Quais são as diferenças entre plantas C3 e C4 em nível bioquímico?

1062 palavras 5 páginas

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA.

FOTOSSÍNTESE (PLANTAS C3, C4 E CAM)

LUARLEY LIMA BAILÃO

Barra do Garças – MT, Junho de 2013.

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA.

FOTOSSÍNTESE (PLANTAS C3, C4 E CAM)

LUARLEY LMA BAILÃO

Barra do Garças – MT, Junho de 2013.
Introdução
A estrutura do cloroplasto, com zonas de alta e de baixa densidade de membranas internas, é típica de plantas de tipo C3 que fixam o CO2 atmosférico utilizando exclusivamente o ciclo de Calvin – Benson. As plantas do tipo C4, que utilizam uma via metabólica suplementar na fixação de CO2 antes de cedê-lo ao ciclo de Calvin – Benson, praticamente não existem grana nos cloroplastos das células da bainha vascular das folhas e, quando existem, apresentam uma forma muito rudimentar. Estes cloroplastos possuem, geralmente, grãos de amido muito grandes. Plantas suculentas de deserto ou habitats sujeitos a secas periódicas apresentam fotossíntese diferenciada das plantas C3 e C4. Elas apresentam o metabolismo ácido das crassuláceas, por isso são conhecidas como plantas CAM. São características por fecharem os estômatos durante o dia, assimilando o CO2 durante a noite (PEPcase; malato/4C).

Desenvolvimento
A denominação C3 advém do fato da maioria das plantas verdes formarem como primeiro produto estável da cadeia bioquímica da fotossíntese o ácido 3-fosfoglicérico (3-PGA), uma molécula com 3 carbonos. De forma simplificada, a


Relacionados

  • Plantas C3 e C4

    1846 palavras | 8 páginas

    processamento de imagens: Marcelo Francisco Pompelli, Leonardo Carnevalli Dias 9) Variações no Metabolismo Fotossintético As plantas podem ser divididas em 3 grandes grupos, conforme o seu metabolismo fotossintético: plantas C3, plantas C4 e plantas CAM. As plantas C3 são aquelas que têm como primeiro produto da fixação de CO2 um composto com 3 carbonos, abrangendo aquelas plantas que possuem somente a enzima Rubisco, pertencente ao Ciclo de Calvin, como alternativa para a fixação do carbono. A reação….

  • Fase bioquimica da fotossintese

    6430 palavras | 26 páginas

    essencial para que a planta consiga efetuar seu metabolismo normalmente. Como vimos, esta fase é também denominada fase escura, termo este utilizado inadequadamente, pois para que a rubisco consiga entrar em atividade determinando a fixação do gás carbônico, é necessário que esteja em um formato reduzido, e para que isso ocorra a luz deve estar presente.A seguir, veremos as possíveis variações que podem ocorrer no processo fotossintético para a fixação do dióxido de carbono nas plantas. Como sabemos, existem….

  • Fixação de C em plantas C3

    3584 palavras | 15 páginas

    FIXAÇÃO DO CARBONO EM PLANTAS C 3 A fixação do CO2 ocorre usando o "poder redutor" do NADPH2 e o ATP produzidos na fase fotoquímica da fotossíntese. As reações enzimáticas envolvidas no processo de fixação e redução do carbono ao nível de carboidratos foram estudados por Melvin Calvin e colaboradores usando técnicas radioisotópicas (14C) e cromatografia bidimensional de papel. Pelo seu trabalho na elucidação do processo de fixação do carbono na fotossíntese, Calvin recebeu o Prêmio Nobel de Química….

  • Fotossintese - bioquimica prof. dr. ricardo alfredo kluge

    2671 palavras | 11 páginas

    constante fornecimento de energia é requerida. Uma diferença fundamental entre plantas e animais é a forma como é obtida a energia para a manutenção da vida. Os animais obtêm, nos alimentos, os compostos orgânicos, enquanto que a energia química é obtida através da respiração. Plantas verdes absorvem energia em forma de luz a partir do sol, convertendo-a em energia química no processo chamado Fotossíntese. Assim dizemos que as plantas, de maneira geral, são autotróficas, ou seja se auto-alimentam, enquanto….

  • Exercícios de revisão bioquímica ii

    2671 palavras | 11 páginas

    Lista de Exercícios para Revisão (AP1) Bioenergética 1- Calcule o valor de ∆G0 para as reações: (Atenção, observe os sinais e o sentido das reações): a) Fosfocreatina + ADP ATP + Creatina b) ATP + Frutose ADP + Frutose 6P Composto fosforilado Energia livre de Hidrólise (Kcal/mol) Fosfocreatina -10,3 ATP -7,3 Frutose 6P -3,8 Glicose 6P -3,3 2- Observe a reação abaixo e….

  • Fotossintese

    2249 palavras | 9 páginas

    tropicais (C4), geralmente, é inferior a das gramíneas temperadas. Plantas CAM Um terceiro modo de fixação, é a fotossíntese denominada CAM, ou seja, ocorre a fixação de carbono pelo mecanismo ácido-crassuláceo, que aumenta a eficiência na utilização de água através da abertura de estômatos, para absorção de CO2, apenas à noite. Esta estratégia é comum em plantas epífitas das famílias Cactaceae (cactos), Bromeliaceae (bromélias), Piperaceae (peperômias) e Orchidaceae (orquídeas). Nestas plantas, os ácidos….

  • Relatorio laboratorial sobre o metabolismo do acido carssulaceo

    1992 palavras | 9 páginas

    ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 1.1 Objectivos 2 1.2 Geral 2 1.3 Específico 2 1.4 Descrição das plantas usadas durante a aula experimental 2 2. MATERIAIS E MÉTODOS 2 2.1 MÉTODOS 2 2.2 METODOLOGIA 3 3. RESULTADOS 5 4. DISCUSSÃO 5 5. CONCLUSÃO 5 6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5 ANEXOS 5 1. INTRODUÇÃO Segundo Quilambo e Doddema (2015) em muitas plantas suculentas de diferentes famílias como as Crassulaceae, Cactaceae, Arastaceae dentre outras, uma mudança periódica no pH do suco celular pode ser medida nas….

  • Nervos espinhais e plexos cervical, braquial e lombossacral – lesões e bloqueios anestésicos dos plexos

    9148 palavras | 37 páginas

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA II TURMA: A2 Nervos espinhais e plexos Cervical, Braquial e Lombossacral – Lesões e Bloqueios anestésicos dos plexos São Cristovão-SE 2012 Nervos espinhais e plexos Cervical, Braquial e Lombossacral – Lesões e Bloqueios anestésicos dos plexos Trabalho solicitado pela disciplina Anatomia Humana II, da Universidade Federal de Sergipe….

  • ciclo do carbono

    15312 palavras | 62 páginas

    (CO2), metano (CH4), hidrocarbonetos não metânicos (HCNM) e monóxido de carbono (CO). Figura 2: Ciclo global do carbono Dióxido de carbono (CO2) Os reservatórios de CO2 na atmosfera, litosfera e oceanos são extremamente grandes. Os fluxos entre estes compartimentos são bidirecionais e quase em balanço, o que faz com que as estimativas de troca sejam difíceis. A Figura 2 ilustra as principais rotas de troca estabelecidas para o CO2, em processos biogeoquímicos envolvendo os três compartimentos….

  • Fotossintese

    5216 palavras | 21 páginas

    clorofilas presentes nos eucariontes fotossintetizantes. Suponha que três plantas (I, II e III) da mesma espécie ficaram expostas diariamente aos comprimentos de onda 460 nm, 550 nm e 660 nm por um mês, respectivamente. É possível supor que a) todas sucumbiram depois desse período, devido à falta de reservas orgânicas. b) apenas a planta II conseguiu sintetizar matéria orgânica suficiente para crescer. c) as plantas I e III conseguiram sintetizar matéria orgânica suficiente para crescerem.….

Trabalhos Populares

Quais as diferenças entre plantas C3 e C4 Cite exemplos de cada uma?

As espécies C3 são plantas mais eficientes em condições de clima temperado, principalmente sob temperaturas amenas, em que as perdas por fotorrespiração são minimizadas. Como consomem menos ATP por molécula de CO2 fixado, as espécies C3 acabam sendo mais eficientes que as C4 (SAGE et al., 2011).

Quais são as diferenças entre os ciclos C3 C4 é CAM?

Ou seja, elas são mais econômicas quanto ao uso da água, elas perdem menos água que as C3 durante a fixação e a fotossíntese. As plantas CAM são ainda mais econômicas quanto ao uso da água do que as plantas C4! Elas ocorrem em áreas desérticas ou intensivamente secas.

Quem são as plantas C3 C4 é CAM porque recebem essa denominação é qual a diferença entre elas?

A diferença entre plantas C3, C4 e CAM está relacionada à fixação do carbono e a denominação para o processo que remete ao fato do organismo absorver dióxido de carbono.

Porque algumas plantas são chamadas de C3 e outras C4?

Elas recebem este nome devido ao fato do ácido oxalacético possuir 4 moléculas de carbono, formado após o processo de fixação de carbono. Devido à alta afinidade com o CO2, as plantas C4 apresentam uma grande vantagem em relação às plantas C3: elas podem sobreviver em ambientes áridos.