Por que a Lua fica com aspecto avermelhado durante um eclipse lunar total

O eclipse lunar será visto na semana que vem, entre os dias 15 e 16 de maio, com a Lua assumindo um aspecto avermelhado, conhecido como “Lua de Sangue‘.

O fenômeno é caracterizado pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua. Isso faz com que nosso satélite natural reflita esses tons. Isso ocorre porque a Terra fica alinhada entre o Sol e a Lua, mas isso não é o suficiente para bloquear 100% dos raios solares.

Programe-se para assistir! O eclipse vai aparecer no céu por volta das 22h30 no horário de Brasília, na noite de domingo, 15. Sua fase total ocorre na madrugada do 16, às 1h21 da manhã. O fenômeno perdura até 4h da manhã.

O fenômeno poderá ser visto da América do Sul e quase totalmente da América do Norte. Nas regiões da África e Europa Ocidental, ele poderá ser visto parcialmente.

Superfície Lunar

A NASA explica que esse evento ocorre quando “a única luz que chega à superfície da Lua é aquela que passa pela atmosfera da Terra”.

As moléculas do ar atmosférico “ocultam” o espectro azul e fazem com que a luz refletida na superfície lunar seja avermelhada. Essa é a mesma ciência por trás da cor alaranjada do céu durante o pôr do sol.

Sendo um eclipse total, a sombra da Terra cobrirá a Lua por completo deixando-a com um aspecto avermelhado deslumbrante.

Ao longo do evento, você pode acompanhar a sombra terrestre se espalhando pela superfície lunar, até cobri-la completamente.

Eclipse Lunar

Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra.

A Lua fica na sombra da Terra, mas um pouco da luz solar atravessa a Terra e atinge o satélite. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.

De acordo com a Nasa, este fenônemo faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.

Com informações da Exame

Índice

  • 1 Por que a Lua fica com aspecto avermelhado durante um eclipse lunar total?
  • 2 Como é causada a Lua de Sangue?
  • 3 Quando podemos ver a Lua Vermelha?
  • 4 Por que a lua de sangue simboliza o fim dos tempos?

A Lua não desaparece completamente na sombra da Terra, mesmo durante um eclipse total, podendo então, assumir uma coloração avermelhada ou alaranjada. Isto é consequência da refração e da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra que desvia apenas certos comprimentos de onda para dentro da região da umbra.

Como é causada a Lua de Sangue?

Durante o eclipse, a Lua vai aparecer avermelhada porque a luz do sol não chegará diretamente a ela, mas parte dessa luz será filtrada pela atmosfera da Terra e as cores avermelhadas e laranja serão projetadas em nosso satélite. Este efeito misterioso é popularmente conhecido como “lua de sangue”.

Qual foi a última Lua de Sangue?

Em 2019, ela ocorreu em 21 de janeiro, 19 de fevereiro e 20 de março, ou seja, com cerca de um mês de intervalo.

Por que a Lua fica vermelha durante o eclipse lunar?

Por que a lua fica vermelha durante um eclipse? Durante o eclipse lunar, um show de luz cor rubi aparece no céu, tornando escarlate a normalmente pálida lua. Sendo que o nosso planeta é grande o suficiente (por um fator de três) para bloquear o sol por inteiro, as pessoas poderiam imaginar que a sombra da Terra o deixaria completamente preto.

Quando podemos ver a Lua Vermelha?

Quando podemos ver a lua vermelha? Os eclipses acontecem quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados no espaço e a Terra se encontra no meio, e ele pode ser parcial ou total. São durante os eclipses lunares totais que a lua de sangue pode aparecer.

Por que a lua de sangue simboliza o fim dos tempos?

A noção que a lua de sangue simboliza a aproximação do fim dos tempos está baseada em uma passagem da Bíblia, mais concretamente em Joel 2:31: O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor.

Qual o significado da lua de sangue?

A lua de sangue e o seu significado. Algumas pessoas acreditam que a lua de sangue não é apenas um fenômeno físico, mas significa algo mais catastrófico: o fim do mundo. A noção que a lua de sangue simboliza a aproximação do fim dos tempos está baseada em uma passagem da Bíblia, mais concretamente em Joel 2:31: O sol se tornará em trevas,

Ao longo da história, os eclipses fascinam a humanidade, causando temor e admiração.

Eclipse é um termo de origem grega que significa desmaio ou abandono, que se refere ao obscurecimento da luz ao se observar a Lua ou o Sol durante esse fenômeno.
Os antigos chineses, babilônios e gregos, já haviam observado e registrado eclipses que constituem marcos que ajudam a vincular a astronomia com a história e a cronologia. Esses povos já conheciam a mecânica desse fenômeno e previam seu acontecimento com muita antecedência.

No século IV a.C., Pitágoras observou a sombra circular que a Terra projetava sobre a Lua, e usou esse fato para provar que a Terra era esférica.

O movimento de translação da Lua é de aproximadamente 29,5 dias, e nos permite observar as fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Na fase Nova, acontece um alinhamento Sol-Lua-Terra, o observador terrestre não pode ver a face iluminada da Lua, pois ela não está voltada para o nosso planeta. Durante a fase Cheia acontece o alinhamento Sol-Terra-Lua e, desta forma, a face iluminada do satélite volta-se para a Terra. Todo o disco lunar fica visível e temos as belas noites de Lua Cheia.

Por que a Lua fica com aspecto avermelhado durante um eclipse lunar total


O eclipse da Lua acontece sempre durante a Lua Cheia, pois é nessa fase que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua. Entretanto, esse fenômeno não ocorre todos os meses porque a órbita da Lua ao redor da Terra não está no mesmo plano da órbita da Terra em relação ao Sol. Essa inclinação do plano da órbita da Lua é de aproximadamente 5,2º em relação ao plano da órbita da Terra em relação ao Sol.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que a Lua fica com aspecto avermelhado durante um eclipse lunar total

A figura, a cima, mostra a inclinação da órbita LUA-TERRA em relação à órbita TERRA-SOL.
A figura abaixo mostra a inclinação da órbita da Lua e as regiões onde ocorrem os eclipses.

Quando o sol está na linha de intersecção do plano da órbita da Terra em torno do Sol, com o plano da órbita da Lua em torno da Terra (linha dos nodos), a Lua entra na região da sombra da Terra ocasinonando o eclipse lunar.
Durante a observação de um eclipse total da Lua, esta não fica totalmente invisível, como na fase de Lua Nova, em razão da luz proveniente do Sol ser refratada pela atmosfera da Terra. Essa refração e a quantidade de poeira da atmosfera faz com que um observador aqui da Terra veja nosso satélite natural com uma cor avermelhada.

Porque a Lua fica vermelha no eclipse lunar total?

Mais conhecida como Lua de Sangue, trata-se de um eclipse lunar total, um fenômeno astronômico em que a Lua, a Terra e o Sol ficam alinhados. Nesse momento, a Lua entra na sombra da Terra, sendo encoberta e ganhando um tom avermelhado.

O que significa quando a Lua fica vermelha?

A Lua fica avermelhada ao receber ondas de luz do sol maiores, após estas passarem pela atmosfera da Terra, que opera como um "filtro".