Marque a alternativa que indica organismos que estabelecem uma interação mutualística

Em todos os ecossistemas os seres vivos se relacionam entre si, podendo ou não ter prejuízo para algum deles.

Essas são as relações ecológicas, que dizem respeito tanto as interações de indivíduos da mesma espécie quanto de espécies diferentes.

Vamos fixar seus conhecimentos sobre essas relações? Segue uma lista de exercícios com gabarito ao final para você conferir suas respostas.

Lista de Exercícios – Relações Ecológicas

1) (PUCCAMP) Considere as afirmações abaixo relativas a fatores de crescimento populacional.

I. A competição intraespecífica interfere na densidade da população.

II. A competição interespecífica não influi no crescimento das populações.

III. Um dos fatores limitantes do crescimento populacional é a disponibilidade de alimentos, que diminui quando a densidade da população aumenta.

IV. Fatores climáticos influem no crescimento da população, independentemente de sua densidade.

São verdadeiras apenas:

a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV

2) Sabemos que o mutualismo ocorre quando seres de espécies diferentes mantêm relações em que ambos são beneficiados. Marque a alternativa que indica organismos que estabelecem uma interação mutualística:

a) Fungos e algas
b) Tubarão e rêmoras
c) Piolho e ser humano
d) Bromélias e árvores
e) Leões e zebras

3) (Cesgranrio) Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que:

a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica
b) se estabeleça uma competição interespecífica
c) se estabeleça uma competição intraespecífica
d) uma das espécies seja produtora e a outra, consumidora
e) uma das espécies ocupe um nível trófico elevado

4) (UDESC) As orquídeas e a erva-de-passarinho são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras plantas. As orquídeas apenas se apoiam sobre as plantas, enquanto a erva-de-passarinho retira água e sais minerais das árvores em que vivem.

Assinale a alternativa correta sobre a relações da erva-de-passarinho e das orquídeas com as plantas hospedeiras, respectivamente:

a) amensalismo e parasitismo
b) parasitismo e epifitismo
c) parasitismo e predatismo
d) parasitismo e protocooperação
e) protocooperação e epifitismo

5) (UFMG) O fungo Penicillium, por causar apodrecimento de laranjas, acarreta prejuízos pós-colheita. Nesse caso, o controle biológico pode ser feito utilizando-se a levedura Saccharomycopsis, que mata esse fungo, após perfurar sua parede e absorver seus nutrientes. É CORRETO afirmar que esse tipo de interação é conhecido como:

a) comensalismo
b) mutualismo
c) parasitismo
d) predatismo

6) (VUNESP) Considere os gráficos.

Marque a alternativa que indica organismos que estabelecem uma interação mutualística

Após uma aula sobre relações ecológicas, um professor propôs aos seus alunos a identificação de três dessas relações interespecíficas. Espécies diferentes de seres vivos (A, B, C, D, E e F) estão relacionadas nos gráficos. Pode-se concluir que as relações I, II e III correspondem, respectivamente:

a) mutualismo, antibiose e competição
b) inquilinismo, protocooperação e mutualismo
c) comensalismo, antibiose e mutualismo
d) antibiose, comensalismo e mutualismo
e) parasitismo, predatismo e competição

7) (FATEC) A análise dos padrões genéticos e ecológicos de diversas espécies foi fundamental para a emergência de um novo campo de pesquisa no final do século XX: a sociobiologia, segundo a qual a predominância do trabalho coletivo sobre o individual é uma das condições para a existência de sociedades complexas, como as encontradas entre os Hymenoptera (formigas, abelhas), os isóptera (cupins) e os Homo sapiens. Entretanto, algumas espécies perderam evolutivamente a capacidade de trabalhar coletivamente.

A predominância do trabalho individual sobre o coletivo nas espécies que perderam a capacidade de trabalhar coletivamente é, necessariamente, explicada por alterações nas relações ecológicas do tipo:

a) intraespecífica desarmônica
b) intraespecífica harmônica
c) interespecífica neutra
d) interespecífica harmônica
e) interespecífica desarmônica

8) (UFPR) Associe os tipos de relações ecológicas com as situações apresentadas abaixo:

  1. Um pássaro que se alimenta de carrapatos que vivem sobre grandes mamíferos, como bois ou búfalos.
  2. Uma epífita (por exemplo, uma orquídea) que cresce sobre uma grande árvore.
  3. Uma rêmora (ou peixe-piloto) que vive em associação a um tubarão, sendo transportada por ele e aproveitando-se dos restos da alimentação do carnívoro.
  4. Bactérias e protozoários que vivem no interior do intestino de cupins, onde digerem a celulose.

(   ) Inquilinismo
(   ) Comensalismo
(   ) Protocooperação (ou cooperação)
(   ) Mutualismo

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo:

a) 1 – 3 – 2 – 4

b) 4 – 2 – 1 – 3

c) 2 – 3 – 1 – 4

d) 2 – 4 – 3 – 1

e) 1 – 2 – 4 – 3

9) (UFC) As esponjas desempenham papéis importantes em muitos habitat marinhos. A natureza porosa das esponjas as torna uma habitação ideal para vários crustáceos, equinodermos e vermes marinhos. Além disso, alguns caramujos e crustáceos têm, tipicamente, esponjas grudadas em suas conchas e carapaças, tornando-os imperceptíveis aos predadores. Nesse caso, a esponja se beneficia por se nutrir de partículas de alimento liberadas durante a alimentação de seu hospedeiro. As relações ecológicas presentes no texto são:

a) protocooperação e competição
b) inquilinismo e protocooperação
c) inquilinismo e parasitismo
d) competição e predação
e) parasitismo e predação

10) (UFF) Populações de Aedes aegypti têm desenvolvido resistência aos inseticidas organofosforados. Desta forma, uma alternativa para o controle destes insetos vem sendo a utilização de inseticida microbiológico.

Nova arma contra a dengue
Bactéria é a matéria-prima de bioinseticidas que matam larvas do mosquito Aedes. O inseticida aplicado em regiões epidêmicas por meio de vaporizadores, conhecido como fumacê, elimina apenas a forma adulta, mas não tem nenhuma eficácia para acabar com as larvas. Para controlar esses criadouros do mosquito pode-se utilizar um bioinseticida líquido que tem como principal componente o Bacillus thuringiensis israelensis . Essa bactéria, inimiga natural do Aedes, produz uma toxina que, ao ser ingerida pela larva, causa danos ao intestino do inseto, provocando sua morte. (Revista Pesquisa Fapesp, Edição 85, 03/03).

Assinale a alternativa que classifica corretamente a relação ecológica entre a larva do mosquito e a bactéria Bacillus thuringiensis israelensis.

a) parasitismo
b) predatismo
c) inquilinismo
d) antibiose
e) mutualismo

Gabarito: 

  1. d
  2. a
  3. b
  4. b
  5. d
  6. c
  7. b
  8. c
  9. b
  10. d

Veja também:

  • Lista de exercícios – Reino Animalia
  • Lista de exercícios – Reino Fungi
  • Lista de exercícios – Reino Monera

O que são microrganismos mutualistas?

O mutualismo acontece quando organismos de duas espécies diferentes se relacionam de maneira que a associação seja benéfica para ambos. Essa relação é chamada de interespecífica por acontecer entre espécies diferentes, e harmônica por ser positiva para ambos organismos.

Quais são os tipos de mutualismo?

O mutualismo pode ser classificado em dois tipos básicos: o mutualismo obrigatório e o facultativo. Denomina-se de mutualismo obrigatório a relação em que um organismo associa-se a outro de forma permanente, não sendo possível a sobrevivência das espécies envolvidas de maneira isolada.

Quais os organismos que estabelecem uma interação Mutualística?

As abelhas e plantas estabelecem uma relação mutualística. Mutualismo é uma relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados pela interação.

O que é mutualismo Cite 3 exemplos?

Exemplos: A relação entre algas fotossintetizantes e fungos, que formam estruturas chamadas líquens. A relação entre cupins e certos protozoários que vivem em seu intestino. O cupim alimenta-se de madeira, porém ele não é capaz de digerir a celulose, ficando essa função por conta dos protozoários.