Qual é o nome atribuído ao conjunto de características físicas e fisiológicas de um indivíduo que é resultado da ação dos genes e do meio?

A diferença entre genótipo e fenótipo está no fato de que o genótipo refere-se aos genes, e o fenótipo, às características físicas, morfológicas e comportamentais.

Qual é o nome atribuído ao conjunto de características físicas e fisiológicas de um indivíduo que é resultado da ação dos genes e do meio?
A cor roxa das flores representa o fenótipo desse organismo

Alguns termos em Genética são extremamente importantes para a compreensão dessa disciplina. Entre esses conceitos, estão o genótipo e o fenótipo, termos criados em 1909, por Wilhelm Ludvig Johannsen (1857-1927), que representam características genéticas, físicas, morfológicas e comportamentais de um organismo.

Genótipo

O genótipo pode ser definido como a constituição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de genes recebidos do pai e da mãe. São esses genes, juntamente às influências do meio, que determinarão o fenótipo de um ser.

Quando dizemos que um organismo possui genes recessivos e dominantes ou que um indivíduo é homozigoto ou heterozigoto, fazemos referência ao seu genótipo. As características genotípicas podem ser descobertas analisando-se o fenótipo ou os descendentes de um indivíduo.

O genótipo de um organismo não pode ser alterado, diferentemente de um fenótipo. Isso acontece porque o fenótipo sofre influência do meio, o que não ocorre com o genótipo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fenótipo

Quando observamos o fenótipo, estamos falando das características morfológicas, fisiológicas e até mesmo comportamentais de um indivíduo. Essas características são resultado da expressão dos genes e também das ações do meio ambiente.

Como exemplo de características fenotípicas, podemos citar a cor das flores, a cor do pelo de um animal, a cor dos cabelos de uma pessoa, entre outros. Características não visíveis, mas verificáveis, como o tipo sanguíneo de uma pessoa, também são características fenotípicas.

As características fenotípicas, como dito anteriormente, dependem das ações ambientais. Dois irmãos gêmeos que vivem em localidades diferentes, por exemplo, podem ter tonalidades de pele diferenciadas, uma vez que a radiação solar influencia diretamente a produção de melanina, afetando a cor da pele.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Alguns conceitos são fundamentais para um bom entendimento no campo de estudos da Genética.

Qual é o nome atribuído ao conjunto de características físicas e fisiológicas de um indivíduo que é resultado da ação dos genes e do meio?
Compreender os conceitos é fundamental para compreender a Genética

Levando em consideração a importância do conhecimento de alguns conceitos para o estudo de Genética, este texto traz um resumo dos principais termos usados nessa área da Biologia.

  • Alelos = São formas diferentes de um mesmo gene e ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos.

  • Alelos letais = São alelos que podem ocasionar a morte de seu portador.

  • Alelos múltiplos = São três ou mais alelos diferentes para um mesmo lócus.

  • Cariótipo = Conjunto de cromossomos de uma determinada espécie.

  • Codominância = Ocorre quando dois alelos diferentes expressam-se em um indivíduo heterozigoto. Sendo assim, apresenta as características dos dois indivíduos homozigotos.

  • Cromossomos = Molécula de DNA associada a proteínas.

  • Cromossomos homólogos = Cromossomos que possuem a mesma sequência de genes.

  • Cruzamento-teste = Tipo de cruzamento realizado para determinar o genótipo de um indivíduo com fenótipo dominante. Cruza-se o indivíduo com um de genótipo recessivo.

  • Dominância incompleta = Quando o heterozigoto apresenta um fenótipo intermediário diferente dos homozigotos. Ex.: flores rosa de Mirabilis jalapa.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Dominante = O alelo expressa-se em condição homozigótica e em condição heterozigótica (AA ou Aa).

  • Fenótipo = Conjunto de características do indivíduo que resulta da expressão do genótipo e da ação do ambiente.

  • Gene = Porção de DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA. Contém as informações que serão passadas de geração a geração.

  • Genótipo = Conjunto de genes do indivíduo.

  • Heredograma = Representação das relações de parentesco entre indivíduos.

  • Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa).

  • Homozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos iguais de um mesmo gene (AA ou aa).

  • Lócus = Região em que cada gene é encontrado em um cromossomo.

  • Pleiotropia = Quando um gene condiciona ou influencia mais de uma característica.

  • Recessivo = O alelo só se expressa em homozigose (aa).

Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Que nome é atribuído ao conjunto de características físicas e fisiológicas de um indivíduo que é resultado da ação dos genes e do meio *?

Fenótipo é o termo usado para indicar as características físicas e fisiológicas de um indivíduo que são resultado da expressão do genótipo e da interferência do meio ambiente.

Que nome é atribuído ao conjunto de todos os genes de uma espécie?

O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.

O que é um fenótipo Brainly?

Fenótipo é a expressão observável de um genótipo, tal como um carácter morfológico, fisiológico, bioquímico ou mesmo molecular.

Quando observamos características físicas de um indivíduo estamos vendo seu genótipo ou fenótipo?

O conceito de fenótipo está relacionado com as características externas, morfológicas, fisiológicas e comportamentais dos indivíduos. Ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo).