Pode enfaixar queimadura de 1 grau?

Entre as crianças e adolescentes de zero a 14 anos, as queimaduras são a segunda maior causa de internação por motivos acidentais. Apenas em 2017, mais de 20 mil meninos e meninas dessa faixa etária foram hospitalizados devido a esse tipo de acidente.

O tratamento de uma ferida gerada por uma queimadura é, na maioria das vezes, bastante dolorido e demorado e, em muitos casos, as vítimas acabam com cicatrizes e sequelas permanentes.

Meninos e meninas de zero a quatro anos correm mais risco ao sofrerem queimaduras do que adultos. Isso porque sua pele é mais fina e pode se queimar a temperaturas mais baixas e mais rapidamente. Uma criança dessa faixa etária exposta a água quente a 60° por três segundos terá uma queimadura de terceiro grau, lesão que requer hospitalização e enxertos de pele.

Com atenção e algumas medidas preventivas, é possível evitar que acidentes com queimaduras ocorram com as crianças. A Criança Segura tem uma lista extensa com diversas dicas simples que podem ajudar a impedir que esse tipo de acidente aconteça. Clique aqui e confira.

Mas, e se a queimadura já aconteceu? Como devemos agir? Ao socorrer uma criança ou adolescente que acaba de se queimar, muitas vezes pessoas cometem alguns erros que podem dificultar ainda mais a recuperação de meninos e meninas. Por isso, preparamos esse artigo com tudo o que você NÃO deve fazer em caso de queimadura.

NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura

A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada). Devemos usar a água por tempo suficiente para resfriar o local atingido para que a queimadura não continue a atingir camadas mais profundas da pele.

Qualquer outra receita caseira ou produto – até mesmo pomadas compradas em farmácias – não devem ser utilizados. A pele queimada fica extremamente sensível e qualquer coisa pode irritá-la ou causar uma infecção.

JAMAIS fure ou estoure as bolhas

Caso a queimadura forme bolha, não as fure ou estoure, pois elas servem como um curativo natural que protege o local da lesão. Ao furar uma bolha você está expondo o ferimento e corre o risco de infeccioná-lo.

NÃO tente retirar roupas ou outros materiais que tenham grudado na área queimada

Mesmo que a roupa da vítima tenha sido atingida pelo fogo, não devemos tentar retirá-la. Caso contrário, podemos estourar alguma bolha ou arrancar a pele que está grudada ao tecido, piorando ainda mais a lesão.

O que se pode fazer nesses casos é molhar a vestimenta para resfriá-la e aguardar a chegada de um profissional.

Em casos acidentes graves com queimadura, procure sempre ajuda médica o mais rápido possível. Não mexa no ferimento sem a orientação e supervisão de um profissional treinado para evitar piorar a lesão. Dessa forma, com certeza a recuperação da vítima será mais fácil e rápida.

Quer receber mais dicas sobre como evitar acidentes com crianças e adolescentes? Assine nosso Boletim de Notícias e fique por dentro de tudo o que acontece na Criança Segura.

E aí, pessoal! Fala a verdade: pode jogar a primeira pedra se você nunca se queimou, seja em uma panela quente, ou com algum acidente com um líquido aquecido. Claro que temos que evitar ao máximo que esse tipo de situação aconteça, sempre usando equipamentos de proteção adequados — mas, infelizmente, essas coisas acontecem, e temos que saber cuidar corretamente de queimaduras, seja em casa ou no hospital. Então se você é da saúde ou não, pode continuar lendo que vai aprender bastante a fazer um curativo para queimadura e evitar cicatrizes.

A forma de tratar queimaduras podem variar de um hospital para outro. O ponto fundamental é sabermos se estamos diante de uma queimadura de primeiro, segundo ou terceiro grau. Temos artigos falando especificamente sobre cada uma delas aqui no blog! Outros detalhes como condições clínicas do paciente também mudam um pouco a conduta. 

Em linhas gerais, você pode interpretar da seguinte forma: queimaduras de 1º e 2º graus podem ser tratadas em casa. Queimaduras de 3º Grau e Elétricas, por outro lado, sempre devem ser tratadas em hospitais. Vamos ver uma por uma.

Curativo de para queimaduras de 1º Grau

Essas queimaduras que deixam a pele vermelhinha sem formar bolhas são os tipos mais fáceis de serem cuidados! O importante é manter uma boa higiene local, lavando com água fria e sabão neutro. Feito isso, vamos ao pilar do tratamento: 

Pode enfaixar queimadura de 1 grau?

É isso aí pessoal, vamos aplicar loções hidratantes comuns nesses machucados, de acordo com o tipo de pele (mais ou menos sensível), evitando aqueles hidratantes cheios de perfumes, considerando que eles podem irritar a pele.

Se a queimadura for em área de atrito, como face medial de coxas ou antebraço, podemos aplicar um filme plástico protetor, para fazer justamente isso, proteger a pele de novos machucados e manter o hidratante por mais tempo!

Ah! e não se esqueçam de usar protetor solar sempre! Isso vale para todos os machucados hein, seja queimadura que estamos falando aqui ou outras lesões de pele! Protetor solar sempre!

Curativo de para queimaduras de 2º Grau

Galera, aqui já fica um pouco mais complicado. Vamos ter aquelas lesões com bolha, que precisam de cuidado redobrado na hora de escolher como cuidar!

Pode enfaixar queimadura de 1 grau?

  • Minhas bolhas são pequenas, o que eu faço?

Se as bolhas forem pequenas (geralmente menores que a polpa de um dedo polegar), elas não devem ser estouradas e podemos cuidar do ferimento muito parecido como falamos ali em cima.

Limpeza local + Hidratação + Curativo + Atadura

Esse curativo pode ser feito com Sulfadiazina de prata 1%, que vai desbridar (fazer a retirada) química de tecidos desvitalizados e ainda por cima proteger contra infecções bacterianas.

  • Minhas bolhas são grandes, o que eu faço?

Se as bolhas forem muito grandes, tiverem se rompido ou ainda acometerem regiões nobres como face e mãos, é muito importante buscar ajuda médica para indicação do melhor tratamento possível.

O provável tratamento será com desbridamento cirúrgico das bolhas, melhor avaliação da lesão subjacente e proposta com curativo com Sulfadiziana de prata como conversamos ali no tópico de cima!

Mas nada de furar as bolhas em casa hein pessoal! Isso tem que ser feito no hospital, com antissepsia adequada para não infeccionar!

Curativo de para queimaduras de 3º Grau

Pode enfaixar queimadura de 1 grau?

Pessoal, aqui a queimadura é profunda… Essa não tem jeito, vai ter que ser cuidada em hospital e por equipe específica de cirurgia plástica. Esse tecido vai ser avaliado quanto a viabilidade, algumas partes serão removidas e necessitarão de enxertos de pele!

Depois que as lesões estiverem bem encaminhadas cirurgicamente, com possibilidade de cicatrização, aí vamos pensar no curativo, muito parecido com o que vimos ali em cima, sendo o pilar sempre hidratação e aqui muita proteção do sol!

É isso!

Agora que você sabe melhor como fazer um curativo para queimadura, quer ver conteúdos 100% gratuitos de medicina de emergência? Confira a Academia Medway! Por lá, disponibilizamos diversos e-books e minicursos. Enquanto isso, que tal dar uma olhada no nosso Guia de Prescrições? Com ele, você vai estar muito mais preparado para atuar em qualquer sala de emergência do Brasil!

Pra quem quer acumular mais conhecimento ainda sobre a área, o PSMedway, nosso curso de Medicina de Emergência, pode ser uma boa opção. Lá, vamos te mostrar exatamente como é a atuação médica dentro da Sala de Emergência, então não perde tempo!

Até mais!

Pode tampar queimadura 1 grau?

O curativo para queimaduras de primeiro grau e de pequenas queimaduras de segundo grau pode ser feito em casa, utilizando compressas frias e pomadas compradas na farmácias, por exemplo.

Pode cobrir a queimadura?

Nas pequenas queimaduras de 2º grau pode-se fazer um curativo usando pomada cicatrizante e depois cobrir com uma gaze e enfaixar com uma atadura, por exemplo.

Como cuidar da queimadura de 1 grau?

Queimaduras de 1º grau Faça compressas frias nas primeiras horas após sua ocorrência. Não coloque pasta de dente ou manteiga em nenhuma hipótese. Use vaselina líquida para manter a queimadura hidratada. Tome analgésico, se necessário, e use filtro solar na região nos dias seguintes.

Pode colocar gaze na queimadura?

Coloque um curativo e esqueça Cubra a queimadura frouxamente com uma gaze e espere até cicatrizar. Não fure as bolhas nem aplique pomada. Se necessário, tome um analgésico para diminuir a dor.