Em qual continente em quais países ocorrem as densidades demográficas mais baixas

Em qual continente em quais países ocorrem as densidades demográficas mais baixas

Densidade populacional na comparação internacional

Além da lista dos maiores países do mundo, temos também uma lista de densidade populacional. Esta é a relação entre a população e a área total de cada país.
Os menores estados de Macau, Mônaco, Hong Kong e Cingapura estão muito à frente nesta comparação. Eles são seguidos por outros gigantes de exportação e industriais como Bangladesh ou Coréia do Sul. Mas os países onde a alta densidade populacional é devida à pobreza também estão no topo desta comparação. Porque em muitos países do Terceiro Mundo, uma família grande também significa um futuro mais seguro.
O Brasil ocupa a 95ª posição com 25,1 habitantes por km². Portugal está em 67º lugar.

Densidade populacional por país

A densidade populacional pode variar muito dentro de um país. Em particular, grandes países como a Rússia ou os EUA têm vastas áreas desérticas, quase inabitáveis, que dificilmente são povoadas. Por exemplo, apenas 23% da área da Rússia está no continente europeu, mas 85% de seus habitantes vivem lá. Outro exemplo é o Egito: o país tem mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, mas um quarto da população vive na região metropolitana do Cairo.

Alta densidade populacional em países pequenos

Em qual continente em quais países ocorrem as densidades demográficas mais baixas
O topo da mesa é liderado por estados conspicuamente pequenos. Macau, Mônaco, Cingapura e Hong Kong são todas as cidades-estado. Em outras palavras, estados que basicamente consistem apenas de uma única cidade e sua área circundante. Liechtenstein e Luxemburgo também estão no primeiro trimestre dos países listados. Estes micropaíses têm em comum uma estrutura de preços extremamente alta. A densidade populacional está em proporção direta com o tamanho e o nível de preço. Quando uma grande empresa é criada em uma área pequena, isso geralmente atrai muitas pessoas. Entretanto, justamente por causa das fronteiras nacionais, este espaço não pode se expandir, o que ao mesmo tempo torna a habitação escassa e o custo de vida dispara. Isto também é verdade para Macau e Hong Kong, que são consideradas zonas administrativas especiais da China, mas onde os controles de entrada e saída são realizados nas fronteiras e a lei tributária muda.

Aumento drástico da densidade em países de baixa renda

O que não é aparente no instantâneo acima é revelado por observações adicionais: Em países de baixa renda, a densidade populacional vem aumentando drasticamente há algumas décadas. Estes incluem, sobretudo, Bangladesh, Índia, Filipinas, Paquistão e Nigéria.

Pirâmide etária para países de baixa renda

Em qual continente em quais países ocorrem as densidades demográficas mais baixas

Devido à alta proporção de pobreza e às taxas de desemprego mais altas, diferentes sistemas sociais se desenvolveram lá desde meados do século passado do que nos países mais ricos. As medidas de precaução mais importantes não são de poupança, porque simplesmente não há dinheiro suficiente para isso. Também não existe segurança básica estatal suficiente na forma de benefícios de desemprego ou assistência social. Em vez disso, as pessoas dependem de numerosos descendentes, cuja tarefa tradicional é alimentar toda a família. O enorme aumento da população torna-se particularmente claro quando se olha para as pirâmides etárias desses países.

* Os países marcados não são Estados independentes e soberanos, mas territórios dependentes de outros Estados. Veja também nosso artigo O que é um país?

Densidade demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área. Também chamado de densidade populacional ou população relativa, esse índice demográfico representa, portanto, uma média entre a área de um determinado lugar e o total de habitantes que nela se encontram.

O resultado obtido por meio do cálculo da densidade demográfica permite analisar a população de um determinado lugar, como ela é distribuída e quais são os fatores que influenciam os níveis de concentração de indivíduos em uma mesma área.

Leia também: Diferença entre população absoluta e população relativa

Tópicos deste artigo

  • 1 - Como calcular?
  • 2 - Para que serve a densidade demográfica?
  • 3 - Densidade demográfica no Brasil
  • 4 - Mapa de densidade demográfica do Brasil
  • 5 - Densidade demográfica mundial
  • 6 - Exercícios sobre densidade demográfica

Como calcular?

Primeiramente, para que seja realizado o cálculo da densidade demográfica, é preciso obter as informações sobre o número total de habitantes e também qual a extensão da área. Recolhidas as informações, o cálculo é feito da seguinte maneira:

  • Divide-se o número total de habitantes pela área. Veja um exemplo:

Em qual continente em quais países ocorrem as densidades demográficas mais baixas

Exemplo de como calcular a densidade demográfica.

O exemplo dado acima mostra que um determinado lugar, cuja área é de 300.000 km2 possui em seu território 1.000.000 de habitantes. Dividindo o número de habitantes pela extensão territorial do local em questão, obtém-se um resultado de aproximadamente 3 habitantes a cada quilômetro quadrado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que serve a densidade demográfica?

A densidade demográfica ou o estudo da população relativa é de suma importância para entender a dinâmica populacional de um determinado lugar. O resultado do cálculo feito para obter a densidade demográfica diz muito sobre algumas características de uma determinada área. A partir do índice, podemos afirmar se uma área é pouco ou muito povoada ou se é pouco ou muito populosa. Mas você sabe a diferença entre populoso e povoado?

Populoso e povoado

São conceitos que fazem parte dos estudos demográficos. Quando dizemos que um lugar é populoso, estamos afirmando que esse lugar tem um número elevado de habitantes, portanto, nele há uma grande população absoluta. Quando dizemos que um lugar é muito povoado, estamos dizendo que há muitos habitantes a cada quilômetro quadrado. Sendo assim, o termo populoso refere-se à quantidade de habitantes e o termo povoado refere-se à quantidade de habitantes por quilômetro quadrado.


A densidade demográfica permite também que políticas públicas sejam elaboradas a fim de atender às necessidades sociais e econômicas de uma determinada população. É possível também analisar os impactos provocados no meio ambiente pela maior ou menor presença de indivíduos em uma determinada área e propor alternativas viáveis para reduzir os possíveis problemas relacionados à concentração populacional, como a poluição, produção de lixo, desmatamento e até mesmo as mudanças climáticas.

Densidade demográfica no Brasil

O Brasil apresenta bastantes disparidades quando o assunto é densidade demográfica. Há regiões com densidade elevada e outras com densidade reduzida, portanto a população não se distribui homogeneamente no território. Atualmente, vivem no Brasil um pouco mais de 209 milhões de habitantes distribuídos em cinco grandes regiões:

  • Região Norte: 18.182.253 habitantes aproximadamente

  • Região Nordeste: 56.560.081 habitantes aproximadamente

  • Região Sudeste e: 87.711.946 habitantes aproximadamente

  • Região Centro-Oeste: 16.085.885 habitantes aproximadamente

  • Região Sul: 29.016.114 habitantes aproximadamente

Leia também: Regiões do Brasil: principais características

O país estende-se por cerca de 8.516.000 km2. Calculando então a sua densidade demográfica, pode-se afirmar que há aproximadamente 24,57 habitantes a cada quilômetro quadrado no país. Essa baixa densidade populacional deve-se ao fato de o Brasil possuir dimensões continentais. Contudo, há regiões mais e menos povoadas.

A Região Sudeste é a mais povoada com cerca de 94,63 hab/ km2. Já a Região Norte é a menos povoada com apenas 4,7 hab/ km2. A baixa densidade demográfica da Região Norte é explicada pela sua dimensão territorial. Em relação às unidades federativas, o Distrito Federal é a área de maior densidade demográfica do país, com aproximadamente 525,86 hab/km2. Já o estado de menor densidade demográfica é Roraima com 2,33 hab/km2. Os estados de maior densidade demográfica encontram-se na Região Sudeste e os de menor densidade nas Regiões Norte e Centro-Oeste.

Veja também: Brasil, um país populoso e despovoado

Mapa de densidade demográfica do Brasil

Em qual continente em quais países ocorrem as densidades demográficas mais baixas

O mapa da densidade demográfica no Brasil mostra as áreas mais povoadas e as menos povoadas. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O mapa de densidade demográfica do Brasil elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 permite aferir que há grandes disparidades em relação à distribuição espacial da população no território brasileiro. O mapa revela a densidade utilizando cores que vão do amarelo que indica a baixíssima densidade demográfica ao vermelho que indica elevada densidade demográfica.

A análise permite afirmar que a população brasileira encontra-se principalmente na região litorânea do país; a capital do Brasil que se situa na região central, é responsável pela maior concentração populacional nessa área, assim como nas regiões vizinhas; as áreas de baixa densidade demográfica localizam-se nas regiões interioranas do país devido aos fatores como tipo de clima, cobertura vegetal e realização de atividades agrícolas e pecuárias.

Densidade demográfica mundial

Em 2019, a população mundial alcançou a marca de 7,7 bilhões de habitantes distribuídos em uma área de aproximadamente 134.940.000 km2, portanto com uma densidade demográfica de aproximadamente 50,79 hab/km2. Os continentes mais populosos são Ásia e Europa. O continente asiático apresenta densidade demográfica de 101,86 hab/km2. Veja, a seguir, a densidade demográfica de cada continente.

Continente

Informações

África

População: 1.225.080.510

Área 30.221.532 km2

Densidade demográfica: 40,5 hab/km2

América

População: 902.892.047

Área: 42.189.120 km2

Densidade demográfica: 21,40 hab/km2

Ásia

População: 4.462.676.731

Área: 43.810.582 km2

Densidade demográfica: 101,86 hab/km2

Europa

População: 741.447.158

Área:10.180.000 km2

Densidade demográfica: 72,8 hab/km2

Oceania

População: 40.117.432

Área: 9.008.458 km2

Densidade demográfica: 4,45 hab/km2


Leia mais: Conheça os países mais populosos do mundo

O país mais populoso do mundo é a China com cerca de 1.372.470.000 habitantes. Contudo, ele não é o país de maior densidade demográfica. A área mais povoada do mundo é o Principado de Mônaco, que possui cerca de 37.731 habitantes distribuídos em uma área de 2 km2, resultando em uma densidade demográfica de aproximadamente 18.865 habitantes por km2. Já o país de menor densidade demográfica é a Mongólia, com população total de 2.959.134 e uma área de aproximadamente 1.564.120 km2 e densidade demográfica de 1,9 habitantes por km2.

Exercícios sobre densidade demográfica

Questão 1

(USP) A tabela informa a extensão territorial e a população de cada uma das regiões do Brasil, segundo o IBGE.

Em qual continente em quais países ocorrem as densidades demográficas mais baixas

Sabendo que a extensão territorial do Brasil é de, aproximadamente, 8,5 milhões de km2, é correto afirmar que a

a) densidade demográfica da região sudeste é de, aproximadamente, 87 habitantes por km2.

b) região norte corresponde a cerca de 30% do território nacional.

c) região sul é a que tem a maior densidade demográfica.

d) região centro-oeste corresponde a cerca de 40% do território nacional.

e) densidade demográfica da região nordeste é de, aproximadamente, 20 habitantes por km2.

Resposta: Alternativa A

Questão 2

Qual o país mais populoso do mundo?

a) Estados Unidos

b) China

c) Índia

d) Rússia

Resposta: Alternativa B

Qual continente ocorre a densidade demográfica mais baixa?

Já o país de menor densidade demográfica é a Mongólia, com população total de 2.959.134 e uma área de aproximadamente 1.564.120 km2 e densidade demográfica de 1,9 habitantes por km2. ... Densidade demográfica mundial..

Em qual continente em que países ocorrem as densidades demográficas mais altas?

A Ásia é o continente mais populoso, apresentando a densidade demográfica de 101,86 hab/km2. 2- (Vunesp) Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país, obtém-se um número relativamente baixo.

Quais são as áreas com mais baixas densidades demográficas na região?

Resposta. Resposta: - As extensões territoriais de densidades demográficas mais baixas - até 1 habitante/km² - abrangem os estados da região Norte e Centro-Oeste, além de regiões do interior nordestino, sudoeste mineiro e nos pampas gaúchos.