O que ocorre com uma pedra de gelo dentro de um copo com água à temperatura ambiente?

Bora lá pra mais um probleminha sobre hidrostática.

a) Olha só! Na situação inicial, enquanto o gelo flutua, a força peso é igual ao empuxo. Portanto, é válida a seguinte relação.

m g = ρ g V s

m = ρ V s

Onde m  representa a massa de gelo, ρ  a densidade da água e V s o volume de gelo submerso. Além disso, vamos considerar que o volume inicial de água no copo mais o volume do gelo submerso vale V 0 . Após o completo derretimento, o volume total de água passa a ser V 0  somado com o volume de água proveniente do gelo derretido, descontando o volume de gelo previamente submerso... Portanto, temos que o volume final V f é dado por:

V f = V 0 + m p - V s

O termo m / p representa o volume de água proveniente do gelo derretido.

Só que lembra lá da primeira equação que escrevemos na nossa resolução...

m = ρ V s

m ρ = V s

Por ela, sabemos que m / ρ na verdade é V s e desse jeito ficamos com uma nova relação:

V f = V 0 + V s - V s

V f = V 0

Ou seja, o volume final não se altera e o nível de água no copo não se altera.

b) Vamos agora para o caso onde a pedra foi atirada na piscina! Olha só! Na situação inicial, enquanto o homem e a pedra estão no barco, a força peso é igual ao empuxo. Portanto, é válida a seguinte relação.

( m b + m p ) g = ρ 0 g V s i

m b + m p = ρ 0 V s i     ( I )

Onde m b é a massa do barco mais a pessoa, m p é a massa da pedra e V s i é o volume submerso inicial do barco.

Depois que a pedra foi atirada do barco, a força peso continua sendo igual a do empuxo... Porém, a relação é um pouco diferente...

m b g = ρ 0 g V s f

m b = ρ 0 V s f     ( I I )

m b é a massa do barco mais a pessoa e V s f é o volume submerso final do barco.

Agora peguemos as duas equações anteriores e tratemos de subtrair ( I ) de ( I I ):

m p = ρ 0 V s i - V s f     ( I I I )

A massa da pedra obviamente, é o produto da densidade da pedra ρ pelo volume da pedra V p :

m p = ρ V p

Substituindo essa relação em ( I I I ), obtemos que:

m p = ρ 0 V s i - V s f

ρ V p = ρ 0 V s i - V s f

ρ V p ρ 0 = V s i - V s f

Tá muito bom mesmo! Pra ficar melhor, o que acha de subtrair V p em cada lado da equação:

ρ V p ρ 0 - V p = V s i - V s f - V p

V p ρ ρ 0 - 1 = V s i - V s f - V p

Como a densidade da pedra ρ é obviamente maior que a densidade da àgua ρ 0 , o primeiro membro é sempre positivo, o nos leva à seguinte desigualdade:

V s i - V s f - V p > 0

V s i > V s f + V p

O volume submerso inicial é superior ao volume submerso final mais o volume da pedra.

Que beleza! Isso nos prova que o volume inicial do nosso sistema é superior ao volume final. Assim, o nível da água irá descer.

a) O volume final não se altera e o nível de água no copo não se altera.

b) O nível da água irá descer

índice

  • 1 Quando colocamos na água duas pedras de gelo Uma pequena?
  • 2 Quando colocamos uma pedra em um copo cheio de água a pedra desloca parte da água para fora do copo qual propriedade geral da matéria pode explicar essa situação?
  • 3 Quando o gelo derrete O copo transborda?
  • 4 Quando adicionamos gelo a uma substância e ele não afunda significa que?
  • 5 Quais os produtos para evitar o gelo?
  • 6 Quando colocamos gelo dentro de uma bebida?
  • 7 Qual estado físico da água gelada?
  • 8 Porque quando colocamos gelo no suco O líquido parece encher o copo?
  • 9 O que acontece quando colocamos água gelada no copo?
  • 10 Será que o gelo começará a derreter?
  • 11 Qual o volume de um recipiente transbordado?
  • 12 Como limpar o gelo na janela?

A explicação está na densidade. A densidade do gelo em relação a água é menor . Quando a água se torna sólida, forma-se um retículo cristalino, isso aumenta o espaço entre as moléculas da água.

Quando colocamos uma pedra em um copo cheio de água a pedra desloca parte da água para fora do copo qual propriedade geral da matéria pode explicar essa situação?

3) Impenetrabilidade – dois corpos, ou duas porções de matéria, não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Por isso quando mergulhamos uma pedra num copo com água o nível da água vai subir.

Quando o gelo derrete O copo transborda?

Se o gelo flutuante derreter, não vai mesmo fazer muita diferença para o nível das águas. “Quando o gelo derrete, o volume de água resultante desse derretimento é igual ao volume de água que o cubo de gelo deslocava. Portanto, o nível de água não aumenta com o derretimento de gelo flutuante”, diz Grimm.

Quando adicionamos gelo a uma substância e ele não afunda significa que?

O gelo bóia porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. Essa é uma propriedade incomum, porque a maioria das substâncias puras é mais densa no estado sólido do que no líquido. A ausência de moléculas nesses espaços causa uma diminuição da densidade do sólido em relação ao líquido.

Quais os produtos para evitar o gelo?

Existem produtos para evitar o gelo. Podem ser adicionados no reservatorio da agua ou em spray directamente no vidro em caso de gelo intenso. Em caso de ser o spray, é pulverizar o vidro, esperar alguns segundos e as escovas tratam do resto.

Quando colocamos gelo dentro de uma bebida?

Portanto, quando a garrafa de uma bebida qualquer (com temperatura superior a zero) é colocada em contato com gelo a 0ºC ou com água a 0ºC, a bebida transfere calor ao gelo ou à água até que o equilíbrio térmico seja alcançado. Isso significa que a bebida perderá calor em ambos os casos, ficando gelada.

Qual estado físico da água gelada?

Sólido: É o gelo! Em algumas regiões do planeta, o frio é tão intenso que transforma chuvas e lagos, por exemplo, em gelo. A neve e o granizo também são água em estado sólido.

Porque quando colocamos gelo no suco O líquido parece encher o copo?

Por causa da geometria de suas moléculas. Quando a água está na forma líquida, elas ficam bem juntinhas umas das outras. Já no estado sólido, como gelo, acabam se separando. Isso acontece porque o gelo é formado por moléculas de água arranjadas geometricamente em forma de cristais.

O que acontece quando colocamos água gelada no copo?

Quando colocamos água gelada em um copo, se estabelece uma diferença de temperatura entre a parte interna do copo e a sua parte externa. As moléculas de água dispersas no ar, quando encontram uma superfície mais fria, acabam fornecendo calor para esta.

Será que o gelo começará a derreter?

Verá que lentamente o gelo começará a derreter. Apesar de existir à venda produtos específicos para a remoção de gelo nos vidros, poderá facilmente criar o seu próprio líquido descongelante caseiro para para-brisas! Para tal, misture dentro de um frasco pulverizador 3 partes de água para 1 de vinagre, ou então, 2 partes de água para 1 de álcool.

Qual o volume de um recipiente transbordado?

No entanto, caso o recipiente sofra uma variação de volume igual à variação volumétrica sofrida pelo líquido, nenhum líquido deverá transbordar. O volume de líquido transbordado na figura corresponde à dilatação aparente.

Como limpar o gelo na janela?

Salpique ou jogue a água nas janelas que deseja descongelar. Você deve notar que o gelo se torna imediatamente transparente e até mesmo pode sumir por completo. Limpe ou esfregue logo em seguida. Embora a água amoleça ou derreta a maior parte do gelo, em alguns casos os restos dele permanecem na janela em uma forma “lamacenta”.

Quando colocamos algumas pedras de gelo em um copo com água o que ocorre explique?

A explicação está na densidade. A densidade do gelo em relação a água é menor . Quando a água se torna sólida, forma-se um retículo cristalino, isso aumenta o espaço entre as moléculas da água. Por causa desse retículo cristalino, o volume da água em questão aumentará, logo a densidade diminuirá.

Quando um cubo de gelo e colocado dentro de um copo de suco?

Ao colocar um cubo de gelo no copo de suco, após algum tempo é possível observar que lentamente o gelo se derreteu e se mistura ao suco, ou seja, aconteceu uma fusão. Nesse exemplo houve a transformação da matéria (água) do estado sólido (cubo de gelo) para o estado líquido.

Quando colocamos gelo dentro de um copo?

a) Quando colocamos gelo dentro de um copo e o colocamos sobre a mesa, num dia quente de verão, a água que aparece na superfície externa do copo deve-se ao fenômeno conhecido como osmose.

Quando colocamos gelo dentro de um copo gotas de água se formam no lado de fora dele por quê?

Curiosidade: Quando colocamos água gelada em um copo de vidro, pequenas gotículas de água começam a se formar ao redor do copo! Você sabe por quê? Isso acontece porque o vapor (água no estado gasoso) que está presente no ar, bate na superfície mais fria do vidro e se condensa, ou seja, passa para o estado liquido.