Foi para resolver esses problemas que o conceito de administrar surgiu no ano ______ na Suméria?

A história da Administração surgiu á séculos, no ano 5.000 A.C., na Suméria. Os habitantes da região buscavam formas de aprimorar a resolução de seus problemas práticos. Dessa forma, surgiu o exercício de administrar. Muitos e muitos anos mais tarde, é uma das profissões mais abrangentes e buscadas dos dias atuais. Em 09 de setembro, é comemorado o Dia do Administrador. No blog, saiba mais sobre curso e carreira.

Foi para resolver esses problemas que o conceito de administrar surgiu no ano ______ na Suméria?
Conceito

O profissional formado em Administração planeja, organiza e gerencia o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização/empresa. São traçadas estratégias para melhoria no desempenho da empresa, evitando desperdícios e trabalhando na redução de custos. O administrador toma decisões relacionadas a investimentos, compra de materiais e escolhas de novos funcionários de acordo com a área.

Por ser um curso “generalista”, tem mercado bem abrangente. O profissional que realiza administração tem um leque de possibilidades, podendo encaixar-se nos setores: financeiro, marketing, logística, recursos humanos, produção, vendas e empresas de modo geral. Polos industriais e grandes centros urbanos concentram grandes oportunidades para administradores.

Atribuições
  • Participar da seleção e treinamento de novos funcionários;
  • Supervisionar as atividades financeiras;
  • Controlar o fluxo de caixa e capital de giro;
  • Tomar importantes decisões financeiras;
  • Comandar estratégias de mercado;
  • Administrar o processo produtivo de fábricas e indústrias;
  • Realizar controle de qualidade;
  • Verificar o estoque de matéria-prima;
  • Auxiliar na logística e no transporte;
  • Liderar o setor vendas;
  • Contatar fornecedores em busca de acordos;
Remuneração

Foi para resolver esses problemas que o conceito de administrar surgiu no ano ______ na Suméria?

Dados: Educa Mais Brasil

Curso da Unifacear

O Curso de Administração está disponível nos formatos presencial, semipresenciale EAD

Entre nossas vantagens, temos:

Laboratórios de informática equipados com recursos tecnológicos adequados ao aprendizado

Moderno e intuitivo Ambiente Virtual de Aprendizagem para disciplinas EAD

Bibliotecas virtual e física com mais de 30.000 livros

Disciplinas EAD com produção própria e vídeo aulas

Professores Mestres e Doutores

Tutoria a disposição para o esclarecimento de dúvidas

Excelente conceito institucional junto ao MEC

Mensalidades Acessíveis

Postagens Recentes

Os sumérios ficaram conhecidos como um dos primeiros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia e por desenvolverem as primeiras cidades dessa região. A fixação desse povo nesse território aconteceu por volta de 5000 a.C., atraído, provavelmente, pela fertilidade do solo proporcionada pelas cheias dos rios Tigre e Eufrates. As primeiras cidades-estado dos sumérios desenvolveram-se a partir de 4000 a.C.

Os sumérios foram responsáveis pelo aperfeiçoamento de técnicas de drenagem em pântanos, pela construção de barragens para impedir o avanço da água dos rios durante o período de cheia e por construírem reservatórios para armazenamento de água e canais de irrigação para utilização na agricultura e para o consumo em suas cidades.

No entanto, estudos recentes têm comprovado que esse conhecimento técnico foi herdado de um povo que habitava a região antes da chegada dos sumérios à Mesopotâmia. Esse povo foi chamado pelos historiadores de ubaídas. A cultura ubaída foi a predominante na região até o crescimento da cidade suméria de Uruk.

O termo “sumério” teve origem no idioma dos acádios e significa “terra de reis civilizados”. Os sumérios referiam-se a si mesmos como “o povo da cabeça negra” e chamavam sua terra de “terra do povo da cabeça negra”.

Cidades sumérias

O desenvolvimento das cidades sumérias aconteceu sob o modelo de cidades-estado, ou seja, elas caracterizavam-se por constituir unidades distintas e autônomas em relação às outras. Assim, cada cidade suméria possuía administração e governante próprios, com leis distintas e política econômica diferente uma das outras.

Um dos poucos pontos em comum partilhados pelas cidades sumérias era o próprio idioma sumério, uma vez que essas cidades constantemente travavam guerras entre si para impor sua hegemonia sobre a região e para garantir acesso às terras mais férteis. Por causa disso, uma cidade-estado suméria era extremamente fortificada e possuía muralhas altas.

Nas cidades sumérias, houve um processo que causou desigualdade social, com a ascensão de uma elite que controlava grande quantidade de terras. Esse processo, especulam os historiadores, provavelmente iniciou-se ainda no período dos ubaídas e intensificou-se com os sumérios.

Cada cidade suméria era governada por um rei, e o primeiro registro que se tem a respeito de um rei refere-se a Etana, chamado pelos sumérios de “aquele que estabilizou todas as terras”. Os reis sumérios moravam em luxuosos palácios, enquanto a maioria da população – formada por camponeses – vivia em casas de palha. As cidades sumérias também possuíam grandes templos dedicados aos deuses, chamados zigurates.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escrita cuneiforme

Atribui-se aos sumérios a criação da primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme. O desenvolvimento dessa escrita aconteceu, aproximadamente, por volta de 3000 a.C., e ela era caracterizada pelo registro de traços pictóricos em um bloco de argila por meio de um objeto pontiagudo chamado cunha.

A invenção dessa forma de escrita foi a maior contribuição dos sumérios para a humanidade e decorreu da necessidade de contabilizar e fazer o registro dos afazeres relacionados à manutenção do palácio real e de questões relativas ao registro de mercadorias do comércio. Essa forma de escrita foi herdada por outros povos mesopotâmicos e foi muito utilizada por acádios e assírios.

Grande parte do conhecimento que se tem atualmente sobre a Mesopotâmia veio a partir da tradução de registros feitos em escrita cuneiforme. Exemplos desses registros em cuneiforme foram a Epopeia de Gilgamesh, que narra uma história de um grande dilúvio ocorrido na região, e o Código de Hamurábi, código penal desenvolvido pelos amoritas, durante o reinado de Hamurábi.

Os escritos em cuneiforme passaram a ser decifrados com o trabalho de historiadores, linguistas e arqueólogos a partir do século XIX. Essa forma de escrita foi muito utilizada na Mesopotâmia até por volta de 100 a.C., quando, então, passou a ser substituída pela escrita alfabética.

Estabelecimento dos acádios

Por volta de 2334 a.C., os acádios, um povo de origem semita que habitava a região central da Mesopotâmia, conquistaram, sob a liderança de Sargão I da Acádia, as principais cidades desse território. A liderança de Sargão levou à centralização do poder na região e à formação do primeiro império da Mesopotâmia: o Império Acádio.

O termo “acádio” faz referência à capital desse império que tinha o nome de “Acad”. Os acádios herdaram a escrita e muitos aspectos culturais dos sumérios (os historiadores afirmam que a influência da cultura suméria na Mesopotâmia estendeu-se até por volta de 1600 a.C.). O poder dos acádios na região perdurou por aproximadamente dois séculos.

Por volta de 2154 a.C., os gútios invadiram a região e destituíram os acádios do poder. Os gútios foram posteriormente sucedidos por outro povo invasor: os elamitas. Segundo constam os registros, o último rei acádio chamava-se Chudurul.

Por Daniel Neves
Graduado em História

Quando surgiu a história da administração?

A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar.

Como era a administração dos sumérios?

A região disputada pelos sumérios não possuía um poder central que lhe desse unidade administrativa. Cada cidade era como que um Estado independente, com governo próprio. Cada cidade-estado era governada por um civil (Patesi, que na concepção do povo, era o intermediário entre os homens e os deuses) e por um sacerdote.

Qual foi a primeira teoria da administração?

A teoria científica da administração foi desenvolvida em 1903 por Frederick Winslow Taylor, a ideia central era definir a técnica da eficiência para impulsionar o aumento da produtividade, porém, desconsiderava a satisfação dos funcionários, assim, explorava-o em prol dos interesses da empresa.

Quem foi que criou a administração?

Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.