Aponte os países que são os maiores emissores de dióxido de carbono

Veja a nossa infografia com a quantidade de emissões de gases com efeito estufa por país e setor na UE. E descubra os principais emissores a nível mundial.

As emissões de gases com efeito de estufa (GEE) contribuem para acelerar as alterações climáticas. Quem são os maiores emissores? E quais os setores que poluem mais?


Quantidade de emissões de gases com efeito de estufa por ano na UE


O dióxido de carbono (CO2) é o gás com efeito de estufa mais emitido, sendo normalmente libertado por atividades humanas. No entanto, outros gases com efeito de estufa emitidos em menores quantidades conservam, contudo, o calor de forma mais eficaz que o CO2. O metano, por exemplo, é mais de 80 vezes mais potente do que o CO2 durante um período de 20 anos.

Saiba mais sobre os objetivos e as medidas da UE para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

De acordo com o sexto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC na sigla em inglês), as emissões de gases com efeito de estufa provenientes de atividades humanas são responsáveis por aproximadamente 1,1°C de aquecimento desde o início do século XX. Estas atividades incluem, por exemplo, a combustão de carvão, petróleo e gás, a deflorestação e a agricultura.

A infografia acima mostra as emissões de gases com efeito de estufa na UE em 2019, classificadas em função das principais fontes. O setor da energia foi responsável por 77,01% das emissões de gases com efeito de estufa em 2019, das quais os transportes representam perto de um terço. As emissões de gases com efeito de estufa na agricultura contribuem com 10,55%, os processos industriais e a utilização de produtos emitem 9,10% e a gestão de resíduos é responsável por 3,32%.

Emissões de gases com efeito de estufa na UE e no mundo

Os gráficos abaixo classificam os países da UE pelas emissões totais de gases com efeito de estufa (GEE) em 2019 e enumeram os principais emissores de gases com efeito de estufa do mundo em 2015. A UE é o terceiro maior emissor depois da China e dos Estados Unidos, seguida pela India e pela Rússia.

Os gases com efeito de estufa permanecem na atmosfera por períodos que podem chegar aos milhares de anos. Estes gases têm portanto um impacto mundial, independentemente de onde tenham sido libertados.

O que são os gases com efeito de estufa? 

  • O gás com efeito de estufa é um gás na atmosfera que atua de forma parecido ao vidro numa estufa: absorve a energia e o calor do Sol que são irradiados pela superfície da Terra, conserva-os na atmosfera e evitando que escapem para o espaço.  

  • Este processo é o principal motivo por detrás do efeito estufa que mantém a temperatura do planeta mais quente, permitindo assim a vida na Terra. 

  • Muitos gases de efeito estufa são libertados de forma natural na atmosfera, mas a atividade humana acrescenta enormes quantidades, aumentando assim o efeito estufa que contribui para o aquecimento global.  

Podemos classificar os países quanto ao grau de poluentes que emitem na atmosfera.

Países Petrolíferos: países produtores de petróleo, eles são recordistas em poluição por habitante. Correspondem às pequenas nações como: Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait, as emissões nesses países aumentaram até mais de 40 %.

Países Nobres: são os países ricos e industrializados, eles emitem muito CO2 (dióxido de carbono) por habitante, por exemplo, Estados Unidos e Luxemburgo. Só para se ter uma idéia, cada Luxemburguês libera na atmosfera a mesma quantidade de carbono que 13 brasileiros juntos.

Países Estáveis: referem-se às potências européias, como Alemanha, Reino Unido e França. Esses países lideram a produção de energia por usinas nucleares e eólicas, e por isso a emissão de poluentes se estabilizou nos últimos anos, já que essas energias não poluem a atmosfera.

Países em crescimento: são emergentes e superpovoados, como a China e a Índia, estes países cresceram economicamente e junto com a economia também cresceu a poluição. Um exemplo é o Vietnã, cujo volume de gás carbônico jogado anualmente na atmosfera subiu 117% em 6 anos.

Países Absorvedores: são os benfeitores na luta contra o aquecimento global. Além de não poluírem, absorvem o gás poluente emitido pelos outros países, isso porque são tão pouco industrializados que possuem taxas de emissões de CO2 insignificantes. São países pouco desenvolvidos da África tropical, como Gabão e Congo.

O Brasil pode ser considerado como país estável na emissão de poluentes, já que possui uma taxa de emissão mundial de 1,2 %.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Classificação dos países quanto à emissão de gás carbônico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/classificacao-dos-paises-quanto-emissao-gas-carbonico.htm. Acesso em 29 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Quais são os países mais poluidores do mundo?

Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões.

Qual país emite mais CO2 por habitante?

Lista de países por emissões de dióxido de carbono per capita.

Quais são os países que mais emitem gases de efeito estufa?

Atualmente, a China é a maior emissora de CO₂ no mundo e representa mais de 25% das emissões globais. Em seguida, temos os EUA (15%), a UE-27 e o Reino Unido (10%), a Índia (7%) e a Rússia (5%) . Esses dados mostram o quanto esses países estão produzindo agora.

Qual é o país mais poluído do mundo?

O país com pior qualidade de ar em 2021, Bangladesh, ultrapassou essa marca em mais de 15 vezes, com uma concentração de 76.9 µg/m3. Em segundo lugar veio o Chade (75,9 µg/m3) e atrás Paquistão (59,4 µg/m3) e Tajiquistão (59,4 µg/m3).