Qual a função de uma roldana fixa?

1505 palavras 7 páginas

INTRODUÇÃO

A polia ou roldana é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e movimento. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal, mas também é comum em madeira, lisa ou sulcada em sua periferia. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Quando associada a outra polia de diâmetro igual ou não, a polia realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem. As roldanas têm sido usadas desde os tempos mais remotos, sempre com a função de ajudar a elevar objetos pesados: nos poços de água, para alterar o sentido da força que puxa o balde, na construção civil, para colocar os materiais no

…exibir mais conteúdo…

Com o dinamômetro, analisa-se esse valor da força potente, o valor encontrado foi 1,825N.
Com o valor da força resistente e da força potente, podemos encontrar a vantagem mecânica estática(Vme) que é dada pela fórmula Vme=Fr/Fp. O valor teórico deveria ser 1, porém neste valor não é levado em consideração o atrito do sulco da roldana com a corda. Então o valor calculado foi 0,905, aproximado a 1, porém com o valor do atrito, o valor foi diminuído em aproximadamente 0,095.
A experiência com o dinamômetro estático está realizada, mas e quando a massa na extremidade está em movimento o valor não é o mesmo, então fora analisada essa força motriz quase da mesma forma que a força potente, porém esta foi analisada enquanto o lastro estava em movimento, igualmente ao dinamômetro, porém em direção contrária. O valor obtido foi 1,9N. Agora calcula-se a vantagem mecânica dinâmica(Vmd) dada por Vmd=Fr/Fp que foi de 0,869.
Notou-se que há um deslocamento tanto do dinamômetro quanto do lastro durante o experimento, decidiu-se então analisar esse deslocamento e observar se há diferenças entre os deslocamentos realizados. O deslocamento do lastro foi de 10cm e o deslocamento da outra extremidade da corda foi igualmente de 10cm, ou seja, ambos se deslocam a mesma distância, então a comparação entre elas(dp/dr) é igual a 1.
Um bom exemplo de uma roldana fixa sendo utilizada é nos poços de água, para alterar o sentido da força que puxa o

Relacionados

  • Relatório roldana fixa e roldana móvel

    1464 palavras | 6 páginas

    ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MÁQUINAS SIMPLES – COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL DA FUNÇÃO DA ROLDANA FIXA E DA ROLDANA MÓVEL ROTEIRO 23 ALAN DA SILVA MIRANDA BÁRBARA DE CARVALHO FELBINGER BEATRIZ NEVES ALVES MAYRA DA SILVA DE ALMEIDA….

  • 138612717 Relatorio Aula Pratica Fisica Uso De Alavancas E Polias

    2068 palavras | 9 páginas

    FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I - LABORATÓRIO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA PROFESSOR: EDSON DIAS AIRES DE CARVALHO TURMA: 25N2A Usos de alavancas e polias TERESINA - PI MARÇO/2013 RENATO MENDES ARAÚJO EDNILSON A. C. DE CARVALHO Mauricio Jose M. da Costa rICARDO RAMOS JOSÉ AUGUSTO FIALHO DANIELA KELLY DE SÁ SILVA Ernandes da Silva Almeida Juarez Cavalcante F. Filho Usos de alavancas e polias TERESINA….

  • Ata Preg o 062014 Arquivos Deslizantes Escola de Sargentos Empresa Tecnolach Representante Estilo Office Validade 09022016

    6995 palavras | 29 páginas

    *****A EMPRESA SE RESERVA AO DIREITO DE FUTURAS CORREÇÕES***** 1.1. ITEM 65: FACE MÓVEL DE MÓDULO SIMPLES OU DUPLO QUANTIDADE: 4013 VALOR UNITÁRIO: R$2.925,00 Face Móvel de módulo simples ou duplo com as medidas internas de 210mm a 495mm (P) X 1.000mm a 1.200mm (L) X 2.025mm a 2750mm (H), permitindo assim formar conjuntos em áreas e composição diferentes, composto por estruturas em chapa de aço dobrada SAE1010#18, fixadas a base através de suportes de sustentação. Estruturas com furos retangulares a….

  • Relatorio de aula prática movimento retilineo uniforme

    1568 palavras | 7 páginas

    mesmo se encontra em um MRU. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. A função horária da posição em relação ao tempo em um MRU é descrita por: S= S0 + VT Onde S é a posição do móvel no instante t, S0 é a sua posição no tempo t=0. E a principal fórmula que define um MRU pode ser descrita por: V=ΔS/ΔT O movimento retilíneo uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado. No movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória….

  • ELEVADOR DE POLIAS

    2168 palavras | 9 páginas

    UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO ALINE DA SILVA E SILVA ANDERSON DA SILVA DANILLA MARQUES EDER FERREIRA DE LIRA JOSE RONILDO TOMAZ LAERTE SOUZA RODRIGUES RAMON WALTER GALINDO SILVANA CLAUDIA DE LIMA SILVA SIMONE QUEIROZ DE OLIVEIRA TALITA AKEMI MITUYAMA PROJETO INTEGRADOR: Elevador de Polias GRUPO: Engenhoca São Paulo 2013 ALINE DA SILVA E SILVA - 312204034 ANDERSON DA SILVA - 412204572 DANILLA MARQUES - 312203917 EDER FERREIRA DE LIRA - 312202886….

  • Ponte Rolante

    2450 palavras | 10 páginas

    deve ser desenergizado e instalada sinalização de alerta no quadro de energia e de comando (travamento de energias perigosas / POWER LOCK-OUT). A manutenção preventiva deve visar sempre: Basculamento/ Elevação; Cabos e seus acessórios; Trilhos e Roldanas; Lubrificação geral; Freios; Parte Elétrica/ Comandos. [1] Descrição do Processo Ponte Rolante Para iniciar o processo a qualificação e treinamento do operador são fundamentais, somente pessoas….

  • Movimento retilíneo uniforme

    4103 palavras | 17 páginas

    aM = ∆v∆t Eq. 01 - 2 a = 0 tal que a velocidade não varia com o tempo, ou seja, permanece constante. As equações da velocidade estão relacionadas a seguir. Espaço Percorrido (S): Um móvel se deslocando sobre a trajetória percorreu um espaço s1 para um instante de tempo t1, e encontrava-se em s2, para o instante de tempo t2. O espaço percorrido é então a diferença das posições dado por….

  • História das instituições juridicas

    8102 palavras | 33 páginas

    que é uma vergonha sem precedentes para os cidadões da cultura hindu. 3 - Havia já a prostituição prevista no Código de Manu? A prostituição era confinada aos templos.As devadasis eram as servas de Deus, as mulheres sagradas (prostitutas) cuja função era dançar e cantar diante dos ídolos e depois divertir os brâmanes. Algumas eram….

  • Empreendedorismo - criação de uma academia

    8593 palavras | 35 páginas

    UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências Sociais e Aplicadas TRABALHO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de estruturação de um novo negócio São Paulo 2012 TRABALHO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de estruturação de um novo negócio Projeto do Trabalho de Graduação apresentado ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para a matéria de Empreendedorismo. São Paulo 2012 Introdução Neste trabalho iremos abordar a ideia da possível abertura….

  • Segurança nos trabalhos em altura na industria da construçao civil

    8885 palavras | 36 páginas

    proibido trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes que possuam altura superior a 2,0 m (Dois Metros) e largura inferior a 0,90 m (Noventa Centímetros). - É proibido o trabalho em andaimes na periferia da edificação sem que haja proteção adequada fixada a estrutura da mesma. - É proibido o deslocamento das estruturas dos andaimes com trabalhadores sobre os mesmos - Os andaimes cujos pisos de trabalho estejam situados a mais de 1,50m (Um metro e Cinquenta Centímetros) de altura devem ser providos….

Trabalhos Populares

Qual a função da roldana fixa?

Roldana fixa Ela geralmente é utilizada para erguer objetos pesados, e a força feita para tal tarefa corresponde exatamente ao peso do objeto elevado. Na imagem acima, observe que a roldana está presa ao teto. Sua função é apenas proporcionar a elevação do objeto.

Qual é a função da roldana móvel?

2. Roldana móvel. A roldana móvel tem como função a redução da força de trabalho necessária para mover o objeto, reduzindo o seu peso pela metade. Ela será sempre utilizada em conjunto com uma roldana fixa, que permite direcionar a força.

O que são roldanas fixas e móveis?

A roldana nada mais é do que uma roda cuja periferia passa uma corda, correia ou cabo. As roldanas, cujo centro não se move, são chamadas de roldanas fixas, do contrário, são chamadas de roldanas móveis.