Quais os processos culturais que constituem a identidade social brasileira?

Identidade cultural é um conjunto de traços culturais característicos de um determinado grupo. Esses traços são responsáveis por definir esse grupo, diferenciando-o dos demais grupos e gerando em seus membros um sentimento de pertencimento.

A identidade cultural tem a ver com quem somos enquanto grupo. E essa identidade se manifesta a partir de determinados traços culturais, tais como a língua, a religião, os ritos, as festas, as manifestações artísticas etc.

Mesmo quando um indivíduo se separa de seu grupo, ele carrega consigo essa identidade, isto é, esse conjunto de elementos culturais que o vinculam ao grupo do qual faz parte. Um indiano que vai viver na Europa, por exemplo, tende a manter sua identidade cultural, ainda que esteja fisicamente distante de seu agrupamento de origem.

Mas há problemas nessa definição de identidade cultural, principalmente quando levamos em conta o mundo globalizado no qual vivemos. A globalização é um processo que leva à conexão de todas as partes do mundo, através da cada vez maior e mais fácil circulação de informações, bens e pessoas. Isso tende a fazer com que as identidades culturais se tornem menos rígidas, frágeis ou instáveis.

Hoje, por exemplo, pessoas que vivem em partes opostas do globo podem compartilhar modos de pensar e agir. Os contornos que definem as identidades culturais parecem estar cada vez mais apagados. Tudo graças às modernas redes de comunicação, em especial a internet, que fazem circular com uma rapidez cada vez maior informações, imagens e ideias.

Diante desse cenário, alguns grupos lutam para preservar suas identidades tradicionais. É o caso, por exemplo, dos povos indígenas no Brasil. Esses povos aliam a luta pela preservação de seus territórios tradicionais e de seus direitos com a afirmação de suas identidades culturais.

O que é identidade cultural brasileira

A identidade cultural brasileira é o conjunto de traços culturais que definem o que é ser brasileiro. Em tese, os brasileiros compartilham determinadas características culturais que fazem com que cada um deles se sinta parte da nação. Esse conjunto de traços distintivos é chamado de brasilidade.

É comum nos identificarmos (ou sermos identificados por estrangeiros) como um povo alegre, comunicativo, caloroso e criativo. Certas manifestações culturais, como o Carnaval, ou hábitos alimentares, como comer arroz com feijão, parecem fazer parte desse "rótulo" do ser brasileiro.

Estudiosos da cultura nacional chamam a atenção para um fenômeno característico da formação do povo brasileiro: a miscigenação. Historicamente, somos fruto da mistura das culturas negra, indígena e europeia, e essa mistura seria, em grande medida, definidora da nossa identidade.

Um dos problemas de se tentar definir a identidade cultural brasileira diz respeito à enorme diversidade do nosso povo, que põe em xeque a ideia de uma única identidade nacional. Em vez de uma, talvez seja mais correto dizer que existem inúmeras identidades culturais. Isso nos leva a crer que um elemento central da identidade cultural brasileira é justamente a diversidade.

O Brasil é caracterizado por grandes diversidades regionais. Essas diversidades são sociais, econômicas e culturais. Uma pessoa que viaja o Brasil de norte a sul certamente notará ao longo desse longo trajeto a variedade de ritmos, crenças, costumes, sotaques etc.

Além disso, mesmo dentro de uma cidade existem diferenças culturais bastante demarcadas, muitas delas determinadas por desigualdades socioeconômicas. Essas identidades locais, que muitas vezes se limitam a determinadas zonas ou bairros de uma cidade, são bastante evidentes em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro.

Outro aspecto a ser levado em conta é o possível apagamento da identidade nacional em decorrência da formação de uma cultura cosmopolita (aberta a influências estrangeiras). Esse fenômeno é mais presente nos grandes centros urbanos, onde a influência de outras culturas costuma ser mais forte.

Gostou desse conteúdo? Então veja também:

  • Globalização
  • Características da Globalização
  • Cultura
  • Diversidade Cultural
  • Diversidade Cultural no Brasil
  • Multiculturalismo

Quando falamos em “identidade” ou identidades” devemos sempre estar bastante atentos (as), pois trata-se de um tema que envolve comportamentos, sentimentos, o modo de ser, de viver e de amar de cada um, e tudo isso é “carregado” de uma história de vida, ocorrida dentro de um determinado contexto social, com laços familiares e afetivos específicos, recheada de crenças e valores peculiares.

A identidade de um indivíduo é única, “identidade designa algo como uma compreensão de quem somos, nossas características definitórias fundamentais como seres humanos.” TAYLOR, Charles. “A política do reconhecimento”. In. Argumentos filosóficos. São Paulo: Loyola, 2000, p. 241. Aprenderemos aqui um pouco mais sobre essas características que nos definem, em primeiro lugar vamos falar sobre identidade nacional.

A caracterização da identidade nacional uni-se, primeiramente à existência da identidade cultural, bem, já sabemos o que é cultura, mas vale lembrar que a cultura é nossa herança social, nesse sentido, como brasileiros e brasileiras que somos, sofremos influências dos portugueses, negros, índios e imigrantes de vários países como os italianos.

Temos uma identidade cultural forte, baseada em uma língua comum, na miscigenação, comidas típicas, a arte barroca, a natureza exuberante, nossa música etc. Para que exista uma identidade nacional é necessário que o povo possua a consciência de nação, a nação é uma construção coletiva a partir de uma identidade nacional.

Desta forma, é imperioso que, além da identidade cultural, exista um projeto nacional de desenvolvimento, a compreensão de identidade nacional também envolve aspectos geográficos, jurídicos ou diplomáticos. Temos exemplos de países que possuem uma forte identidade cultural, como o Brasil, e outros detentores de uma elevada consciência de nação, apesar de não ter um grau elevado de identidade cultural.

Assim, podemos definir identidade nacional como o somatório de valores culturais resultante da vivência, que, apesar de incluir as diferenças regionais e peculiaridades grupais, é passível de caracterização por um traço que permita a definição de um perfil diversificado, contudo hegemônico baseado em habitante (homem), território, instituições, língua, costumes, religiões e história comuns. A identidade brasileira é proveniente do nascimento da nação, representado pelo idioma, etnias, bem como através do solo, clima, vegetação e relevo.

Nossa base cultural foi constituída pelo amálgama do processo de integração de portugueses, negros, índios e imigrantes de vários países do mundo. Uma etnia ou um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais. Estas comunidades geralmente reivindicam para si uma estrutura social, política e um território.A palavra etnia é usada muitas vezes de forma equivocada como um sinônimo para grupo minoritário ou como um eufemismo para raça, embora não possam ser considerados como iguais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A diferença reside no fato de que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, a afiliação tribal, a Religião, a língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, traço facial, etc.(Fonte: Wikipédia) Segundo o antropólogo norueguês Fredrik Barth (1984), a identidade étnica se expressa pelo ato de um grupo poder contar "com membros que se identificam a si mesmos e são identificados pelos outros".

Desse modo a construção da identidade étnica tem na auto-afirmação sua grande base fundadora. Ainda que as análises culturais sejam essenciais, a etnicidade não pode ser genelarizada por ações da cultura. Barth acentua que o fato de compartilhar cultura comum pode ser visto como conseqüência não como fato causa dos grupos étnicos e suas identidades. “A reação diante da alteridade faz parte da natureza das sociedades.

Em todas as épo¬cas, sociedades reagiram de forma específica diante do contato com uma cultura diversa à sua, ou seja com pessoas com costumes, crenças, valores, vestimentas , enfim com o modo de ser, de viver, de sentir distinto ao seu.

Um fenômeno comum, porém, caracteriza todas as sociedades humanas: o estranhamento, a que chamamos etnocentrismo. Diante de costumes de outros povos, a avaliação de formas de vida distintas se deu a partir dos elementos das suas próprias culturas.”(Curso de especialização em gênero e sexualidade/Organizadores: Carrara,Sérgio…[et al]. – Rio de Janeiro: CEPESC;Brasília, DF : Secretaria especial de políticas públicas para as mulheres, 2010.) “Todas as culturas definem o que as pessoas devem usar como vestimenta e adorno.

Muitas vezes, a nossa, cultura ocidental, se negou a ver nas pinturas corporais ou em adornos e adereços dos grupos indígenas sul-americanos os correspondentes às rou¬pas impostas por ela, e criou a idéia de que o “índio/a” andaria pelado/a, avaliando tal comportamento como “errado”. ” (Curso de especialização em gênero e sexualidade/Organizadores: Carrara,Sérgio…[et al]. – Rio de Janeiro: CEPESC;Brasília, DF : Secretaria especial de políticas públicas para as mulheres, 2010.)

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

Quais são os principais elementos da identidade cultural brasileira?

São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.

Quais os processos culturais que contribuíram a identidade social brasileira?

A identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países. Apesar de ter se iniciado após a Independência, em 1822, o processo de constituição da identidade nacional ganhou um impulso maior após a década de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder.

Como é constituída a identidade cultural brasileira?

A identidade cultural brasileira é o conjunto de traços culturais que definem o que é ser brasileiro. Em tese, os brasileiros compartilham determinadas características culturais que fazem com que cada um deles se sinta parte da nação. Esse conjunto de traços distintivos é chamado de brasilidade.

Quais são os três principais elementos da identidade do povo brasileiro?

No caso da busca da Identidade do Brasil e do brasileiro, esses fatores aparecem de maneira bastante marcante. Pensar a formação histórica e cultural brasileira é ir de encontro a pelo menos três aspectos centrais: o território, o povo, o Estado.