Estou com 39 semanas de gestação são quantos meses?

O nascimento pelas vias naturais traz uma gama de vantagens para a mãe e o bebê. Veja quais são as condições que permitem aguardar o início espontâneo do trabalho de parto e conheça as alternativas quando o nascimento não puder mais ser adiado

Esperar que o bebê esteja pronto para nascer é a decisão mais favorável à saúde dele. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as cesáreas desnecessárias aumentam em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios na criança. Sem falar no risco inerente à própria cirurgia.

Quando o bebê nasce pela vagina da mãe, entra em contato com bactérias benéficas, que contribuem com a formação do seu sistema imunológico para a vida toda. O organismo materno também entende, com mais facilidade, que está na hora de fabricar o leite, facilitando a amamentação. Além disso, o útero tende a se recuperar de forma mais rápida e eficiente. Só para citar alguns exemplos.

No entanto, não podemos nos esquecer de que o parto adequado é o mais seguro e saudável para a dupla mãe e bebê. As condições de saúde de ambos é que vão ditar o limite até o qual é possível esperar e quando é preciso intervir, seja por meio de uma indução do parto ou de uma cesárea. E a ciência já dispõe de evidências sobre a conduta ideal em cada situação.

“Sabemos que, em gestações de baixo risco, podemos aguardar até a 41ª semana de gravidez. A partir daí, o melhor é internar a gestante para monitoramento e indução, caso ela deseje ter parto normal”, explica o Dr. Guilherme Negrão de Souza, ginecologista e coordenador da Obstetrícia do Hospital Vitória Anália Franco.
Enquanto o trabalho de parto não dá sinais, a gestante é avaliada pelo médico periodicamente, com uma frequência que se torna maior nas últimas semanas. “Durante a consulta, é possível analisar a altura uterina, a frequência cardíaca do bebê, além de estimar o volume de líquido amniótico, a partir da palpação da barriga”, esclarece o especialista.

É esse seguimento rigoroso que permite decidir se é possível continuar na espera ou se é necessário interromper a gestação, por conta de alguma ameaça. Restrição no crescimento do feto, observado durante o pré-natal, ruptura da bolsa, presença de mecônio espesso, que é aquele primeiro excremento do bebê, alterações nos batimentos cardíacos, entre outras condições, sinalizam que não dá mais para adiar.

Gestação de alto risco
Quando a mulher apresenta certas doenças de base ou complicações observadas durante o pré-natal, existe um protocolo mais rigoroso sobre como conduzir o parto.

É o caso das gestantes que sofrem de doenças autoimunes, pressão alta difícil de controlar e diabetes gestacional. Diante de situações como essas, o obstetra faz o possível para manter as condições estáveis e levar a gestação até as 39 semanas, que é quando o bebê está mais preparado para vir ao mundo.

Mas, se houver risco à saúde da mulher ou do feto, é indicado interromper a gravidez, avaliando se é possível tentar uma indução ao parto vaginal ou se é mais prudente apelar para uma cesárea.

O papel da mãe
Quando se aproxima o dia D, a gestante também tem a importante missão de observar os movimentos do bebê, anotar sua frequência e intensidade e relatar ao médico qualquer anormalidade.
“Uma dica é se deitar de lado, após o almoço, e colocar a mão sobre o abdômen. O esperado é que a criança se movimente, pelo menos, cinco vezes por hora”, ensina o médico.

  • O Meu Bebé
  • A gravidez semana a semana
  • 39 semanas de gravidez

Estou com 39 semanas de gestação são quantos meses?

Crescimento e desenvolvimento nas 39 semanas de gravidez

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 39 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

Estou com 39 semanas de gestação são quantos meses?

Estou com 39 semanas de gestação são quantos meses?

Abóbora gigante

Estás de 39 semanas de gravidez e já falta muito pouco para o nascimento do bebé!

O bebé é suficientemente forte e o ambiente no qual, durante 9 meses, viveu protegido e cuidado, já começa a ser muito pequeno para ele.

Pesa entre 3 e 3,5 Kg e o seu comprimento é de 49-52 centímetros, em média.

Estou com 39 semanas de gestação são quantos meses?

Grávida de 39 semanas

No seu desenvolvimento, não mudou praticamente nada. Está pronto para chegar ao mundo e receber o cálido acolhimento dos seus papás. Um momento único, que dá sentido à nossa vida e que gera o amor mais puro, mais incondicional: o amor de uma mãe e do seu filho.

Às 39 semanas de gravidez, já te deves sentir muito pesada e cansada.

Agora, o bebé faz cerca de 40 movimentos respiratórios por minuto. Os seus olhos, já grandes e bem formados, ainda vão demorar para sofisticar completamente as conexões neuronais que lhe permitem focar.

Os músculos do seu pescoço fortaleceram-se, pelo que agora é capaz de manter a sua cabeça separada do peito. Esta, por sua vez, pode ter cabelos, apenas algumas zonas com cabelo, ou cabelo nenhum.

Como já dissemos antes, o pequeno cada vez tem menos espaço à sua volta, embora todo o movimento, por pequeno que seja, o ajude a construir a sua força muscular e a melhorar a sua coordenação.

Idade do feto: 37 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 39

Nesta altura da gravidez, o teu bebé já não muda praticamente nada. De todos os modos, de certeza que queres ver como estará na 39ª semana, tanto em movimento como na ecografia. Aqui tens!

Estou com 39 semanas de gestação são quantos meses?

Ecografia de 39 semanas

O que muda no teu corpo nas 39 semanas de gravidez

O teu útero está completamente dilatado e a barriga alcançou o seu tamanho máximo.

É provável que te sintas pesada, trôpega e cansada, embora também impaciente e excitada perante a iminente chegada do bebé.

Vais custar-te a conciliar o sono, bem como a mexeres-te para fazer as tarefas quotidianas, dentro e fora de casa. Não vais estar confortável nem quando estás sentada nem quando estás deitada, mas força, já falta pouco!

Neste momento, o teu peso terá aumentado entre 11 e 15 kilos. No final da gestação, pode aparecer uma comichão generalizada por todo o corpo acompanhada de pequenas borbulhas, um quadro que tem o nome de foliculite pruriginosa e que se deve às mudanças hormonais.

Costuma tratar-se com corticoides e/ou anti-histamínicos e, embora se possa redimir de forma mais ou menos rápida, o certo é que a comichão pode persistir até ao parto.

Assim, podes aproveitar para almoçar com amigos, fazer compras de última hora, ir ao cabeleireiro, etc., mas também para teres os teus pequenos momentos de relax, preferencialmente com as pernas ao alto para evitar o inchaço de pés e pernas.

Podes, até, fazer pequenas sestas reconstituintes de entre 1 e 20 minutos, muito úteis também para recarregar pilhas durante os primeiros meses de vida do bebé.

Conselhos e bem-estar nas 39 semanas de gravidez

Se já começaste a notar contrações, os teus médicos vão monitorizar-te para poder verificar o bem-estar fetal.

Além disso, se vais fazer cesariana, deves realizar as análises pré-operatórias e falar com o anestesista. Ambos os passos não serão necessários no caso de parto vaginal, sendo que neste caso os fazes no próprio dia.

Talvez te perguntes se serás capaz de te dar conta que começou o parto, especialmente se se trata da primeira gravidez.

Algumas mulheres têm uma dor no baixo ventre que começa com uma espécie de cócegas, embora outros sinais – como a perda do rolhão mucoso ou romper águas– também indiquem que o momento se aproxima.

O sinal mais óbvio são as contrações, que vão aumentar de intensidade e de frequência à ménida que o parto progride. Se tens contrações com menos de cinco minutos de espaçamento, e estas duram um minuto e são tão intensas que praticamente te deixam sem respiração, deves ir imediatamente para a maternidade.

Deves saber que, se rompes as águas sem ter contrações, deves avisar imediatamente o médico.

Com os sinais de parto corroborados e antes de ires para a maternidade, lembra-te de por em prática o que aprendeste no curso de preparação para o parto: telefonar às pessoas que tens de avisar (obstetra incluído) e verificar que não te falta na mala tudo o que é necessário para ti e para o bebé. E força!

Entre uma contração e outra não é necessário ficares deitada: caminha, fala e, em resumo, distrai-te! Embora a parturiente possa ingerir água e até bebidas isotónicas durante o parto, não recomendável comer porque pode provocar náuseas.

Sabes se vais levar epidural?

Se já decidiste, num sentido ou no outro, importa saber tudo sobre esta anestesia.

Tudo sobre a epidural no parto!

Se te perguntas como vais reconhecer as “verdadeiras” contrações…

Não há dúvida que saberás! Mas um pouco mais de informação não é de mais. Assim, estás mais segura e calma.

Descobre como são as contrações de parto!

Há alguma forma de adiantar o parto sem correr riscos?

Tens tanta vontade de dar à luz que de certeza que te passa esta pergunta pela cabeça. Ou não? Calma, vamos abordar o tema.

Descobre se há formas “naturais” de adiantar o parto!

Estou com 39 semanas de gestação são quantos meses?

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

No futuro próximo...

40 semanas de gravidez

Estou com 39 semanas de gestação são quantos meses?
40 semanas de gravidez

Crescimento e desenvolvimento nas 40 semanas de gravidez Explicamos-te como evolui o teu corpo com 40 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas. Já estás de 40 semanas de gravidez! Se o beb&e...

Omeubebe.com © SferaMediaGroup

Powered by Webimpacto

Estou com 39 semanas falta quantos dias para o parto?

39 semanas de gravidez são 9 meses. Está no 3º trimestre da sua gestação. Faltam 7 dias para conhecer o seu bebé!

Quantos são 40 semanas de gestação?

Como o período compreendido entre o início da gestação e o dia do parto tem cerca de 280 dias, podemos perceber que esse valor corresponde a 40 semanas. Uma vez que um mês lunar tem 4 semanas, 40 semanas de gravidez correspondem a 10 meses lunares.

O que é normal sentir com 39 semanas de gravidez?

O seu corpo na 39ª semana de gravidez Podem estar acontecendo duas coisas: que você se sinta cansada ou cheia de energia. É possível que sinta períodos de contrações rítmicas que param rápido. É o que, normalmente, é denominado de pré-parto. O seu colo está se preparando para o parto, por isso, irá dilatar.

Como saber se estou dilatando com 39 semanas?

O método mais eficaz para verificar a dilatação de uma gestante é o exame de toque vaginal, realizado por uma médico obstetra com experiência nesse tipo de exame. Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação: Tampão mucoso.