Porque a civilização egípcia se desenvolveu as margens do rio Nilo?

Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água. Egito e Sudão são os países que compõem o vale do Nilo.

Como a ocupação do Egito se relaciona com o rio Nilo?

Às margens do rio Nilo Por esse motivo, na Antiguidade o Egito era conhecido como o "Celeiro do Oriente". ... A ocupação da bacia do Nilo ocorreu a partir da migração sucessiva de tribos vindas das regiões da Líbia (a oeste), da Etiópia (a leste) e da Palestina (no Oriente Médio), que acabaram formando a população egípcia.

Qual era a relação existente entre as atividades agrícolas dos povos egípcios e as cheias do Nilo?

O rio Nilo, com suas cheias, era uma dádiva dos deuses para os egípcios. As terras cultivadas pertenciam ao Faraó, considerado pelo seu povo rei, Deus e senhor absoluto, mas eram controladas pelos sacerdotes, escribas e chefes militares que administravam os trabalhadores livres e os escravos que ali cultivavam a terra.

Qual a importância do rio Nilo para a civilização egípcia Brainly?

Além da agricultura, o rio Nilo foi uma das mais importantes fontes de água para os egípcios e ainda, permitiu a intensificação do transporte (de pessoas e de mercadorias) e do comércio na região.

Qual a importância do rio Nilo para a Mesopotâmia?

As primeiras cidades foram formadas nas regiões da Mesopotâmia e do Egito, locais onde os homens passaram a se organizar em sociedade. Entre regiões desérticas, o povo egípcio floresceu ao longo do Rio Nilo, e tinha nele o deus que tornava férteis as terras.

É verdade que as cidades egípcias se desenvolveram no entorno do rio Nilo?

As cidades egípcias se desenvolveram no entorno do rio Nilo. As cidades sumérias eram independentes, com sistemas administrativos próprios. O faraó representava apenas o poder político. No Egito, a maior parte do trabalho era realizada nas cidades.

Qual era a vantagem do Egito está localizado próximo ao deserto?

Desertos são secos, quentes e especialmente o que os egípcios viviam, esse era muito grande, logo, exigia dos saqueadores muita resistência física para atravessar o deserto. Também afastava o Egito de outras civilizações, e consequentemente, de guerras por território.

Que atividades praticadas no Egito antigo são mencionadas no hino?

Explicação: Irrigação as plantas e hortas, contrução de templo, colehitas de trigo, animais gado.

O que manteve a civilização egípcia unificada e grandiosa?

O que também manteve a civilização egípcia unificada e grandiosa. As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas mais famosas e foram construídas por importantes reis do Antigo Império: Quéops, Quéfren e Miquerinos.

O Rio Nilo é um rio caudaloso que está localizado no continente africano e sua bacia hidrográfica abrange cerca de 10 países: Egito, Etiópia, Uganda, Ruanda, Burundi, Quênia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, República Democrática do Congo.

Situado no nordeste da África, o Nilo é o rio de maior extensão do mundo com aproximadamente 7 mil quilômetros. Sua nascente é em Uganda, e sua foz é no Mar Mediterrâneo. Parte do rio Nilo passa pelo Deserto do Saara.

Porque a civilização egípcia se desenvolveu as margens do rio Nilo?

Ele nasce da confluência de dois rios: Nilo Branco e o Nilo Azul, e sua bacia hidrográfica abrange cerca de 3 milhões de km², sendo utilizado como fonte de energia elétrica através do represamento de suas águas. A usina hidroelétrica de Assuã, construída em 1971, possui grande importância na região.

O rio Nilo apresenta grande irregularidade em seu volume de água e nos períodos de cheias (junho a setembro) fertilizam suas margens com os húmus (matéria orgânica) e irrigam as planícies que o circundam. Todavia, seu regime natural de cheias foi alterado desde a construção da hidrelétrica de Assuã.

Importância do Rio Nilo na Antiguidade

Para os egípcios o rio Nilo era sagrado. Algumas histórias bíblicas de Moisés citam o rio Nilo. Desde a antiguidade, o ele teve um papel preponderante na construção de diversas civilizações, posto que muitas populações ribeirinhas se desenvolveram em suas margens.

Porque a civilização egípcia se desenvolveu as margens do rio Nilo?

Sua existência permitiu o desenvolvimento da civilização egípcia, visto que maior parte do território está localizado em regiões desérticas.

Próximo ao rio, eles viviam da pesca e da agricultura (sobretudo cultivo de cereais) garantida pelas cheias do Nilo, que favoreciam a fertilização do solo.

Além da agricultura, o rio Nilo foi uma das mais importantes fontes de água para os egípcios e ainda, permitiu a intensificação do transporte (de pessoas e de mercadorias) e do comércio na região.

Aprofunde seus conhecimentos sobre os egípcios e a África com a leitura dos artigos:

  • Egito Antigo
  • Civilização Egípcia
  • África
  • Deserto do Saara
  • Faraó

Rio Nilo Atualmente

Até os dias de hoje, o rio Nilo possui elevada importância para as populações africanas, uma vez que garante a sobrevivência de parte do continente. É um rio fronteiriço e, portanto, compartilha de suas águas com outros países, sendo essencial para o desenvolvimento social e econômico de diversos territórios africanos.

O turismo é uma das atividades muito apreciada por diversos estrangeiros. Entretanto, o impacto dessa atividade na região por meio da expansão de hotéis flutuantes, tem gerado muita poluição e perda da biodiversidade local.

Fauna e Flora

A região do rio Nilo apresenta grande biodiversidade com diversas espécies de peixes, aves, répteis. O animal que merece destaque é o crocodilo do Nilo, um dos maiores do planeta.

Parte do Nilo é cercado por florestas tropicais, donde encontra-se há grande variedade de espécies vegetais, com árvores de grande e médio porte. Destacam-se as seringueiras, bananeiras e bambus. A medida que se aproxima da região desértica a vegetação torna-se mais escassa.

Por que a civilização egípcia se desenvolveu as margens do rio Nilo *?

Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas desse rio e aos seus períodos de cheia, durante os quais o solo das margens é fertilizado, tornando possível o desenvolvimento de uma agricultura capaz de sustentar enormes contingentes populacionais.

Qual a relação entre o rio Nilo e o desenvolvimento da civilização egípcia?

Sua existência permitiu o desenvolvimento da civilização egípcia, visto que maior parte do território está localizado em regiões desérticas. Próximo ao rio, eles viviam da pesca e da agricultura (sobretudo cultivo de cereais) garantida pelas cheias do Nilo, que favoreciam a fertilização do solo.

Como se desenvolveu a civilização egípcia?

A Civilização Egípcia formou-se a partir da mistura de diversos povos, entre eles, os hamíticos, os semitas e os núbios, que surgiram no Período Paleolítico.

Como o rio Nilo auxiliou no crescimento do Egito antigo?

E esta depende das terras férteis às margens do Rio Nilo, daí a frase “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Durante as cheias entre os meses de junho a outubro, as águas do rio inundam suas margens depositando matéria orgânica (húmus) e quando o rio volta ao seu leito normal o povo passa a arar e plantar nestas terras.