialismo suma para sempre.

Relação das matérias com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Ed. Infantil.

A educação das crianças de 0 a 5 anos, não diferente das outras modalidades, exigem planejamento, elaboração e propostas pedagógicas, atendendo ás normas do sistema. É ofertado pelo Estado, em jornada integral ou parcial, o local deve ser fiscalizado e assim

…exibir mais conteúdo…

Respeitar a idade de cada criança e promover a interação das crianças de diferentes idades. A convivência com idades diferentes concepções para a criança, pois ela admira o fato da outra ser maior e por impulso quer se desenvolver como a outra. Muito importante é ouvir a voz da família, promover o diálogo, e respeito em relação á criança na expressão motora, afetiva e cognitiva. A família ou representante da criança, é assim que devemos pensar pois hoje não há formação de famílias como antigamente, devemos trazer essas pessoas para o ambiente escolar a fim de relacionar as responsabilidades de cada um sobre a criança e professor e pais se conhecer para que haja uma relação de cumplicidade e saber lidar com cada educando. Enquanto da linguagem oral e escrita se dá pelas interações, sensoriais, expressivas, corporais que favoreça a linguagem verbal e gestual. Possibilitar ás crianças com experiências de interagir com as mais diversas linguagens oral e escrita, gêneros textuais orais e escritos, onde a participação da criança coletivamente e individualmente favoreça sua autonomia. Esses diferentes contatos, é uma boa saída para trabalhar com o emocional e a agilidade dela relacionar o pensamento dela, como por exemplo, uma interpretação de uma historia. Fazer com que ela interprete o personagem, fazendo um cidadão ativo no circulo de convivência aonde esta inserido. A diferença social traz

Relacionados

  • Diretrizes Nacionais

    1420 palavras | 6 páginas

    a IMPORTÂNCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL a IMPORTÂNCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como exigência parcial das disciplinas: Educação da Criança de 0 a 5 anos, Organização e didática na educação infantil, Ludicidade….

  • “Prática pedagógica na educação infantil”

    3106 palavras | 13 páginas

    trabalho - Infância e Ludicidade vêm abordar a “Prática Pedagógica na Educação Infantil” vivenciada por educadores em atendimento a crianças de 0 a 6 anos, momento crucial de grandes descobertas e desenvolvimento dos educandos nesta faixa etária. Tendo como objetivo refletir e analisar por meio de releituras, pesquisas e observações, como tem sido efetivada a ação docente no cotidiano da educação infantil. A fim de obter subsídios teóricos e práticos, que nos proporcionarão crescimento profissional….

  • Política nacional de educação infantil: pelo direito das crianças de zero à seis anos à educação

    12017 palavras | 49 páginas

    Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero à seis anos à Educação Introdução O Preâmbulo da Declaração dos Direitos da Criança, das Nações Unidas, afirma que a humanidade deve às crianças o melhor dos seus esforços. A Constituição Federal, em seu art.227 determina: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito….

  • Profissionalização Docente

    19389 palavras | 78 páginas

    Introdução O ser professor, no contexto atual, exige certa ousadia aliada a diferentes saberes. Na era do conhecimento e numa época de mudanças, a questão da formação de professores vem assumindo posição de urgência (PERRENOUD, 2001) nos espaços escolares. Nessa perspectiva, a formação continuada associa-se ao processo de melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sua rotina de trabalho e em seu cotidiano escolar. Além disso, a formação relaciona-se também à ideia de aprendizagem….

  • Referencial Curricular da Educação Infantil

    15809 palavras | 64 páginas

    ISSN 1982 - 0283 NOVAS DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Ano XXIII - Boletim 9 - JUNHO 2013 NOVAS DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL SUMÁRIO Apresentação........................................................................................................................... 3 Rosa Helena Mendonça Introdução. ............................................................................................................................. 4 . Zilma de Moraes Ramos de Oliveira Texto….

  • AGUA FONTE DE VIDA

    4582 palavras | 19 páginas

    SOBRE A IMPORTANCIA DA ÁGUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL1 Edilena Pereira Rogério. Adilene Barbosa da Silva .2 Orientadoras: Giane Pimentel Zenaide Fortunato3 RESUMO O presente trabalho ressalta as experiências vividas no Estágio II, em um Centro de Educação Infantil no Município de Bom Jesus da Lapa – BA, seguindo as exigências do Componente Curricular - Pesquisa e Estágio II, tendo como objetivo fazer uma reflexão sobre o papel do pedagogo face a infância e a educação infantil….

  • dossiê de IP

    4289 palavras | 18 páginas

    SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS Curso de Pedagogia MÓDULO: INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA E AOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO – 6Oh UNIDADE 1 DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA  Questões obrigatórias para o dossiê 1. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005, qual o objetivo do curso de Pedagogia? O objetivo do curso de pedagogia é a formação inicial para exercer na educação infantil….

  • Fichamento: CAMPOS, Maria Malta; FULLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. A qualidade da Educação Infantil Brasileira: Alguns Resultados de Pesquisa. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 36, n. 127, 2006.

    3407 palavras | 14 páginas

    CAMPOS, Maria Malta; FULLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. A qualidade da Educação Infantil Brasileira: Alguns Resultados de Pesquisa. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 36, n. 127, 2006. Campos, Fullgraf e Wiggers(2006) iniciam com resumo demonstrando a finalidade do artigo, que analisa dados levantados em pesquisas sobre a qualidade da educação nas instituições de educação infantil no Brasil, entre os anos de 1996 e 2003. As autoras concluem que os resultados demonstram a grande distância entre as….

  • PLANO DE AULA- MUSICA

    2099 palavras | 9 páginas

    MÚSICA NA ED. INFANTIL LEISERRY ZAFFALON SIMONE SOUZA BONANI MARINGÁ 2015 UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO CESUMAR MÚSICA NA ED. INFANTIL LEISERRY ZAFFALON SIMONE SOUZA BONANI Esse projeto tem o objetivo de apresentar o plano de ensino da disciplina de Estágio Supervisionado II, do Centro Universitário Cesumar – UniCesumar, sob a orientação da Professora Vânia Gizele Malagutti. MARINGÁ 2015 ÍNDICE INTRODUÇÃO FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA / REVISÃO BIBLIOGRÁFICA OBJETIVOS….

  • A importäncia da formação academica do professor da educação infantil

    4331 palavras | 18 páginas

    INFANTIL Roselane Batista Franco* • Aluna do 2º período do curso de Pedagogia, da Fundação Educacional de Caratinga – UNEC – Campus de Teòfilo Otoni-MG - Palavra-chaves: formação, professor, educação infantil. 1- Introdução: Este trabalho, tem como objetivo, uma análise sobre a formação do professor da educação infantil, após a introdução da LDB 9394/96 no Brasil, onde será investigado o exercício….

Trabalhos Populares

Qual é a importância das diretrizes na formação teórica e prática do professor?

As diretrizes curriculares visam preservar a questão da autonomia da escola e da proposta pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação daquelas competências explícitas nas DCNs.

O que são as Diretrizes curriculares Nacionais para a formação de Professores?

As DCN definem as competências e diretrizes para a Educação Básica. Por isso, embasa a elaboração dos currículos e dos conteúdos mínimos para garantir uma formação comum. O objetivo das Diretrizes Curriculares é assegurar a autonomia da escola e da proposta pedagógica.

Qual a finalidade das Diretrizes curriculares Nacionais?

São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica: Orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

Qual a importância das diretrizes?

As Diretrizes Curriculares Nacionais possuem uma importância fundamental para a educação nacional. Primeiro, porque são elas os pilares fundamentais para a organização do ensino no país. Imagine um país de proporções continentais, como o nosso, que não tem um sistema de ensino uniforme em relação ao currículo escolar.