Porque o sindicato é importante para os trabalhadores?

Em muitos momentos, o trabalhador tem dúvidas ou até mesmo sente-se lesado em seus direitos. E quem pode orientá-lo, é o sindicato, ao qual sua categoria é filiada, para que exija seus direitos. Os sindicatos de cada categoria estão devidamente credenciados para buscar as soluções dos impasses envolvendo o trabalhador.

Patrões não dariam um aumento espontaneamente. Quem luta por isso, são os sindicatos, que mobilizam os trabalhadores. Estes realizam greves, apresentam propostas, negociam e conseguem bom acordos. Descontos, Convênios, clubes de campos ou colônias de férias para o laser do trabalhador e sua família, são conquistas dos sindicatos.

Muitos associados não tem a menor noção da função da entidade sindical. Este é um problema enfrentado pela maioria dos sindicatos.

Aos filiados do sindicato, existem alguns benéficos, mas muitos trabalhadores não entendem quais são. Quando pensam em filiar-se, acabam recuando por não entender os benéficos oferecidos. E muitos acabam não entendendo que existe uma luta por traz de tudo.

Os principais motivos para que um trabalhador se torne um filiado ao sindicato da sua categoria são a união, segurança, a importância da participação e a conquista de novos benefícios para todos. Se esta não for a motivação, o sindicato perde o objetivo de sua existência.

A importância de um sindicato na vida do trabalhador, pois é ali que seus direitos são assegurados e as garantias são negociadas e direitos conquistados para toda uma categoria, não se tratando de algo individual. Ou que atinja apenas uma pequena parcela do universo de trabalhadores.

Trabalhador, torne-se um associado à sua entidade de classe, seja participativo nas assembleias, nas negociações, leve ao seu sindicato a sua contribuição. É importante a organização de todos em torno da defesa dos interesses da classe

fonte: http://www.fsindical.org.br/artigos/a-importancia-dos-sindicatos-1

As respostas estão na História e no dia a dia de lutas e conquistas

Porque o sindicato é importante para os trabalhadores?

Desde 1917, com a primeira greve geral do Brasil, a classe trabalhadora e o movimento sindical passaram a ter um protagonismo maior na história do nosso País. “Não foi sem lutas, sem sacrifícios e dedicação que o sindicalismo conquistou direitos fundamentais, como a regulamentação da jornada, avanços salariais e melhores condições de trabalho”, lembra Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, da CNTM e da Força Sindical.

Refletir sobre a importância histórica da organização sindical para a classe trabalhadora é fundamental, e muito mais neste momento em que os direitos da classe trabalhadora continuam sob ataques constantes, sobretudo através das reformas trabalhista e da previdência, das medidas do governo contra o movimento sindical e da atitude dos maus patrões que, por ganância, prepotência e falta de humanismo, exploram e oprimem os trabalhadores e as trabalhadoras.

“Ainda há muito que conquistar, tanto para a categoria metalúrgica, como por exemplo na campanha em andamento em defesa da Convenção Coletiva, quanto para a classe trabalhadora em geral nas ações do movimento sindical unificado”, diz Miguel Torres.

Porque o sindicato é importante para os trabalhadores?

Porque o sindicato é importante para os trabalhadores?

Dirigentes das centrais sindicais e representantes do Dieese se reuniram nesta terça, 5 de novembro, na sede da CUT, em São Paulo, para debater a conjuntura econômica e trabalhista e as propostas de ação para fortalecer a luta do movimento sindical por empregos e direitos.

Qual é a importância de um sindicato para o trabalhador?

Os sindicatos são organizações de representação dos interesses dos trabalhadores, criadas para compensar o poder dos empregadores na relação contratual, sempre desigual e reconhecidamente conflituosa, entre capital e trabalho.

O que é contribuição sindical Qual a importância dos sindicatos?

A contribuição sindical é uma contribuição não obrigatória descontada do salário dos profissionais uma vez por ano no mês de março. Seu valor corresponde a 1/30 do salário mensal do trabalhador. Ou seja, representa um dia do seu trabalho, sem incluir horas extras.

Qual a importância de manter uma boa relação entre os colaboradores e os sindicatos?

Os sindicatos têm papel importante ao lutar por melhores condições de trabalho para os colaboradores de diversos setores. Por isso, estreitar o relacionamento com as entidades sindicais ajuda no desenvolvimento de um relacionamento saudável entre RH e sindicatos.

Qual a importância da gestão sindical e como funciona?

Como vimos, a gestão sindical é o controle de todos os processos e setores de um sindicato. Sua importância é percebida na redução de custos do sindicato, na melhora da arrecadação e no engajamento entre a instituição, seus associados e equipe.