Porque é melhor se da universidade pública do que é particular?

Conteúdos

  • 1 Saiba a importância da escolha da faculdade
    • 1.1 Ter possibilidade de ganhar melhores salários
    • 1.2 Crescer profissionalmente
    • 1.3 Garantir o diferencial competitivo
  • 2 Veja as principais características de uma faculdade pública e particular
    • 2.1 Corpo docente
    • 2.2 Calendário acadêmico
    • 2.3 Oportunidades do mercado
    • 2.4 Material didático
  • 3 Conheça as diferenças entre a faculdade pública e a particular
    • 3.1 Faculdade pública
    • 3.2 Faculdade particular
    • 3.3 Compartilhe!

Após a conclusão do Ensino Médio, estudar em uma faculdade ajuda a escolher a profissão que mais se adequa ao seu perfil profissional. Nesse momento, é normal surgirem diversas dúvid as, como realizar a graduação em faculdade pública ou particular.

Para sanar essas e outras indagações, é preciso que você entenda algumas particularidades do mundo acadêmico e a importância do ensino superior para sua formação profissional.

Quer descobrir qual a diferença entre faculdade pública e privada? Então, confira todos os tópicos que elaboramos para você ao longo do artigo! Boa leitura!

Saiba a importância da escolha da faculdade

O momento em que se decide cursar o ensino superior é superimportante, visto que essa escolha tem impacto direto no estilo de vida e na trajetória profissional. A seguir, listamos alguns dos benefícios que você pode ter ao decidir escolher uma boa faculdade para estudar.

Ter possibilidade de ganhar melhores salários

Com o custo de vida cada vez mais alto, conseguir um trabalho que pague melhor é o sonho de muita gente. Com um curso superior, por exemplo, é possível aumentar suas chances de ganhar melhores salários.

Isso porque você estará trabalhando em setores específicos, que requerem conhecimento para atuação e que, muitas vezes, só podem ser adquiridos por meio da formação em uma faculdade.

Crescer profissionalmente

Quem não deseja crescer profissionalmente, não é mesmo? Então, se deseja alcançar cargos altos e de liderança, por exemplo, não pode deixar de estudar em uma faculdade.

Quanto mais qualificação você tiver, maiores serão as chances de conseguir boas colocações no seu ramo de atuação, seja como funcionário de uma empresa ou abrindo um negócio próprio.

Garantir o diferencial competitivo

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, fazer uma graduação e pós-graduação pode ser um diferencial no seu currículo.

Por exemplo, caso esteja participando de um processo seletivo para um cargo que exige nível técnico obrigatório em Administração, e nível superior como diferencial, você pode estar a um passo à frente da concorrência. Isso porque, com a graduação no curso informado, suas chances de conseguir a contratação aumentam.

Isso significa que quanto mais qualificação você tiver, maiores serão as possibilidades de ter o reconhecimento dos recrutadores como a pessoa ideal para preencher aquela vaga. Por isso, é importante cursar uma faculdade que seja referência na qualidade do ensino.

Veja as principais características de uma faculdade pública e particular

Agora que você já sabe a importância de escolher uma faculdade, vamos falar sobre as principais características de uma universidade pública e privada. Veja a seguir!

Corpo docente

Em uma universidade pública, o corpo docente costuma ser formado por profissionais concursados. Já em uma faculdade privada, os professores tendem a ser funcionários ou profissionais contratados da instituição, escolhidos pela experiência ou perfil.

Calendário acadêmico

O calendário acadêmico de uma faculdade particular costuma ser dividido em períodos. Existem cursos que iniciam as aulas no primeiro semestre do ano letivo e outros que começam no segundo semestre.

Na faculdade pública, esse calendário, geralmente, sofre diversas alterações ao longo do ano. Isso pode ocorrer devido à greve dos professores, à falta de recursos para dar continuidade às atividades acadêmicas, entre outros problemas.

Oportunidades do mercado

À primeira vista, as oportunidades no mercado podem parecer melhores para quem estuda em uma universidade pública. Mas se engana quem pensa assim.

Afinal, o que vai diferenciar quantas oportunidades aquele profissional vai conseguir no mercado de trabalho será a bagagem acadêmica, ou seja, o conhecimento adquirido ao longo dos anos de graduação, que pode ser colocado em prática no dia a dia de trabalho.

Material didático

Quando um estudante de uma universidade pública precisa ter acesso ao material didático, geralmente, ele tem que procurar pelo livro na biblioteca da instituição de ensino. Caso não encontre, precisa tentar comprar em livrarias ou pela internet.

No caso da pessoa que estuda em uma universidade privada, consegue ter acesso ao material de estudos tanto pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), quanto pela biblioteca da faculdade.

Agora, que tal conferir os benefícios de optar por uma faculdade a distância?

Porque é melhor se da universidade pública do que é particular?

Conheça as diferenças entre a faculdade pública e a particular

Vamos descobrir, agora, quais as diferenças entre faculdade pública e particular. Continue a leitura!

Faculdade pública

A faculdade pública se trata de uma instituição de ensino que pertence ao governo. Ela pode ser municipal, estadual ou federal — todas cumprem um direito da Constituição, que é o acesso à educação.

O papel dessas instituições é oferecer o ensino gratuito, por meio dos impostos que todos nós pagamos. Contudo, apesar dessas vantagens, elas apresentam uma grande concorrência de vagas, o que tende a dificultar o acesso à universidade.

Faculdade particular

A faculdade particular é mantida por meio da iniciativa privada. Dessa forma, ela tende a gerar um custo para conseguir se manter, por isso, o estudante precisa efetuar o pagamento da mensalidade do curso escolhido.

Essas instituições também são fiscalizadas pelos órgãos competentes e precisam de certificação do Ministério da Educação para que possam ser válidas no mercado de trabalho.

O melhor de tudo é que uma universidade privada conta com boa infraestrutura, computadores modernos, biblioteca, bolsa de estudos, entre outras vantagens que ajudam a melhorar a experiência do aluno, a qualidade do ensino e sua formação acadêmica. Além disso, elas costumam ter uma matriz curricular atualizada com as exigências do mercado, alto nível de empregabilidade etc.

Agora que você já sabe qual a diferença entre estudar em universidade pública ou particular, é hora de escolher a melhor instituição privada para você realizar seus estudos com qualidade e excelência.

Estamos falando da Anhembi Morumbi (UAM), que atua desde 1970, sendo referência para o ensino superior brasileiro, com muitos exemplos de cursos inéditos lançados na faculdade. Entre eles, Quiropraxia, Gastronomia, Aviação Civil e Design Digital.

Não deixe de fazer o seu vestibular Anhembi Morumbi para aproveitar todas as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho. Quer descobrir por que você deve começar sua faculdade na UAM? Entre em contato conosco agora mesmo!

Qual a melhor faculdade particular?

Quais são as melhores faculdades particulares do Brasil?.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Universidade Presbiteriana Mackenzie..
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Centro Universitário Das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
Centro Universitário De Itajubá (FEPI).

Qual a vantagem de estudar em uma universidade federal?

A maioria das universidades públicas possui cursos em período integral. Assim, o aluno passa mais tempo estudando e se dedica mais ao curso. Para ser professor de uma faculdade federal é preciso prestar um concurso. Por esse motivo, a qualidade do ensino é reforçada e o aluno aprende mais.

Por que estudar em uma universidade pública?

As universidades públicas são muito reconhecidas por terem um forte investimento em pesquisa e projetos acadêmicos. Elas recebem verbas do governo especialmente com este fim. Por isso, profissionais que desejam seguir a carreira acadêmica ou mesmo na pesquisa são muito atraídos pelas federais.

Qual a diferença de universidade pública e particular?

Em uma universidade pública, o corpo docente costuma ser formado por profissionais concursados. Já em uma faculdade privada, os professores tendem a ser funcionários ou profissionais contratados da instituição, escolhidos pela experiência ou perfil.