Quais as principais características no processo de urbanização no Brasil?

As raízes da urbanização brasileira são decorrentes da história, os primeiros centros urbanos surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos e no século XIX a produção de café foi importante no processo de urbanização, em 1872 a população urbana era restrita a 6% do total de habitantes.

Posteriormente, no início de século XX, a indústria foi um instrumento de povoamento, a partir da década de 1930, o país começou a industrializar-se, como o trabalho no campo era duro e a mecanização já provocava perda de postos de trabalho, grande parte dos trabalhadores rurais foram atraídos para as cidades com intuito de trabalhar no mercado industrial que crescia. Esse êxodo rural elevou de forma significativa o número de pessoas nos centros urbanos. Atualmente 80% da população brasileira vive nas cidades, apesar disso o Brasil é um país urbano, industrial e agrícola.

Quais as principais características no processo de urbanização no Brasil?


Ao longo das décadas a população brasileira cresceu de forma significativa, ao passo desse crescimento as cidades também tiveram sua aceleração em relação ao tamanho, formando imensas malhas urbanas, ligando uma cidade a outra e criando as regiões metropolitanas (agrupamento de duas ou mais cidades).

Quais as principais características no processo de urbanização no Brasil?


O crescimento desenfreado dos centros urbanos provoca conseqüências, como o trabalho informal e o desemprego decorrente de sucessivas crises econômicas. Outro problema muito grave provocado pela urbanização sem planejamento é a marginalização dos excluídos que habitam áreas sem infra-estrutura (saneamento, água tratada, pavimentação, iluminação, policiamento, escolas e etc.) e junto a isso a criminalidade (tráfico de drogas, prostituição, seqüestros etc.).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as principais características no processo de urbanização no Brasil?


A falta de um plano diretor não só demanda problemas sociais como também provoca alterações ambientais, um exemplo dessa realidade é a poluição do lixo, milhões de pessoas consomem e produzem os mais diversos detritos que diariamente são depositados em lixões a céu aberto sem receber nenhum tratamento, esse lixo transmite doenças, polui o lençol freático.

Outra poluição presente nas cidades é a atmosférica, proveniente da emissão de gases de automóveis e indústrias, esses gases provocam problemas de saúde, principalmente respiratórios e, por fim, a poluição das águas, pois os dejetos das residências e indústrias são lançados sem tratamento nos córregos e rios, no período chuvoso ocorrem as cheias que dispersam a poluição por toda a área.

Em suma, percebe-se que a maioria dos problemas urbanos é primeiramente de responsabilidade do poder público que muitas vezes são omissos em relação a essas questões, em outros momentos podemos apontar a própria população como geradora de problemas, como o lixo que é lançado em áreas impróprias. Na verdade, a tarefa de fazer com que a cidade seja um lugar bom pra se viver é de todos os que nela habitam.

A Urbanização é um fenômeno que está ligado ao crescimento populacional e territorial das cidades.

Ele é fruto do crescimento vegetativo natural das próprias cidades, somado aos fluxos migratórios vindos do campo. Portanto, a urbanização está intrinsecamente ligada à migração das populações rurais para as áreas urbanas. Esse processo é chamado de êxodo rural.

O processo de urbanização

Assistimos hoje em dia a hegemonia da cidade sobre o campo, com o processo de urbanização crescente. Estudos apontam que dois terços da população mundial devem viver em cidades até 2050.

Vale notar aqui a relação de interdependência entre a cidade e o campo. Enquanto o campo produz segundo a lógica do capitalismo ditado pelas cidades, essas, por sua vez, dependem da produção do campo para sobreviver.

Isso engloba as facilidades que a infraestrutura das áreas urbanas oferece, como água, esgoto, gás, eletricidade, transporte, educação, saúde, etc.

Esses fatores atrativos das cidades também são fortalecidos pelos fatores repulsivos, como os desastres naturais. Esses problemas expulsam as pessoas do campo e outras regiões ermas e não urbanizadas.

História da urbanização

A urbanização é um fenômeno que existe desde o período neolítico, quando cidades surgiram a mais de seis mil anos.

Elas foram chamadas civilizações hidráulicas e nasceram pelos leitos dos rios Tigres, Eufrates, Nilo e Indo, nas regiões do Egito, China, Índia, sem falar da urbanização na Grécia e em Roma.

Durante a Idade Média o processo de urbanização se inverteu e tivemos o êxodo urbano. Contudo, o renascimento urbano dos séculos XI, XII e XIII marcou o retorno da vida urbana.

Nos séculos XVI novos territórios foram descobertos e novas cidades foram fundadas. Muitas prosperaram e cresceram, especialmente aquelas de colônias de povoamento. No século XVIII, com a Revolução Industrial, a urbanização voltou a crescer exponencialmente, o que acontece até os dias de hoje.

Entre o século XIX e XX o mundo urbanizado passou a ser uma realidade e será uma hegemonia ainda no século XXI.

Leia também:

  • Demografia
  • Êxodo Rural
  • Crescimento Vegetativo
  • Zona Rural e Zona Urbana
  • Paisagem Natural e Humanizada

O processo de urbanização no Brasil

Ao contrário da colonização espanhola na América, que primou pela construção de cidades bem estruturadas, no Brasil, a urbanização foi tardia, rápida e desordenada.

A princípio, as cidades brasileiras se estabeleceram no litoral e somente as que possuíam grandes portos se destacaram nos processos de urbanização.

Durante o século XVIII, a mineração na região da Minas Gerais fomentou a urbanização naquele território. Contudo, foi somente em 1930 com a intensificação da industrialização brasileira, que a urbanização vigorou de fato.

Nesta época, o sudeste do país, já possuía forte infraestrutura e o maior número de indústrias do Brasil, o que atraiu muitos imigrantes. Por sua vez, o centro-oeste conheceu o fenômeno da urbanização com a construção de Brasília, em 1960.

Saiba mais:

  • Urbanização Brasileira
  • Industrialização no Brasil
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

Urbanização e planejamento urbano na atualidade

Quais as principais características no processo de urbanização no Brasil?
Nova York nos Estados Unidos é uma megacidade com forte urbanização

Atualmente não é raro encontrarmos cidades que cresceram tanto que acabaram por se fundir a outras, no processo que chamamos de "conurbação".

Estas regiões metropolitanas podem abrigar milhões de pessoas, onde o planejamento urbano se torna essencial. Isso porque ele que determina a natureza dos processos de urbanização, sendo responsável direto pelo nível de qualidade de vida nas cidades.

Problemas da Urbanização

A natureza da urbanização nos países desenvolvidos caracterizou-se pelo desenvolvimento lento e bem estruturado, sobretudo na Europa, Estados Unidos e Japão. Nesses locais, o planejamento meticuloso garantiu um bom desenvolvimento urbano.

Já nos países pobres a urbanização é impetuosa, resultando na formação de favelas. Nesse contexto, impera o desemprego ou subemprego, aumento das desigualdades, violência urbana, etc.

Quais as principais características no processo de urbanização no Brasil?
A favela da Rocinha no Rio de Janeiro é a maior do país

Entenda mais sobre cada um dos problemas da urbanização:

  • Favelização no Brasil
  • Desigualdade Social no Brasil
  • Violência Urbana
  • Violência no Brasil

Quais as características principais do processo de urbanização brasileiro?

A concentração fundiária, característica brasileira desde a colonização, desdobrou-se em baixa qualidade de vida nas áreas rurais, baixos salários e falta de apoio ao pequeno trabalhador rural, motivando a migração campo-cidade.

Quais as principais características do processo de urbanização?

O processo de urbanização consiste no crescimento das cidades em comparação com o espaço rural em um determinado território, podendo manifestar-se tanto pelo aumento do espaço físico em si quanto pela elevação e concentração da população.

Qual a principal característica a urbanização do Brasil provocou?

A população do Brasil migrou do campo para as cidades ocasionando a urbanização brasileira, que provocou muitas transformações sociespaciais no país. Hoje, no Brasil, existem muitas cidades e a população da zona urbana é muito maior do que a população da zona rural.

Quais são as características da urbanização no Brasil quais são as principais consequências desse processo?

Favelização e outros problemas da urbanização A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.