Qual a diferença entre desinfecção e desinfecção?

A limpeza é um processo muito importante nas nossas vidas. Afinal, um ambiente limpo garante saúde e bem estar. Saiba a diferença e a importância!

13 jun 2018 09:00

Qual a diferença entre desinfecção e desinfecção?
Ver Galeria

Limpar bem os locais exige conhecimento na escolha dos produtos e técnicas mais adequadas a cada ambiente, pois a sujidade encontrada numa banheira é diferente daquela existente em cima de nossa mesa de trabalho. E, assim como há diferença de sujidades, há também diferença entre limpeza e desinfecção.

A higienização destina-se à redução da proliferação de bactérias, vírus e fungos. Na limpeza de uma superfície estamos simplesmente a remover os detritos visíveis, a sujidade e poeiras e, desta forma, a higienização de uma superfície torna-a apenas livre de sujidade visível e assim poderá estar a colocar a sua saúde em risco!

A desinfecção de uma superfície “eliminará” os organismos microscópicos, conforme reivindicado no rótulo de um determinado produto.

Os dois processos promovem a eliminação de sujidade, vírus e bactérias, mas cada qual numa percentagem diferente.

Vamos a cada um deles:

Limpeza:

este processo é a primeira etapa de uma completa eliminação dos focos de doenças. Normalmente executada com um produto multiusos, água e um esfregão/esfregona, a limpeza elimina a sujidade aparente e promove uma higienização de 95% dos antígenos nos ambientes, em superfícies diversas.

Desinfecção:

é a segunda etapa do processo de eliminação dos vírus e bactérias, quando se utiliza produtos desinfectantes específicos. Nesse momento, é possível alcançar 98% de higienização. A limpeza de forma individual sempre contribuirá favoravelmente para a saúde porque os alérgenos e microorganismos estão a ser removidos das superfícies do ambiente interno. O problema, no entanto, é o risco de contaminação cruzada. A solução de limpeza e as ferramentas de limpeza podem estar espalhando doenças na ausência de um germicida.

Quando limpamos, reduzimos apenas o número de bactérias presentes, mas não actuamos nada sobre vírus e fungos. A redução das populações de um agente infeccioso em superfícies ambientais é exponencialmente melhor quando é feita uma desinfecção.

Processo de higienização:

O processo de higienização compreende as seguintes fases:

1. Limpeza prévia (força física e remoção de detritos);

2. Limpeza profunda (aplicação de detergente para remover matéria orgânica e inorgânica, respeitando as dosagens e o tempo de acção prescrito);

3. Enxaguamento;

4. Desinfecção (quando aplicável e respeitando sempre as indicações de dosagens, tempo de contacto e modo de aplicação);

5. Enxaguamento;

6. Secagem.

A Seta Verde Higiene, Lda. possui uma oferta variada de produtos de limpeza da sua marca registada Biosoluções e sistemas de higiene e limpeza, adequados aos diferentes sectores de actividade (Cozinha – Housekeeping – Lavandaria – Automóvel & Oficinas entre outros), conjugando o aumento da rentabilidade, a diminuição dos custos e o aumento da produtividade.

Através da prestação de serviços de formação & consultadoria em limpeza profissional podemos contribuir para uma melhor eficácia e rentabilidade dos recursos humanos.

Alguns termos parecem ter significado igual no uso cotidiano, mas fazem completa diferença no meio profissional. Limpeza, desinfecção e descontaminação, por exemplo, embora pertençam ao mesmo universo, se referem a procedimentos completamente distintos.

Especialmente em lugares que exigem muita higiene, como em hospitais e estabelecimentos de food service (bares, buffets e restaurantes), é importante conceituar corretamente para que esses diferentes tipos de serviços sejam realizados de maneira eficiente. 

Confira as diferenças:

Limpeza

A limpeza é um termo geral para a retirada das sujeiras. Mas, no contexto comparativo com os outros tipos de asseio apresentados aqui, a limpeza refere-se à forma mais simples e generalizada da higiene. Diz respeito à “retirada da sujeira mais grossa”. 

Ao contrário da descontaminação a limpeza deve ser feita periodicamente, preferencialmente todos os dias, em lugares mais sensíveis às sujidades.

Diferente da desinfecção, refere-se aos ambientes de uso público e geral.

Desinfecção ou esterilização

A desinfecção é um tipo de limpeza mais específico, muito conhecido no ramo da saúde. É um processo mais intenso e rigoroso, que tem como objetivo final a completa (ou mais eficiente possível) esterilização.

A esterilização de objetos, inclusive, não apenas de ambientes, faz parte desse tipo de limpeza. Seu objetivo é evitar a proliferação de agentes patógenos presentes no ambiente e nos móveis. 

Normalmente é realizada antes da utilização do espaço, como no caso das salas de cirurgia de um hospital, antes de um procedimento.

Descontaminação

A descontaminação, assim como a esterilização, é um processo rigoroso para eliminar vírus, fungos e bactérias através de agentes químicos ou altas temperaturas. 

A diferença é que a descontaminação acontece após os procedimentos, para tirar quaisquer resquícios de matéria orgânica que possa ter sobrado. Ou seja, é um tipo de asseio que começa com uma limpeza e termina com uma desinfecção.

Ao final do dia, na cozinha de um restaurante, ou após uma cirurgia em uma sala de operações, por exemplo, esse é o procedimento de limpeza a ser realizado. 

Os produtos utilizados são potentes contra microrganismos, assim como na esterilização: desinfetantes, álcool 70% e água sanitária são alguns dos mais comuns.

Os diferentes conceitos são até bem simples de entender, concorda? Conhecia a diferença entre essas atividades? Deixe as suas dúvidas e comentários em nossas redes sociais e aproveite para nos seguir.

Qual diferença entre desinfecção e esterilização?

Afinal, qual a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização? O processo da limpeza reduz em até 80% da carga de micro-organismos. Já a desinfecção chega a eliminar até 99%, enquanto a esterilização elimina 100%.

O que é que significa desinfecção?

É o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos.

Qual é a diferença entre higienização e desinfecção?

O que é? A higienização corresponde ao processo que envolve a limpeza seguida da desinfecção. Entende-se como higienização o ato de limpar o ambiente retirando as sujidades seguido pela aplicação de um desinfetante, realizando uma desinfecção.

Quais são os três tipos de desinfecção?

Tipos de desinfecção.
1) Desinfecção de alto nível. Este é o nível de desinfecção mais completo, eliminando bactérias vegetativas, micobactérias, bacilo da tuberculose, fungos, vírus e parte dos esporos bacterianos..
2) Desinfecção de nível intermediário. ... .
3) Desinfecção de baixo nível. ... .
2) Desinfecção química..