Quais as características dos peixes que os permitem vivem em meio aquático?

Os peixes são vertebrados aquáticos que se destacam por suas várias adaptações a esse meio, como a presença de brânquias, nadadeiras e bexiga natatória em alguns grupos.

Os peixes são um grupo de animais extremamente conhecido e vivem exclusivamente no ambiente aquático. Eles pertencem à superclasse Pisces.

→ Classificação dos peixes

Os peixes podem ser classificados em dois grupos principais: chondrichthyes e osteichthyes.

  • Chondrichthyes (Peixes cartilaginosos) - destacam-se por seu esqueleto cartilaginoso. Como exemplo desse grupo, podemos citar os tubarões e arraias.

  • Osteichthyes (Peixes ósseos) – Esses peixes apresentam um esqueleto formado por ossos. Outras características diferenciais nesse grupo é a presença de opérculo, uma estrutura que cobre as brânquias, e de bexiga natatória, estrutura ausente em peixes cartilaginosos. Como representantes, podemos citar várias espécies, como o cavalo-marinho, baiacu e peixe-palhaço.

→ Características gerais dos peixes

Os peixes apresentam várias características peculiares que permitem sua sobrevivência nesse ambiente. Uma das principais características é o aparelho respiratório adaptado a retirar oxigênio dissolvido na água: as brânquias.

Por meio das brânquias, esses animais conseguem obter o oxigênio e retirar de seu corpo o gás carbônico produzido pelas células durante suas atividades. Esses animais também se caracterizam pelas nadadeiras, que ajudam na propulsão e na estabilidade do corpo.

Os peixes possuem pele formada por derme e epiderme, sendo essa última camada responsável por produzir um muco. O muco produzido pelos peixes, além de diminuir o atrito com a água, evita o ataque de alguns micro-organismos. Na pele desses animais também é possível observar a presença de escamas.

Quais as características dos peixes que os permitem vivem em meio aquático?

Observe a estrutura interna de um peixe

O sistema digestório dos peixes é completo, e os hábitos alimentares desses animais são variáveis. No que diz respeito ao sistema excretor, este é formado por um par de rins. Nos peixes cartilaginosos, é excretada principalmente ureia; nos ósseos, ocorre a eliminação de amônia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O sistema circulatório é fechado com um coração com duas cavidades: um átrio e um ventrículo. A circulação é simples, pois o sangue passa apenas uma vez pelo coração. O sangue que passa no interior desse órgão é rico em gás carbônico e é bombeado para as brânquias, onde sofre oxigenação. Os peixes são animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura do seu corpo está diretamente relacionada com fontes externas.

Uma estrutura que merece destaque no corpo dos peixes é a bexiga natatória, que funciona das mais diferentes formas, destacando-se sua função hidrostática. Essa estrutura é utilizadas por esse animal para regular a sua posição dentro da água. Vale destacar, no entanto, que peixes cartilaginosos não possuem esse órgão e utilizam o fígado para conseguir certa flutuabilidade.

Os peixes possuem um sistema nervoso e órgãos sensoriais adaptados. Conseguem orientar-se, principalmente, pelo olfato e pela captação da vibração da água. Para captar essas vibrações, o animal conta com linhas laterais, que são canais na lateral do corpo que possuem células sensoriais.

A reprodução dos peixes ocorre de forma distinta em diferentes grupos. Quando analisamos peixes cartilaginosos, verificamos a fecundação interna e identificamos espécies ovíparas, ovovivíparas e vivíparas. Nos peixes ósseos, a maioria é ovípara e possui fecundação externa. O desenvolvimento pode ser ainda direto ou indireto com a formação de um estágio larval em peixes ósseos.

→ Adaptações ao nado

Os peixes são animais que se destacam por sua capacidade de natação. Como principais características que os ajudam a desempenhar essa atividade, podemos citar:

  • Corpo fusiforme em alguns grupos

  • Nadadeiras

  • Bexiga natatória em alguns grupos

  • Presença de muco.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Questão 1

Os peixes são animais que vivem no ambiente aquático. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma característica que favorece o deslocamento desses animais no ambiente aquático.

a) Forma hidrodinâmica.

b) Presença de escamas.

c) Presença de muco.

d) Presença de nadadeiras.

e) Presença de claspers.

Questão 2

Das estruturas descritas a seguir, qual não está presente em peixes cartilaginosos, como tubarões e arraias?

a) Nadadeira.

b) Brânquias.

c) Linha lateral.

d) Bexiga natatória.

e) Sistema digestório completo.

Questão 3

Sobre o sistema cardiovascular dos peixes e sua circulação, marque a alternativa incorreta.

a) A circulação nos peixes é simples, pois o sangue passa apenas uma única vez pelo coração para completar o ciclo.

b) O sistema cardiovascular dos peixes é fechado, pois o sangue corre no interior dos vasos.

c) O sangue dos peixes é oxigenado nas brânquias e segue para os tecidos do corpo.

d) O coração dos peixes apresenta três cavidades, dois átrios e um ventrículo.

e) No coração dos peixes, passa apenas sangue rico em gás carbônico.

Questão 4

(UCS) O grupo mais diversificado e abundante dos vertebrados é o dos peixes. Eles apresentam diversas formas corporais e habitam muitos ambientes, desde águas frias até águas quentes, doce ou salgada e, devido a essa diferença de habitats, possuem também diferentes estratégias de vida, dependendo das pressões seletivas a que foram expostos durante a evolução. Assinale a alternativa correta em relação aos peixes.

a) Os peixes cartilaginosos, como a lampreia e a quimera, possuem mandíbula e o esqueleto formado exclusivamente por cartilagens, o que os diferencia dos peixes ósseos.

b) Os elasmobrânquios são todos ovíparos, isto é, as fêmeas eliminam os ovos, que se desenvolvem na água.

c) O coração dos peixes é constituído por quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos, semelhante ao coração dos mamíferos.

d) Os peixes ósseos, bem como os peixes cartilaginosos, são dioicos, isto é, apresentam sexos separados em indivíduos diferentes.

e) A bexiga natatória, presente tanto nos peixes cartilaginosos como nos peixes ósseos, auxilia na flutuabilidade e, também, pode colaborar com a troca gasosa em algumas espécies de elasmobrânquios.

Questão 5

(Uece) Sobre a maioria dos peixes ósseos, e correto afirmar que:

a) Sua bexiga natatória compreende um grande saco de paredes finas e irrigadas, preenchido por gases que permitem o ajuste do peso do corpo do peixe de acordo com a profundidade em que ele se encontra.

b) Possuem um coração com duas cavidades (aurícula e ventrículo) por onde circula sangue venoso e arterial, de cor vermelha bastante intensa.

c) Possuem estruturas denominadas Ampolas de Lorenzini, que funcionam como canais sensitivos capazes de detectar as correntes elétricas dos músculos de outros organismos.

d) Apresentam escamas placoides, compostas de esmalte, dentina, vasos e nervos.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. Claspers são órgãos relacionados com a reprodução e estão presentes em tubarões machos.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. A bexiga natatória está ausente em peixes cartilaginosos. Nesses animais, a flutuabilidade está relacionada com a presença de gordura no fígado.

Resposta Questão 3

Alternativa “d”. O coração dos peixes é formado por duas câmaras: um átrio e um ventrículo.

Resposta Questão 4

Alternativa “d”. Os peixes apresentam indivíduos com sexos diferentes.

Resposta Questão 5

Alternativa “a”. Os peixes ósseos possuem bexiga natatória, a qual está relacionada com a flutuabilidade.


Quais as principais características dos animais aquáticos?

Respiração branquial que garante a captação do oxigênio da água. Presença de nadadeiras que atuam, por exemplo, na propulsão e na mudança de direção. Presença de bexiga natatória (uma espécie de bolsa de ar), em peixes ósseos, e de um grande fígado rico em lipídios, nos peixes cartilaginosos.

Quais são as características comuns entre os peixes?

Esses animais apresentam diversas adaptações que permitem a sua sobrevivência nesses ambientes, tais como respiração branquial, nadadeiras para a locomoção e estruturas que possibilitam a flutuação. Os peixes possuem esqueleto que pode ser cartilaginoso ou ósseo, dependendo da espécie.

Como os peixes sobrevivem na água salgada?

Os peixes que vivem em água salgada absorvem a maior parte da água que ingerem e gastam energia para excretar o excesso de sal através dos rins e brânquias.

Quais fatores são importantes para a sobrevivência dos peixes?

O peixe depende da qualidade de seu meio, a água, para suas necessidades respiratórias (oxigênio dissolvido), alimentares e reprodutivas, ou seja, para a sua sobrevivência.