Qual a diferença de frango para chester

O Natal é tempo de mesa recheada de pratos deliciosos e, por isso, fica difícil escolher quais deles vamos experimentar. Para dar uma ajuda nessa missão, fizemos uma comparação entre as principais aves natalinas: o frango, o peru e o chester, e demos algumas dicas para orientá-lo na hora da compra. Bom apetite!

Qual a diferença de frango para chester

Veja também

Os três animais são parentes bem próximos
O chester é um tipo de frango, mas é maior que o convencional, com menos gordura, além de peito e coxas maiores, mais de 70% da ave, contra 45% em um frango comum, segundo o fabricante. O peru, por sua vez, tem um teor de gordura bem baixo e sua carne é um pouco mais rígida do que a do chester e menos suculenta do que a do frango.

No que diz respeito aos valores nutricionais, elas são bem parecidos
A quantidade de calorias e proteínas desses três tipos de aves é bem similar. Quando se trata de sódio, a melhor opção é o peru, seguido pelo frango e por último o chester.

O melhor é temperá-las em casa
As opções que já vêm temperadas normalmente recebem muitos aditivos, como espessantes, aromatizantes e conservantes, além de excesso de sal e açúcar. Por isso, o ideal é fazer esse processo depois da compra.

Confira a consistência e o odor do alimento antes de colocá-lo no carrinho
Ele deve ter carne firme e elástica. Evite as muito moles, pegajosas e com cheiro forte.

Deixe as aves para o fim da compra
Assim, vai garantir que eles fiquem congelados por mais tempo. Se for demorar para chegar em casa depois de sair do supermercado, vale a pena colocá-las em um recipiente térmico.

Qual a diferença de frango para chester

Cheque o estado geral da embalagem
Ela não pode conter danos, água, gelo ou sangue na parte externa, o que pode indicar que o alimento já foi descongelado ou não está na temperatura adequada.

Compare os valores nutricionais dos rótulos
Como há bastante variação de marca para marca, especialmente no caso dos que já vêm temperados, verifique a quantidade de sódio e gordura, especialmente a saturada, e opte pela opção com valores mais baixos.

Informação nutricional

Frango (peito)

  • Porção 100 gramas (1 pedaço médio)
  • Valor energético: 115 kcal
  • Proteínas: 18 gramas
  • Gorduras totais: 11 gramas
  • Gorduras saturadas: 3 gramas
  • Sódio: 91 miligramas

Peru (peito)

  • Porção 100 gramas (1 pedaço médio)
  • Valor energético: 110 kcal
  • Proteínas: 24 gramas
  • Gorduras totais: 3 gramas
  • Gorduras saturadas: 1,1 gramas
  • Sódio: 80 miligramas

Chester (peito)

  • Porção 100 gramas (1 pedaço médio)
  • Valor energético: 130 kcal
  • Proteínas: 20 gramas
  • Gorduras totais: 4 gramas
  • Gorduras saturadas: 1gramas
  • Sódio: 200 miligramas

Qual a diferença de frango para chester

Fontes: Giovanna Oliveira, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, em São Paulo, Giovanna Oliveira, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, em São Paulo, e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional e Ana Lúcia Lemos, pesquisadora do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Por Anderson Thomazzoni . 19 de dezembro de 2019 . 11:33

Na hora de escolher a ave que vai ser o centro das atenções na mesa de Natal fica sempre aquela dúvida: peru ou chester? Uns são fãs assíduos do primeiro e nem discutem os motivos da tradição, outros não abrem mão da carne branquinha da segunda opção. Mas, afinal, qual a diferença entre eles?

Quem é quem: O que diferencia as duas aves é um princípio básico: são animais de espécies diferentes. Chester é um frango de uma raça com grande concentração de carne no peito e nas coxas. Até 70% da carne total do animal está concentrada nestas partes.

O peru tem outras características. Como é uma ave grande, sua carne é mais rígida do que a do chester. Em compensação seu sabor é mais marcante na comparação com os frangos.

Apesar das diferenças entre as aves, o preparo é o mesmo. É importante, porém, prestar atenção na regrinha simples: quanto maior o animal, mais tempo deve ficar mergulhado na marinada. Esse é o momento em que o ingrediente vai ganhar o sabor dos condimentos. O tempo de cocção também varia por conta do tamanho do assado, a dica é controlar a temperatura do forno ao longo do processo e nada de pressa. Cozimentos lentos deixam a carne mais macia e gostosa.

Frango assado com farofa de miúdos e caju seco

Ingredientes:

Marinada

1 frango (cerca de 2 kg)

38gr de sal refinado

10gr de açúcar mascavo

5gr de pimenta-do-reino

1,5 litro de água

500 ml de vinho branco

2 galhos de alecrim

2 dentes de alho

2 folhas de louro

Farofa

200gr de farinha de mandioca branca

70gr de manteiga

50gr de caju seco picado em cubos pequenos

50gr de cebola picada

5gr de alho em lâminas finas

3gr de talo de salsinha picada

3 corações de frango picados em cubos pequenos

3 moelas picadas em cubos pequenos

3 fígados picados em cubos pequenos

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Marinada: Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. Coloque o frango dentro de um saco plástico, despeje a marinada sobre ele e amarre o saco, de forma que o frango fique totalmente imerso na marinada. Deixe descansar de 8 a 12 horas.

Farofa: Em uma frigideira, aqueça bem a manteiga. Adicione os miúdos picados e doure-os, rapidamente. Retire os miúdos da panela, com cuidado, para manter o máximo possível de manteiga, e reserve. Adicione a cebola e refogue até dourar. Adicione o caju seco, a salsinha e o alho. Poucos segundos depois, antes que o alho doure, acrescente a farinha de mandioca e os miúdos. Cozinhe um pouco a farinha até que a gordura se distribua por ela de maneira uniforme. Acerte o sal e reserve a farofa pronta.

Montagem: Retire o frango da marinada, seque-o bem, unte-o com o azeite e recheie com a farofa. Leve ao forno a 160 graus, por 20 minutos. Finalize a 250 graus, por 8 minutos, ou até que a pele esteja com um dourado bonito.

Qual a diferença entre um frango e um Chester?

A principal diferença em relação às duas aves é que o Chester possui mais de 70% da sua carne concentrada nas coxas e no peito, contra apenas 45% de um frango comum. Além disso, sua alimentação é à base de soja e milho, sem nenhum tipo de medicamento, hormônio anabolizante ou antibiótico.

O que é um frango Chester?

Afinal, o que é o Chester? O Chester é uma marca registrada, e não uma espécie. A ave tem origem em uma linhagem de frango que foi trazida da Escócia para o Brasil em 1980. Poucos anos depois, ele passou a ser comercializado no país como concorrente do peru de Natal da Sadia –hoje, Sadia e Perdigão pertencem à BRF.

Qual é a melhor ave para o Natal?

Blesser Aurora. O Blesser da Aurora é uma ave especial, desenvolvida com menos gordura e melhor aproveitamento das carnes nobres, coxa e peito, com sabor nobre e textura macia.

Qual a melhor ave peru ou Chester?

O peru, que é uma ave menor, é satisfatório para até seis pessoas. Agora, se sua família é grande, opte pelo chester, que é mais suculento e farto.