Quais os cuidados de enfermagem durante o trabalho de parto?

CUIDADOS DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NO PARTO NORMAL


Resumo

Pesquisa descritiva e retrospectiva que objetivou descrever os cuidados de enfermagem obstétrica durante o parto normal e identificar as tecnologias de cuidado no trabalho de parto e parto. Foram analisadas as informações do livro de registro dos cuidados de enfermagem aos partos normais ocorridos no ano de 2007, e identificado um total de 1287 registros de partos atendidos por enfermeiras obstétricas. As tecnologias de cuidado mais utilizadas durante o trabalho de parto foram o exercício respiratório, movimentos pélvicos, banho morno e decúbito lateral esquerdo. A posição vertical materna foi a predominante; na maioria das parturientes não foi realizada episiotomia. As enfermeiras estabelecem práticas de cuidado humanizado que possuem evidências científicas acerca do benefício, entretanto, foi identificada a influência de condutas e rotinas tradicionais de assistência ao parto, como a prescrição médica de ocitocina.


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v16i1.21116 ';

Quais os cuidados de enfermagem durante o trabalho de parto?

Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com

Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)

Versão eletrônica ISSN 2176-9133 

RESUMO

Introdução:

o processo de nascimento é uma experiência que deve ser vivenciada entre as mulheres e seus familiares; é historicamente um evento natural, de caráter íntimo e privado, e que vem sendo um processo repensado e reformulado, principalmente devido às mudanças significativas na área da medicina. Destaca-se, a figura do profissional de enfermagem como indispensável para o alcance de um parto fundamentado na humanização, com intuito de resgatar a autonomia da mulher.

Objetivo:

investigar a assistência de enfermagem ao trabalho de parto e parto, através da percepção das parturientes, buscando desse modo, contribuir para o aprimoramento do cuidado, uma vez que esse, para ser realizado, precisa da contribuição direta tanto do profissional, quanto do cliente.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa 16 puérperas com idade entre 19 e 39 anos. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada. Para análise de dados utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

Resultados:

foram identificadas 16 ideias centrais para 4 perguntas, evidenciando uma relativa satisfação das parturientes com a assistência de enfermagem prestada.

Conclusões:

melhorias vêm sendo realizadas na assistência de enfermagem durante o processo de nascimento, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para que esses avanços cheguem ao alvo final de uma assistência inteiramente humanizada(AU)

ABSTRACT

Introduction:

The birth process must be experienced among women and their families together. Historically, it has been a natural, intimate and private event, and has been rethought and redesigned, mainly due to significant changes in the field of medicine. The nursing professional is indispensable for the achievement of a humanized delivery, in order to rescue the autonomy of women.

Objective:

To investigate nursing care during childbirth through the women's perception, aiming to contribute to care delivery improvement, since this requires the direct contribution of professionals and clients.

Methods:

This is a qualitative research with 16 mothers aged 19-39 as research subjects. Data collection was done through a semi-structured interview. For the analysis of data, we used the discourse of the collective subject (DSC).

Results:

16 key ideas from four questions were identified, which showed the mothers' relative satisfaction with the nursing care provided.

Conclusions:

Improvements have been made in nursing care during the delivery process, but there is still a long way to go before these advances reach the ultimate goal of fully humanized care(AU)

Quais os cuidados do técnico de enfermagem durante o trabalho de parto normal e cesárea?

Verificar os sinais vitais (pulso, respiração, temperatura e pressão arterial), de 6/6 horas. Observar o estado das mucosas e hidratação. Estimular ingestão hídrica nas primeiras 48 horas. Encorajar a deambulação precoce (6 horas para parto vaginal e 12 horas para cesariana).

Quais os cuidados antes de um parto?

Veja abaixo outras dicas importantes para quem espera um bebê..
Não Depile. Depilar antes do parto pode provocar ferimentos na pele e aumentar as chances de infecção..
Não pinte as unhas. ... .
Cuide das mamas. ... .
Posição para dormir. ... .
Previna-se da anemia. ... .
Circulação sanguínea. ... .
Estresse..

Qual o papel do técnico de enfermagem na sala de parto?

O profissional enfermeiro deve manter uma proximidade com a parturiente no momento do trabalho de parto, precisa utilizar técnicas não farmacológicas para o alivio da dor de maneira segura e valorizar o seu conhecimento sobre essas técnicas, permitindo à parturiente e aos seus familiares um momento prazeroso, saudável ...

Qual o papel da enfermeira obstetra no parto?

Durante o trabalho de parto, esses profissionais avaliam o bem-estar da mãe e bebê através de exames como: ausculta fetal (batimentos cardíacos do bebê), progressão de dilatação do colo do útero, progressão da posição e descida do bebê, pressão arterial materna entre outros.