Qual a diferença entre o conteúdo manifesto e o conteúdo latente de um sonho?

O que é conteúdo manifesto é latente?

Em outras palavras, o conteúdo manifesto é o produto do trabalho do sonho que consiste em não deixar aflorar na consciência algo proibido pela censura; enquanto o conteúdo latente é o produto da interpretação do analista em busca do verdadeiro significado do sonho.

O que é condensação e deslocamento?

O deslocamento é a obra da censura, onde um elemento do sonho a nível latente é substituído por um dos seus fragmentos constituintes. ... ''O mecanismo de condensação é marcado pelo conteúdo do sonho de forma abreviada.

O que é a queixa latente?

A queixa manifesta é o conteúdo que se apresenta ao indivíduo, enquanto a queixa latente vem através da análise, sendo o conteúdo “real” da queixa. ... O papel do analista é entender o real motivo desse sonho, e interpretá-lo de acordo com os dados e a realidade do indivíduo em análise.

O que são pensamentos oníricos?

O pensamento onírico é o trabalho psicológico predominantemente inconsciente que realizamos durante o sonho. Sonhamos continuadamente, estejamos acordados ou dormindo (Bion, 1962a/1977).

O que é algo onírico?

adjetivo Que faz referência aos sonhos; que pode estar relacionado com a essência dos sonhos; próprio dos pensamentos e ideias que aparecem durante o período do sono: condição onírica; devaneio onírico. ... Oniro + ico; pelo grego oneiros.

O que é oníricos?

Onírico é um adjetivo masculino da língua portuguesa e está relacionado ou faz referência aos sonhos, às fantasias e ao que não pertence ao chamado "mundo real". A palavra tem sua origem etimológica a partir do grego óneiros, que quer dizer literalmente "sonho".

O que é pintura onírica?

Opõe-se ao racionalismo da pintura abstrata. ... Ligada à fantasia, à emotividade e ao inconsciente.

O que é uma paisagem onírica?

Resposta. Resposta: Paisagem Onírica:onírico é um adjetivo masculino da língua portuguesa e está relacionado ou faz referência aos sonhos, às fantasias e ao que não pertence ao chamado "mundo real". ... Paisagem abstrata:abstrato é tudo aquilo que resulta de uma abstração de um alheamento.

Como fazer para ter um sonho lúcido?

Como ter um sonho lúcido?

  1. Crie um diário dos sonhos. Assim que acordar, mantenha os olhos fechados por alguns minutos e tente recordar ao máximo o que sonhou. ...
  2. Faça testes de realidade. Escolha um teste de realidade e faça-o várias vezes durante o dia. ...
  3. Escolha um método. ...
  4. Induza o sonho lúcido. ...
  5. Utilize ferramentas.

O que é sonho lúcido?

A premissa de um sonho lúcido é simples e, ao mesmo tempo, misteriosa: um sonho lúcido é aquele em que você sabe em que está sonhando. ... E isso significa ser capaz de fazer tudo o que você faz acordado, mas em sonho. O melhor é que qualquer um pode treinar pra adquirir essa habilidade.

Como sonhar com uma pessoa que eu amo?

VER A PESSOA AMADA: É um sinal para saber controlar melhor seus desejos, pode também indicar um período de ganhos financeiros. ABRAÇO: Se no sonho vocês se abraçam é sinal de que deve evitar brigas e desentendimentos bobos. RECONCILIAÇÃO: Chegada de bons momentos, então é melhor manter-se atento para não perdê-lo!

O que fazer para sonhar com a pessoa que você gosta?

Quando se olha fixamente para alguém é um sinal de que você sente um apreço por essa pessoa. E, ao sonhar que a pessoa amada está te olhando fixamente pode indicar um excelente presságio! É um sinal de que a outra pessoa sente algo por você, como amor, carinho e desejo. Afinal, o olhar é um sinal de amor e de paixão.

O que significa sonhar fazendo as pazes com alguém?

Sonhar para se reconciliar com alguém: seus sofrimentos logo serão aliviados, você encontrará sua paz interior. Sonhar com uma reconciliação significa que há alguém do seu passado com quem você gostaria de se comunicar. Você precisa repensar algumas coisas do seu passado, encará-las e esquecê-las.

Tem gente que te abraça e te reinicia significado?

Gente que entra numa relação de corpo e alma, com o propósito de compartilhar, de juntar e somar, de conceder, de mudar no que for preciso, de entender quem caminha junto, andando junto, nunca à frente ou atrás – junto.

Qual a diferença entre o conteúdo manifesto e o conteúdo latente de um sonho?

A tese de Freud é de que o primeiro registro ( o consciente) é um substituto do segundo registro ( o inconsciente), do qual o sonhador detém um saber que não lhe é acessível de forma imediata. A estes distintos registros Freud denomina, respectivamente, conteúdo manifesto do sonho e pensamentos latentes do sonho. A distinção é válida tanto para os elementos isolados do sonho como para o sonho considerado como um todo.

Aquilo a que o sonhador tem acesso é ao conteúdo manifesto, isto é, ao sonho sonhado e recordado por ele ao despertar. Este é o substituto distorcido de algo inteiramente distinto e inconsciente que são os pensamentos latentes. Os pensamentos latentes são a matéria-prima de que são feitos os sonhos manifestos, mas é apenas a partir destes últimos que podemos chegar ao conteúdo latente.

O processo pelo qual os pensamentos latentes são transformados em conteúdo manifesto é denominado por Freud trabalho do sonho ( Traumarbeit , e o trabalho de interpretação ( Deutungsarbeit ) ou simplesmente interpretação ( Deutung ).

O termo trabalho é para ser tomado aqui no seu sentido forte, isto é, como designado o processo pelo qual uma matéria-prima é transformada em seu produto. Trata-se evidentemente  de um trabalho psíquico ( ou anímico, se preferirmos) e não de um trabalho físico, mas nem por isso menos transformador da matéria-prima sobre a qual ele se exerce.

Os pensamentos latentes, dos quais o conteúdo manifesto é uma expressão deformada, são pensamentos que em nada se distinguem dos pensamentos que se processam em nível consciente. Seriam, portanto perfeitamente inteligíveis caso se tornassem conscientes. Por que, então, esse trabalho de deformação a que são submetidos?

Vimos que todo sonho é uma realização de desejo. Alguns desses desejos são expressão de tarefas interrompidas ou inacabadas do dia anterior ao do sonho, restos diurnos que encontram no sonho sua solução e seu acabamento. No sonho de Irma, o desconforto causado em Freud pela observação do seu amigo Otto foi o responsável por grande parte do conteúdo manifesto da primeira parte do sonho. Não apenas o problema foi resolvido _ a culpa foi de Irma que não aceitou a solução por  ele oferecida _ como Freud ainda se vinga do amigo culpando-o por ser apressado e descuidado; afinal a seringa estava suja. Com relação portanto, ao desejo de Freud de se isentar de qualquer culpa quanto a um possível erro de diagnóstico e de estar aplicando o tratamento correto, o sonho não apresenta distorção alguma, sendo a expressão quase que literal das dúvidas e dos desejos conscientes do sonhador.


   

Há, contudo outros elementos do sonho para os quais não encontramos qualquer referência nos restos diurnos ou em quaisquer outros acontecimentos da vida cotidiana. São elementos sem nenhum sentido aparente e completamente desconectados dos demais. São precisamente essa ausência de sentido e esse caráter desconexo que se constituem como índices da distorção a que foram submetidos os pensamentos latentes, e são estes os elementos que interessam mais intensamente à tarefa de interpretação. Quanto mais trivial, disparatado e desinteressante é um elemento do sonho manifesto, e quanto mais o sonhador se recusa a fornecer associações a este elemento alegando sua desimportância, mais ele se mostra significante para o trabalho de decifração, posto que são precisamente eles que poderão conduzir ao desejo inconsciente e à solução do sonho. Freud refere-se ao conteúdo manifesto e aos pensamentos latentes como sendo diferentes modos de expressão, compreendendo signos e leis de articulação distintas; uma diferença de linguagens, portanto, e não uma diferença como a que existe entre duas línguas. No caso de duas línguas, há uma gramática que se mantém constante, assim como há a possibilidade de um código comum viabilizando a tradução, ao passo que, nos sonhos, cada sonhador cria sua própria gramática.

Luiz Alfredo Garcia-Roza

O que é um sonho latente?

De acordo com o psicanalista Sigmund Freud, o conteúdo latente de um sonho é o significado psicológico oculto do sonho. Freud acreditava que o conteúdo dos sonhos é relacionado ao cumprimento de desejos e sugeriu que os sonhos têm dois tipos de conteúdo: conteúdo manifesto e conteúdo latente.

Qual a diferença entre o conteúdo manifesto e o conteúdo latente de um sonho?

Em outras palavras, o conteúdo manifesto é o produto do trabalho do sonho que consiste em não deixar aflorar na consciência algo proibido pela censura; enquanto o conteúdo latente é o produto da interpretação do analista em busca do verdadeiro significado do sonho.

O que é manifesto é latente?

Compreenda que algo manifesto é o antônimo de latente. Ou seja, manifesto é algo evidente e claro, inegável e notório. Como visto anteriormente, se latente é algo subentendido, já manifesto tem como premissa a noção de explícito.

Quem transforma o conteúdo latente e manifesto?

O processo que transforma o sonho latente em manifesto é chamado Trabalho do Sonho (Figura 1). O processo que avança na direção contrária, a que pretende conduzir do sonho manifesto ao latente, é o nosso Trabalho de Interpretação (Figura 2). O trabalho interpretativo deseja entender o trabalho do sonho.