Porque a Revolução Gloriosa é interpretada como uma revolução burguesa?

2080 palavras 9 páginas

REVOLUÇÕES INGLESAS

INTRODUÇÃO
A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje.
O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a
Revolução Gloriosa de 1688. As duas fazem parte de um mesmo processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII e não
Revoluções Inglesas. Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, limpando terreno para o avanço do capitalismo. Deve ser considerada a primeira revolução burguesa da história da Europa: antecipou em 150 anos a Revolução Francesa.

2

REVOLUÇÕES INGLESAS
Dinastia Tudor
A ausência de um poderoso e permanente exército. Durante o reinado de
Henrique VIII, a Inglaterra sofreu uma sucessão de desastres militares e um recuo diplomático catastrófico na posição de grande potência que o país havia desfrutado na Idade Média. Com a evolução na técnica e arte militar, as guerras do Renascimento exigiam cada vez mais a mobilização de granes exércitos cuja manutenção, abastecimento e transporte tornavam seu custo exorbitante. Ora, no momento crítico da transição para o Absolutismo, enquanto para as monarquias continentais a constituição de poderosos exércitos era uma condição indispensável para sua sobrevivência, para a monarquia inglesa, graças à sua posição geográfica insular, não era necessário nem possível construir uma máquina militar comparável à do Absolutismo francês e espanhol. Tampouco os
Tudor dispunham naquele momento dos recursos econômicos e financeiros dos dois primeiros.
Com a Dinastia Tudor, a Inglaterra teve muitas conquistas, que serviram de base para o desenvolvimento econômico do país. Seus maiores representantes foram os


Relacionados

  • A biblia inglesa e as revoluções do século xvii

    280 palavras | 2 páginas

    A BIBLIA INGLESA E AS REVOLUÇÕES DO SÉCULO XVII PARTE V: A bíblia torna-se o centro das artes, das ciências e da literatura. Permanecia em aberto, entretanto, problemas de interpretação. Thomas Taylor dizia que as escrituras ao contrário de outro livro, “não pode cometer erros ou dizer qualquer outra coisa que contrarie a verdade ou se contradiga”. Mas que não é necessariamente fácil de ser interpretada. A bíblia foi aceita como autoridade suprema sobre a economia e política, tanto quanto….

  • revoluc3a7c3b5es inglesas

    2316 palavras | 10 páginas

    LISTA DE REVISÃO 1º SEMESTRE – REVOLUÇÕES INGLESAS 1. (Ufrn 2013) O historiador Christopher Hill se notabilizou pelos seus estudos sobre a Revolução Inglesa do século XVII (Revolução Puritana/Revolução Gloriosa). Considerando essa revolução como um evento capital não só da história inglesa, mas também da história de todo o mundo….

  • A Era das Revoluçoes

    682 palavras | 3 páginas

    A Era das Revoluções: inglesa, americana e francesa Revolução Inglesa (Revoluções Puritana – 1640 e Gloriosa – 1688): “A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução….

  • Revoluções burguesas

    835 palavras | 4 páginas

    enriquecimento de um garantia o poder político do outro. No entanto, ao longo do século XVII e XVIII eclodiram revoluções que mostravam a existência de um grande conflito de interesse entre os burgueses e a monarquia. Na verdade, essas revoluções irão questionar o poder monárquico não somente por conta de questões econômicas, mas também por outros problemas originados pela interferência do rei sob o povo. Entende-se por Revoluções Burguesas os processos históricos que consolidam o poder econômico da burguesia….

  • Revolução Inglesa

    768 palavras | 4 páginas

    Foi no Século XVII, que se deu a primeira Revolução Burguesa da História da Civilização Ocidental. No ano de 1640 deu-se início a Revolução Puritana, e em 1688 acontece a Revolução Gloriosa. Sendo que elas fazem parte do mesmo processo revolucionário, o que levou a optar pela denominação de Revolução Inglesa. Para a tradição liberal a Revolução foi conduzida pelo Parlamento contra o absolutismo monárquico em defesa das liberdades individuais, lutando contra um governo tirânico, que aprisionava….

  • Revolução inglesa

    1874 palavras | 8 páginas

    REVOLUÇÕES INGLESAS RESUMO E QUESTÕES DE VESTIBULARES As revoluções inglesas do século XVII1. Conceituação da Revolução inglesa:. O que foi: A Revolução inglesa – ou revoluções – do século XVII se deu entre 1640 a1688 e marca o fim do regime absolutista na Inglaterra. É o primeiro grande paíseuropeu a dar fim à monarquia absoluta. Não à toa, será o primeiro país industrializadodo mundo e a maior potência do século XIX. Vejamos através do desenvolvimento dopaís desde o fim da Idade Média….

  • ptdob

    8150 palavras | 33 páginas

    " Essas frases, extraídas de A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson, relacionam-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam a) a revolução comercial e a reforma protestante. b) o feudalismo e o liberalismo. c) a revolução industrial e a revolução francesa. d) o capitalismo e a conta reforma. e) o socialismo e a revolução russa. resposta:[C] No século XVII, a Inglaterra conheceu convulsões revolucionárias que culminaram….

  • Revolução Ingelsa

    1010 palavras | 5 páginas

    as autoridades monárquicas inglesas possuem, nem chegamos perto de imaginar que esse país foi palco de um conflito contra sua realeza. No entanto, no século XVII, a ilha britânica protagonizou um dos primeiros episódios que sinalizavam a crise do Antigo Regime. Foi durante a Revolução Inglesa que as instituições nobiliárquicas foram alvo de uma violenta disputa que marcou a história política da Inglaterra. A Revolução Inglesa do século XVII podemos dizer que ela representou….

  • Aula

    2067 palavras | 9 páginas

    consideráveis na história da Inglaterra por que: a) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comércio inglês; b) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador; c) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo; d) considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional; e) abolia todas as práticas protecionistas. 3. "Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo injusto, pacífico ou….

Outros Trabalhos Populares

Por que a revolução Industrial é uma revolução burguesa?

Pode-se começar pelo fato de que a Inglaterra possuía uma burguesia que investiu no desenvolvimento do capitalismo na economia inglesa. Essa burguesia se estabeleceu no poder do país no final do século XVII, logo após a Revolução Gloriosa, que consolidou uma monarquia constitucional.

Qual era o objetivo da revolução burguesa?

As Revoluções Burguesas foram o conjunto de revoltas que partiram da burguesia com objetivo de romper com a herança política e econômica que havia anteriormente. Aconteceram em vários locais e datas, mas as principais foram as Inglesas (Puritana e Gloriosa – século XVII) e a Francesa (século XVIII)!

Quais as principais causas da revolução burguesa?

Disputa por maior poder político pela burguesia puritana; Descontentamento social da pequena burguesia e do campesinato; Disputas religiosas de fundo entre católicos e protestantes.

Por que a Revolução Gloriosa representou um marco importante?

A Revolução Gloriosa foi importante para a história da Inglaterra, pois criou as condições políticas que permitiram o desenvolvimento da burguesia.