Quais foram os brasileiros campeões olímpicos no atletismo?

Em 776 aC, o ganhador da prova foi Koroebus, considerado o primeiro campeão olímpico da história. A partir de então, e por 13 edições seguidas, no intervalo de tempo de quatro anos (ou uma Olimpíada), apenas esta prova foi disputada. Depois, outras provas atléticas foram incluídas, como o lançamento de disco e de dardo, o salto em distância e o pentatlo. E mais adiante, o pugilismo.

Os Jogos Olímpicos eram o grande acontecimento da Grécia. Tanto que, além das disputas esportivas, havia ventos culturais, com a presença dos filósofos, poetas e artistas. Heródoto (o “pai da história”) e o escultor Fídias estavam entre as figuras notáveis, entre os que acompanham os Jogos.

No século II aC, já sob o domínio romano, passam a prevalecer, acima de tudo, as disputas equestres e as lutas.

Com o tempo, os Jogos perderam prestígio e acabaram proibidos no tempo do Imperador Teodósio, em 392 dC. A proibição não impediu que disputas continuassem a ocorrer na Idade Média. Eram, principalmente, os torneios de cavalaria.

No século XVI, com o Renascimento e o mergulho ocidental na Antiguidade Clássica começam a ressurgir os valores esportivos. No século XVIII, escavações mostram ao mundo o antigo Santuário de Olímpia, a sede dos Jogos Antigos. No século seguinte, o Movimento pela retomada dos Jogos Antigos ganha força sob a animação do pedagogo francês Pierre de Coubertin.

Eventos esportivos tendo como base os Jogos Olímpicos Antigos acontecem paralelamente na Grécia e na Inglaterra. Neste país boa arte dos esportes modernos são formatados. Passo final para a volta dos Jogos é dado em 1894, com a fundação do Comitê Olímpico Internacional, no prédio da Sorbonne, em Paris.

Finalmente, dois anos depois, são disputados os primeiros Jogos Modernos, em Atenas, na Grécia. Pouco mais de 300 atletas (pelo menos um terço deles inscritos para o torneio de Atletismo), de 13 países, compareceram.

Uma feliz coincidência uniu os Jogos da Antiguidade com as Olimpíadas Modernas, que confirma a importância história do Atletismo. Se antes, durante muito temo, apenas provas atléticas eram disputadas, em Atenas 1896 o primeiro campeão saiu do torneio de Atletismo: o norte-americano Jammes Connolly, primeiro no salto triplo. O atleta símbolo da primeira edição olímpica moderna também era um nome do Atletismo: o grego Spiridon Louis, campeão da maratona.

Na primeira metade do século XX, vários atletas ajudaram a consolidar o Movimento Olímpico. Caso, por exemplo, do norte-americano Jim Thorpe, campeão do pentatlo e do decatlo em Estocolmo 1912, Jogos em que foi fundada a IAAF, sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Nos anos 1920 pontificou o finlandês Paavo Nurmi, fundista ganhador de nove medalhas de ouro em três Olimpíadas: Antuérpia 1920, Paris 1924 e Amsterdã 1928. Em 1936, nos Jogos de Berlim, quem deu o tom foi o atleta negro norte-americano Jesse Owens, ganhador de quatro ouros: nos 100 m, 200 m, salto em distância e 4x100 m.

O Brasil começou a participar dos Jogos Olímpicos em 1920. Nos Jogos seguintes, em Paris 1924, o Atletismo nacional mandou representantes pela primeira vez. Ito anos depois, em Los Angeles 1932, o País teve seus primeiros atletas entre os oito primeiros: Clovis de Figueiredo Rapozo, oitavo no salto em distância, e Lucio Almeida Prado de Castro, sexto no salto com vara. No geral, os brasileiros chegaram 51 vezes entre os oito primeiros, até Londres 2012.

As primeiras medalhas foram ganhas em Helsinque 1952, quando José Telles da Conceição ganhou bronze no salto em altura e Adhemar Ferreira da Silva ganhou o salto triplo. No total, o Atletismo deu ao Brasil 14 medalhas: 4 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze.

Nos critérios do COB, cada medalha de ouro renderá 250 000 reais a atletas de modalidades individuais, 500 000 para times com até seis integrantes (que dividirão o valor) e 750 000 para equipes maiores. O prêmio para cada prata varia de 1 000 reais. O bronze vai de 1 000.

Qual o melhor resultado brasileiro em Olimpíadas?

A campanha brasileira na Olimpíada de Tóquio terminou com a melhor performance do país em uma edição de Jogos Olímpicos. Por diversas óticas, o resultado no Japão representou um marco, um avanço cinco anos após sediar o evento. O quadro de medalhas mostrou o Brasil em 12º lugar, melhor classificação na história. Em 2016, a posição final do país foi 13º. Segundo o critério de distribuição de medalhas de acordo com o naipe, o Brasil também superou a campanha em casa, até então a melhor em Jogos Olímpicos.

Com recorde da competição, o brasileiro Alison dos Santos conquistou na noite de terça-feira (19) a medalha de ouro nos 400m com barreiras do Mundial de atletismo em Eugene, no Oregon. Bronze na Olimpíada de Tóquio, Piu correu em 46s29, à frente dos americanos Ray Benjamin (46,89) e Trevor Bassit (47s39).

É apenas o segundo ouro do Brasil em Mundiais. Ao todo, são 14 medalhas, sendo dois ouros (outro é de Fabiana Murer, no salto com vara, em Daegu-2011), seis pratas e seis bronzes.

A primeira foi com Joaquim Cruz, bronze nos 800m em Helsinque-1983. Antes de Piu, o último pódio havia sido de Caio Bonfim, bronze na marcha atlética em 2017.

Veja a lista

Helsinque-1983 Joaquim Cruz (bronze nos 800m)

Roma-1987 Zequinha Barbosa (bronze nos 800m)

Tóquio-1991 Zequinha Barbosa (prata nos 800m)

Gotemburgo-1995 Luiz Antônio dos Santos (bronze na maratona)

Atenas-1997 Claudinei Quirino (prata nos 200m)

Sevilha-1999 Claudinei Quirino (prata nos 200m)

Sevilha-1999 Sanderlei Parrela (prata nos 400m)

Sevilha-1999 Bronze nos 4x100m

Paris-2003 Prata nos 4x100m

Paris-2007 Jadel Gregório (prata no salto triplo)

Daegu-2011 Fabiana Murer (ouro no salto com vara)

Pequim-2015 Fabiana Murer (prata no salto com vara)

Londres-2017 Caio Bonfim (bronze na marcha 20 Km)

Eugene-2022 Alison dos Santos (ouro nos 400m com barreiras)

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Quais foram os atletas brasileiros campeões de atletismo?

Maiores destaques da história do atletismo brasileiro.
Adhemar Ferreira da Silva. O primeiro grande esportista nacional de atletismo nasceu em São Paulo, capital. ... .
Joaquim Cruz. ... .
Robson Caetano. ... .
Vanderlei Cordeiro de Lima. ... .
Maurren Maggi. ... .
Thiago Braz..

Quais os atletas brasileiros que ganharam medalhas nas Olimpíadas no atletismo?

Rio 2016.

Quantas medalhas o Brasil ganhou no mundial de atletismo?

O Brasil participou de todas as edições do Campeonato Mundial de Atletismo, conquistando, no total, até a edição de 2022 em Eugene, nos Estados Unidos, quinze medalhas, sendo duas de ouro, seis de prata e sete de bronze.

Quem foi o primeiro medalhista do atletismo brasileiro?

Ele ganhou a primeira medalha olímpica do atletismo brasileiro, com 1,98 m, no salto em altura. Ganhou ainda medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México-1955 nos 200m e no salto em altura. José Telles foi uma estrela nos anos 1950. A versatilidade era notável.