Exercícios de perna para quem tem hérnia de disco

Prof. Esp. Sandra Nunes de Jesus

A coluna vertebral é composta por vértebras, e entre as vértebras estão os discos intervertebrais, compostos de tecido de cartilagem, responsáveis por amortecer os impactos e evitar o atrito entre as vértebras. A discopatia mais comum é a degeneração dessas estruturas e é caracterizada por redução da sua altura, deslocamento (protusão) e rupturas periféricas que podem evoluir para o extravasamento do núcleo pulposo. O termo hérnia de disco costuma ser aplicado às degenerações mais avançadas. As discopatias degenerativas, de causa genética, geram instabilidades na coluna podendo provocar dores nas atividades diárias. As dores podem ser agravadas por traumas, esforço repetitivo e má posturas da coluna.

A hérnia de disco acomete normalmente pessoas entre 30 e 50 anos, o que não quer dizer que crianças, jovens e idosos estejam livres dela. Estudos radiológicos mostram que depois dos 50 anos, 30% da população mundial apresentam alguma forma assintomática desse tipo de afecção na coluna 1. As hérnias lombares são as mais comuns por ser região de sobrecarga. As hérnias podem comprimir as raízes nervosas desencadeando as conhecidas ciatalgias, que provocam dor irradiada por toda a extensão do nervo ciático.

Cuidar da nossa coluna vertebral é algo extremamente importante e é fácil perceber o porquê. Ela é fundamental para...

Cuidar da nossa coluna vertebral é algo extremamente importante e é fácil perceber o porquê. Ela é fundamental para uma boa postura e faz parte de praticamente todos os movimentos do corpo, além de servir como proteção para as raízes nervosas.
Sendo assim, conhecer os exercícios indicados para quem tem hérnia de disco é essencial.
Esse é um mal que afeta diversas pessoas e pode ocasionar não apenas dor, mas também uma grande perda na qualidade de vida.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir sobre exercícios para hérnia de disco!

Por sorte, com o auxílio de um profissional de confiança, você consegue melhorar consideravelmente esse quadro. Quer descobrir como? Então, confira o conteúdo a seguir:

1. Alongamentos

Os alongamentos estão entre os exercícios mais indicados para quem sofre de hérnia de disco. Eles melhoram a flexibilidade da coluna e da musculatura paravertebral e diminuem a percepção de dor aguda, trazendo mais qualidade de vida para o dia a dia do paciente.
Outro ponto que poucas pessoas sabem, mas que também é um benefício da prática regular de alongamentos, é o ganho de força, por conta da melhor utilização das fibras musculares.
Um médico ou um fisioterapeuta de confiança podem prescrever exercícios de estabilização dinâmica da coluna lombar, trabalhando sobretudo a região dos abdominais e das costas.

Exercícios de perna para quem tem hérnia de disco

2. Atividades aeróbicas

A prática de atividades aeróbicas moderadas e sob supervisão de um profissional habilitado,  também é muito vantajosa para pessoas que enfrentam problemas de hérnia de disco, inclusive porque contribuem para a perda de peso.
O ideal é optar por exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação, hidroginástica ou ciclismo.
Um tênis confortável e próprio para atividade física com um adequado sistema de amortecimento também é muito indicado. Nesse sentido, a tecnologia proporciona alguns calçados que contribuem para a melhora do paciente, além de minimizar a possibilidade de lesões e de sentir dor.
Mais uma vez, é indispensável contar com a orientação de um profissional de confiança.

3. Hidroterapia

Por falar em exercícios de baixo impacto, a hidroterapia surge como uma alternativa bastante interessante, especialmente para quem não é muito adepto da natação tradicional.
Fazer uma atividade na água é uma ótima opção, pois auxilia no fortalecimento dos músculos sem forçar demais a coluna vertebral, além de ser uma atividade de baixo impacto articular.
Existem diversos clubes e academias especializados que oferecem essa modalidade, sendo que a prática da hidroterapia ativa pode envolver a hidroginástica para ajudar a condicionar o seu corpo — com o cuidado de não causar qualquer estresse desnecessário na hérnia de disco preexistente.

4. Pilates

O método Pilates é um poderoso recurso para quem tem hérnia de disco e funciona muito bem — tanto no tratamento conservador, quanto após a realização da cirurgia —, desde que seja orientado por um profissional e realizado com a adequada estabilização da região afetada.
Com o passar do tempo — e com o ganho de resultados —, os pacientes têm uma boa recuperação, evoluindo com os exercícios funcionais e livres da amplitude de dor.
O instrutor deve ter uma formação adequada, com conhecimentos prévios da anatomia da coluna, de biomecânica e do mecanismo de lesão, para que possa planejar as atividades e orientar corretamente a execução.
Ainda tem dúvidas sobre as atividades e exercícios mais indicados para quem tem hérnia de disco? Então, marque uma consulta com um ortopedista!

Como treinar perna com hérnia de disco?

Ao tratar a hérnia de disco com a musculação, os movimentos no quadril, tronco e coluna devem ser mais leves, para não agravar o caso. Se houver crises, o treino deve ser suspenso e o médico deve ser procurado. Os exercícios nunca devem ser feitos em casa ou sem a ajuda de um profissional da educação física.

Quem tem hérnia de disco pode malhar perna?

Quem tem hérnia de disco pode fazer atividade física e pode frequentar academia. O importante é sempre fazer a atividade física com a supervisão de um profissional, para que o volume e a intensidade dos treinos sejam adequados a sua condição clínica.

Que tipo de exercício é bom para quem tem hérnia de disco?

Atividades aeróbicas Caminhada, natação e ciclismo são alguns exemplos de exercícios aeróbicos indicados para prevenir e tratar a hérnia de disco. Lembre-se de escolher o calçado com um sistema de amortecimento adequado para a prática do exercício.

Quais exercícios não podem ser feitos com hérnia de disco?

A hérnia de disco na sua maioria é póstero ou póstero-lateral, e assim são contraindicados os exercícios que aumentam a pressão sobre os discos no sentido posterior como nos movimentos de flexão e rotação da coluna – como os exercícios roll up, roll over saw e teaser.