Macau rio grande do norte

Macau é um município brasileiro no estado do Rio Grande do Norte, localizado no Polo Costa Branca. De acordo com o IBGE, no ano 2021 sua população era estimada em 32.260 habitantes. Macau possui uma área territorial de 775.302 km² e está localizada a 175 km da capital do estado, Natal.

Suas origens remontam ao início do século XIX, quando ainda era conhecida por ilha de Manoel Gonçalves — região já colonizada para a produção de sal. O município está numa região produtora de sal marinho (uma das principais do Brasil), petróleo e de pescados, sendo um dos maiores produtores nacionais de sardinha. Macau é bastante conhecida na região por seu carnaval, o que atrai visitantes de quase todo o estado do Rio Grande do Norte.

Topônimo

Seu nome atual deriva de A-man-gao ("baía de Ama"), expressão chinesa que deu o nome à então colônia Portuguesa de Macau, hoje parte da China. Segundo Câmar...
Fonte:


Macau rio grande do norte

Nas belíssimas praias desta cidade, os passeios são feitos de buggy, cavalo, jumento ou ultraleve

O ecoturismo é um dos tipos de turismo mais realizados nesta cidade. Os mangues macauenses possuem um grande potencial natural e ecológico, surpreendem pelo estado de preservação natural. Há dunas nas praias de Diogo Lopes, Barreiras e Soledade, e também ao longo da margem do Rio Conceição adequadas à exploração do turismo e a contemplação. Os passeios podem ser realizados por buggy, a cavalo, jumento ou ultraleve. Pontos Turísticos: Conheça alguns dos principais pontos turísticos de Macau: Praia de Camapum: urbana com águas claras, raras e cristalinas. Esta praia é totalmente urbanizada com calçadão, barracas, bares, restaurantes e pousadas. Praia de Barreiras: conhecida desde quando por ali perambulavam os índios Potiguares, quando chamavam o atual rio Tubarão de “Unapatuban” e, pelos holandeses que exploraram as salinas do município. Praia de Diogo Lopes: praias com dunas ainda inexploradas, uma reserva de manguezais ainda totalmente virgem e sem poluição. A praia possui belos coqueirais e um povo muito hospitaleiro. Praia de Soledade: pouco habitada, com uma extensão aproximadamente de 3km de praia com água limpas e cristalinas.


Macau é um município brasileiro no estado do Rio Grande do Norte, localizado na microrregião de Macau, na Mesorregião Central Potiguar e no Polo Costa Branca. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2017sua população era estimada em 31.859 habitantes. Macau possui uma área territorial de 788 km² e está localizada a 175 km da capital do estado, Natal.

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Macau rio grande do norte

Localização: Mesorregião Central Potiguar
                   Microrregião Macau
Área:  788,036 km²
Distância da Capital: 175Km

Datas[editar | editar código-fonte]

Distrito criado com a denominação de Macau, pela resolução provincial nº 294, de 19-08-1854. Elevado à categoria de vila com a denominação de Macau, pela lei Provincial ou Resolução Provincial nº 158, de 02-10-1847, que transferiu para a povoação de Macau a sede de Angicos. Elevado à condição de cidade com a denominação de Macau, pela lei provincial ou resolução provincial nº 761, de 09-09-1875. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 603, de 31-10-1938, é criado o distrito de Independência e anexado ao município de Macau. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Macau e Independência.

Pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito de Independência passou a denominar-se Pendências. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Macau e Pendência ex-Independência. Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembra do município de Macau o distrito de Pendência. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Antigas Denominações[editar | editar código-fonte]

Ilha de Manoel Gonçalves

Independência

Pendência

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios CircGuamaréunvizinhos[editar | editar código-fonte]

  • Leste: Guamaré
  • Noroeste: Porto do Mangue
  • Sudoeste: Afonso Bezerra
  • Sudeste: Pedro Avelino
  • Oeste: Pendências

Localidades[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História[editar | editar código-fonte]

A EXTRAÇÃO do sal foi um dos principais fatores que determinaram o povoamento do Rio Grande do Norte. Documentos do início do século XVII ressaltam as riquezas de suas salinas e a excelência do sal ali existente. Entre essas salinas encontravam-se as que viriam pertencer ao Município de Macau.

A 20 de agosto de 1605, Jerônimo Albuquerque concedia aos seus filhos Antonio e Matias "uma data que são duas salinas que estão corenta leguas daquy para a banda do norte... nem a terra serve pera cousa nenhuma mas que pera o sal que por sy se cria". ?Essas salinas". diz Luís da Câmara Cascudo, quarenta léguas ao norte, em terras que apenas para o sal se prestam e onde este é formado espontaneamente, pela disposição do terreno. foram identificadas pelo Des. Luís Fernandes como sendo as salinas de Macau".

No século XVIII, a extração do sal no Rio Grande do Norte, então importante centro pecuário, ficou intimamente ligada à produção de "carne-de-sol", produzida em grande escala pelas "oficinas" instaladas no baixo Açu. Essa indústria primitiva, porém, foi inesperadamente interrompida em 1786 por determinação da Câmara de Natal, sob alegação de que a exportação de carne acarretava prejuízos a Fazenda Real, uma vez que os barcos não pagavam o subsídio de sangue referente à matança do gado. Aquela indústria quase desapareceu então, e o porto das ?oficinas? entrou em decadência.

Ainda no século XVIII a metrópole criou o monopólio do sal e as salinas do Nordeste, especialmente as do Rio Grande do Norte, situadas nos atuais Municípios de Açu, Macau, Areia Branca, Mossoró e Touros, foram relegadas ao abandono, recomeçando a exploração somente em 1802.

Entretanto, foi a partir de 1889, com o regime republicano, que a indústria do sal do nordeste tomou certo impulso, sobretudo no Rio Grande do Norte, onde, em alguns Municípios, entre os quais se incluía Macau, as condições do terreno e dos ventos se apresentam extraordinariamente favoráveis. Com a concessão feita a Antônio Coelho Ribeiro Roma, em 26 de outubro de 1889. para instalar máquinas de exploração e purificação do sal em terrenos devolutos do Rio Grande do Norte, houve uma considerável valorização da região salineira do Estado, cujas riquezas salíferas passaram a despertar maior interesse entre os homens de negócios.

O povoamento de Macau foi iniciado na ilha de Manuel Gonçalves, que em 1825 começou a ser invadida e obstruída pelas águas do Atlântico. A ilha era, nesse tempo, habitada por portugueses, dedicados à exploração e ao comércio do sal. Em 1829, tornando-se impossível a permanência desses habitantes na ilha, decidiram eles transferir-se para outro local, escolhendo então a ilha de Macau, na foz do rio Açu.

Os fundadores do povoado de Macau foram os portugueses Capitão Martins Ferreira. quatro genros destes - José Joaquim Fernandes, Manuel José Fernandes, Manuel Antonio Fernandes e Antonio Joaquim de Sousa - e ainda João Garcia Valadão e o brasileiro João da Horta.

Macau é uma corruptela da palavra chinesa Ama-ngao, que significa abrigo ou porto de Ama, deusa dos navegantes.(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Famílias Tradicionais[editar | editar código-fonte]

Família Fersnandes

Família Gonçalves

Família Moura

Família Martins Ferreira

Família Souza

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares[editar | editar código-fonte]

1º Ofício de Notas

Endereço: Rua Martins Ferreira, 179

Bairro: Centro

Cep: 59500-000

Telefone ( 84) 3521-3265

Cidade: Macau

Estado: RN

2 º Ofício de Notas

Endereço: Rua Pereira Carreiro, 120

Bairro: Centro

Cep: 59500-000

Telefone: (84) 3621-1536

Cidade: Macau

Estado: RN

Endereço:(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cemitérios[editar | editar código-fonte]

Cemitério Público Monsenhor Honório,

Endereço: Rua Professor João Carlos 2 s/n

Bairro: Valadão

Cep: 59500-000

Cidade: Macau

Estado: RN

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros do FamilySearch[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos[editar | editar código-fonte]

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Endereço: Praça Mons. Celso Cicco, 84

Bairro: Centro

Cep: 59570-000

Cidade: Macau

Estado: RN

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições[editar | editar código-fonte]

Prefeitura Municipal de Macau

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 17

Bairro: Centro

Cep: 59500-000

Cidade: Macau

Estado: RN

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Macau (Rio Grnade do Norte)
  2. http://cod.ibge.gov.br/UN3

O que tem pra fazer em Macau Rio Grande do Norte?

Praia Camapum. Praias. Por Viajantemacaurn. ... .
Praia Diogo Lopes. Praias. ... .
Praia Minhoto. Praias. ... .
Igreja Nossa Senhora da Conceição. Igrejas e catedrais. ... .
Praça da Conceição. Parques. ... .
Museu Carnavalesco Colo Santana. Museus militares. ... .
Ponte de Todos Nossa Senhora dos Navegantes. Pontes. ... .
Museu José Elviro. Museus especializados..

Onde se localiza Macau RN?

Macau é um município brasileiro no estado do Rio Grande do Norte, localizado no Polo Costa Branca. De acordo com o IBGE, no ano 2021 sua população era estimada em 32.260 habitantes. Macau possui uma área territorial de 775.302 km² e está localizada a 175 km da capital do estado, Natal.

Onde fica o porto de Macau?

Situa-se na costa meridional da República Popular da China, a oeste da foz do rio das Pérolas e a 60 km de Hong Kong, que se encontra aproximadamente a leste de Macau.

Quantos habitantes tem Macau 2022?

Relógio da população de Macau.