Quais fontes de energia estão ligadas às bacias sedimentares?

Fonte
Não-renovável

Obtenção

Uso

Vantagens

Desvantagens

Petróleo

Resulta de reações químicas em fósseis depositados principalmente no fundo do mar. É extraído de reservas marítimas ou continentais Produção de energia elétrica; matéria-prima da gasolina, do diesel e de produtos como o plástico, borracha sintética, cera, tinta, gás e asfalto. Domínio da tecnologia para sua exploração e refino; facilidade de transporte e distribuição. polui a atmosfera com a liberação de dióxido de carbono, colaborando para o efeito estufa.

Nuclear

Reatores nucleares produzem energia térmica por fissão (quebra) de átomos de urânio. Essa energia aciona um gerador elétrico. Produção de energia elétrica; fabricação de bomba atômica. A usina pode ser instalada em locais próximos de centros de consumo; não emite poluentes que contribuam para o efeito estufa. Não é tecnologia para tratar lixo nuclear; a construção de usinas é cara e demorada; existe risco de contaminação nuclear.

Carvão mineral

Resulta da transformação química de grandes florestas soterradas. É extraído de minas localizadas em bacias sedimentares. Produção de energia elétrica; aquecimento, matéria-prima de fertilizante. Domínio de tecnologia para seu aproveitamento; facilidade de transporte e distribuição. Libera poluentes como dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio; contribui para a chuva ácida.

Gás

natural

Ocorre na natureza associado ou não ao petróleo. A pressão existente nas reservas impulsiona o gás para a superfície, onde é coletado em tubulações. Aquecimento; combustível para geração de eletricidade, veículos, caldeiras e fornos; matéria-prima de derivados da indústria petroquímica. Não emite poluentes; pode ser utilizado nas formas gasosa e líquida; existe grande número de reservas. A construção de gasodutos e metaneiros (navios especiais) para o transporte e a distribuição requer alto investimento.

Renovável
hidre-

letricidade

A energia liberada pela queda de água represada move uma turbina que aciona um gerador elétrico. Produção de energia elétrica. Não emite poluentes; a produção é controlada; não interfere no efeito estufa. Inundação de grandes áreas e deslocamento de população residente; a construção das usinas é cara e demorada.

Eólica

O movimento dos ventos é captado por pás de hélices gigantes ligadas a uma turbina que acionam um gerador elétrico. Produção de energia elétrica; movimentação de moinhos. Grande potencial para geração de energia elétrica; não interfere no efeito estufa; não ocupa áreas de produção de alimentos. Exige investimentos para a transmissão da energia; produz poluição sonora; interfere em transmissões de rádio e TV.

Solar

Lâminas recobertas com material semicondutor, como o silício, são expostas ao Sol. A luz excita os elétrons do silício, que formam uma corrente elétrica. Produção de energia elétrica; aquecimento. Não é poluente; não interfere no efeito estufa; não precisa de turbinas nem geradores para a produção da energia elétrica. Exige alto investimento para o seu aproveitamento.

Biomassa

A matéria orgânica é decomposta em caldeira ou biodigestor. O processo gera gás e vapor, que acionam uma turbina e movem um gerador elétrico. Aquecimento; produção d energia elétrica e de biogás (metano). Não interfere no efeito estufa (o gás carbônico liberado durante a queima é absorvido depois no ciclo de produção). Exige alto investimento em seu aproveitamento

As bacias sedimentares são estruturas geológicas importantes do ponto de vista econômico e ambiental. A respeito dessas formações, avalie as proposições a seguir:

I) Nas bacias sedimentares, é comum a formação de minerais de importante valor econômico, como o granito, a ardósia e gnaisse, muito utilizados na decoração e construção civil.

II) As bacias sedimentares formam-se em áreas de depressão relativa ou absoluta e são resultantes do acúmulo de sedimentos.

III) A composição estrutural das bacias sedimentares possibilita a formação de fósseis e combustíveis como o petróleo e o gás natural.

IV) A formação das bacias sedimentares resulta do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), que forma várias camadas de rochas e matéria orgânica.

V) As bacias sedimentares são formações recentes. O acúmulo de material e a formação de rochas sedimentares podem ocorrer em algumas décadas, dependendo dos processos de intemperismo e deposição de materiais.

Assinale a alternativa correta:

a) F, V, V, V, F

b) V, V, F, V, F

c) F, V, F, V, V

d) V, V, F, V, F

e) V, F, V, F, V

Estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Por seus processos formativos, as estruturas geológicas com condições mais favoráveis à formação de combustíveis fósseis são:

a) os dobramentos antigos

b) os maciços antigos

c) as plataformas cristalinas

d) as bacias sedimentares

e) os dobramentos modernos

O processo de sedimentação, deposição de materiais e formação de rochas que dá origem às bacias sedimentares leva milhares de anos para concretizar-se. A respeito desse processo, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

a) Quando as rochas desgastam-se por causa da ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, elas dão origem aos sedimentos.

b) Os sedimentos originados do intemperismo são levados, especialmente pela água, para as camadas inferiores do relevo e acumulam-se.

c) Com o passar dos milhões de anos, os sedimentos acumulados vão sendo sobrepostos e exercem um “peso” cada vez maior. Essa pressão compacta os sedimentos, que se transformam em rochas sedimentares.

d) Durante o processo de formação das bacias sedimentares, pode ocorrer acúmulo de matéria orgânica, que, a depender das condições de temperatura e pressão, pode formar depósitos de combustíveis fósseis, como o petróleo, gás natural e carvão mineral.

e) As bacias sedimentares estão presentes apenas no relevo submarino, por essa razão, é mais comum encontrar reservas de petróleo nos mares e oceanos.

As rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos provenientes de rochas preexistentes e pelo posterior processo de consolidação a partir do aumento da pressão e da alteração das temperaturas. O tipo de ambiente mais propício para o acúmulo desse tipo de rocha é:

a) áreas de forte tectonismo

b) proximidades de uma dorsal oceânica

c) maiores altitudes de uma cordilheira

d) arredores de grandes vulcões

e) região oceânica petrolífera

Letra A

A afirmativa I está incorreta porque os minerais citados são encontrados nos escudos cristalinos, um tipo de estrutura geológica muito distinto das bacias sedimentares.

A afirmativa V está incorreta porque são necessários milhões de anos para que ocorra a sedimentação das rochas, a acumulação dos sedimentos e a sobreposição de novos sedimentos. As camadas sobrepostas exercem pressão crescente e contínua e fazem com que as partículas de rochas unam-se, formando as rochas sedimentares. Esse processo pode estender-se por várias eras geológicas.

Letra D

Durante o processo constitutivo de rochas e bacias sedimentares, a matéria orgânica que se acumula pode sofrer com condições atípicas de pressão exercida pelas camadas de sedimentos, o que possibilita o processo de formação dos combustíveis de origem fóssil. Por isso, é comum encontrar petróleo, gás natural e carvão mineral em áreas de bacias sedimentares.

Letra E

A letra E está incorreta porque, após ou durante a ocorrência do processo de formação das bacias sedimentares nos oceanos, a movimentação das placas tectônicas é responsável por levar as áreas dessas bacias sedimentares para regiões continentais. Isso ocorre porque o planeta está em constante transformação, de forma que áreas que hoje são oceânicas podem daqui a milhões de anos transformar-se em serras ou até desertos.

Letra E

As rochas sedimentares, estruturantes das bacias sedimentares, são mais comuns em regiões onde o acúmulo de sedimentos foi constante ao longo dos períodos geológicos anteriores. Em áreas oceânicas, desde que longe de áreas tectônicas e de dorsais oceânicas, é comum encontrar rochas sedimentares e também petróleo, que só se origina nesse tipo de rocha.

Quais fontes de energia estão diretamente ligadas às bacias sedimentares?

O petróleo e o gás natural ocorrem em regiões denominadas pelos geólogos (estudiosos das rochas) "bacias sedimentares", que são áreas sob a superfície terrestre que, por terem sido mais baixas e planas que o terreno em volta, permitiram o depósito de matéria orgânica, além de sedimento (fragmentos de rochas).

O que se encontra nas bacias sedimentares?

A bacia sedimentar é um tipo de formação geológica rochosa formada nas depressões de relevo (áreas rebaixadas) que com o tempo, foram acumulando sedimentos, daí surge seu nome. São formadas por várias camadas de sedimentos superpostas que podem ser restos de animais e vegetais, rochas, conchas, ossos, dentre outros.

Quais são os recursos minerais encontrados nas bacias sedimentares?

Nas bacias sedimentares são explorados, entre outros, o petróleo e o carvão mineral. Diversas empresas brasileiras se destacam nesses setores, como é o caso da Petrobrás e da antiga Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). As jazidas minerais estão distribuídas nas diferentes regiões do Brasil.

Quais combustíveis fósseis estão associados às estruturas sedimentares?

Por isso, é comum encontrar petróleo, gás natural e carvão mineral em áreas de bacias sedimentares.