Porque quando estamos com nariz entupido não sentimos o gosto dos alimentos?

Por Karlla Patrícia, Diário de Biologia

Porque quando estamos com nariz entupido não sentimos o gosto dos alimentos?

É isso, parece incrível, mas nosso paladar é limitado a apenas 5 ou 6 gostos diferentes (doce, salgado, ácido, amargo, etc…) o resto é tudo cheiro!!!! Sim… Chocolate, pêra, maçã, batata frita e tantos outros sabores são construídos pelo cérebro a partir dos cheiros que os alimentos exalam, ou seja, moléculas dos alimentos sobem ao nariz enquanto a comida está na boca sendo mastigada.

Porque quando estamos com nariz entupido não sentimos o gosto dos alimentos?
Bom, tudo é culpa do de uma parte do córtex cerebral. Os neurônios dessa região combinam sinais de olfato, do paladar e ainda do tato (é preciso conhecer a textura do alimento, se está quente ou frio etc..). 

Das milhares de combinações possíveis, nascem o que chamamos de sabores! É por isso que quando estamos gripados, com nariz entupido, não sentimos o sabor da comida, pois só nos restam o tato (quente, frio, cru, ralado, etc) e o gosto (amargo, doce, azedo, etc).

Mas então para que serve o paladar, se ele não é tão importante para formar o sabor? A função do paladar é detectar sais, açúcares, íons de hidrogênio, aminoácidos, etc… e enviar essa informação para o hipotálamo (estrutura que regula o funcionamento do corpo), partindo da informação recebida, o hipotálamo se encarrega de ir preparando a digestão com antecedência. E isso funciona tão bem, que até hoje você não tinha notado a verdadeira função do paladar e muito menos a importância do olfato.

Entenda as principais diferenças entre o resfriado comum, gripe e Covid-19

06/10/2020 - Anna Regadas

A Covid-19, gripe e resfriado são três doenças que afetam o trato respiratório e apresentam sintomas semelhantes. Por conta disso muitos pacientes podem se confundir em relação à sua condição, e em certos casos isso pode minimizar o cuidado necessário à prevenção contra o novo coronavírus. Conversamos com a otorrinolaringologista (RQE 7546), Janaina Gonçalves da Silva Leite, que esclareceu […]

Porque quando estamos com nariz entupido não sentimos o gosto dos alimentos?

A Covid-19, gripe e resfriado são três doenças que afetam o trato respiratório e apresentam sintomas semelhantes. Por conta disso muitos pacientes podem se confundir em relação à sua condição, e em certos casos isso pode minimizar o cuidado necessário à prevenção contra o novo coronavírus. Conversamos com a otorrinolaringologista (RQE 7546), Janaina Gonçalves da Silva Leite, que esclareceu as principais diferenças entre as doenças e destacou a importância da avaliação médica para o diagnóstico correto.

De acordo com Janaina, o resfriado comum é uma infecção das vias áreas superiores, do nariz e garganta, por diversos tipos de vírus, como o adenovírus, rinovírus. Já a Covid-19 é uma infecção causada pelo Sars-Cov2. “Parece ser um resfriado comum, só que tem algumas nuances. E uma delas é que ele pode provocar problemas no nervo do olfato, no nervo que faz a gente sentir os cheiros. A pessoa portanto pode apresentar uma hiposmia que significa sentir poucos cheiros, e até mesmo a anosmia, que é a ausência completa dos cheiros”, ressaltou.

Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus. Dentre as diferenças, a otorrinolaringologista, destacou que a Covid-19 tem sintomas nasais mais brandos de congestão, espirros, coriza que os outros vírus do resfriado comum

Como explica a especialista, a perda de olfato tem sido um sintoma bem agudo nos pacientes com Covid-19, e ele pode aparecer em qualquer momento da doença, às vezes nos primeiros dias, mas também no final. Outro sintoma comum é não sentir o gosto das comidas, denominado de ageusia. Mas somente por esses sintomas não é possível diferenciar a Covid-19 de outras doenças infeciosas.

De acordo com o infectologista Keny Colares, a perda de olfato que se tem quando tá resfriado ou com alergia, se deve à congestão nasal. O nariz fica entupido e a pessoa sente menos o cheiro das coisas porque a respiração não consegue passar direito pelo nariz e passa geralmente. Já no caso da Covid-19, o doutor ressalta que a perda da olfato acontece de forma mais intensa. “A pessoa realmente de uma hora para outra fica praticamente sem o olfato, mas também com pouco tempo se recupera. Então, a intensidade é maior e assim, o mecanismo é bem diferente, não é simplesmente porque o nariz tá entupido como acontece quando a gente tá resfriado”, frisou.

Segundo a otorrinolaringologista, é comum hoje ter associação imediata da perda de olfato ao novo coronavírus. “Como tivemos uma grande quantidade de pessoas que entraram em contato e esse vírus provoca em algumas pessoas a perda de olfato houve essa associação, que sempre que a pessoa perde o olfato é Covid, mas a gente não tem como garantir pois existe um outro vírus que é muito corrente, o Influenza, que também provoca perda de olfato. Existem ainda alguns outros vírus que ocasionam o resfriado e que também provocam a perda de olfato. Então só por um sintoma, não dá pra diferenciar completamente”, esclarece.

A especialista ressaltou que somente com exames e a avaliação médica será possível se chegar a um diagnóstico. “Os pacientes a depender do tempo que apresentaram os sintomas vão precisar fazer exames e só ai vamos poder certificar se foi Covid ou não”, afirmou.

Foto: Mateus Dantas

Porque quando estamos com nariz entupido não sentimos o gosto da comida?

O entupimento do nariz, ou seja, o excesso de muco no interior das narinas atrapalha a chegada das moléculas de odor nos receptores do olfato, o que justifica falta de capacidade de sentir o cheiro da comida.

O que é bom para voltar a sentir o gosto da comida quando está gripado?

Consumir chás quentes de ervas quando estamos gripados ajuda a afinar o muco nas narinas. Isso restaura o olfato e o paladar. Essas bebidas quentes e saborosas também estimulam as papilas gustativas.

Por que não sentimos o sabor dos alimentos quando estamos resfriados?

De acordo com o infectologista Keny Colares, a perda de olfato que se tem quando tá resfriado ou com alergia, se deve à congestão nasal. O nariz fica entupido e a pessoa sente menos o cheiro das coisas porque a respiração não consegue passar direito pelo nariz e passa geralmente.

Quando não se sente o gosto da comida?

A perda do olfato ou do paladar é um sinal da covid-19. Por esse motivo, os médicos ficam em alerta máximo quando seus pacientes lhes dizem que a comida não tem mais sabor —e é importante fazer o exame o quanto antes para saber se você está infectado com o coronavírus.