E correto afirmar que a independência do Haiti foi a mais?

Grátis

6 pág.

E correto afirmar que a independência do Haiti foi a mais?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 2

a respeito do significado da independência do Haiti para o continente americano, é correto afirmar que:
	
	A
	a independência do Haiti mostrou as diferenças entre as regiões, pois o Haiti é uma ilha, o que lhe dá um caráter diferenciado em relação ao restante da América.
	
	B
	a independência do Haiti foi conduzida pelas elites agrárias, com o apoio da população escrava.
	
	C
	a independência do Haiti manteve a escravidão e a monarquia, dando um exemplo a ser seguido pelo restante da América.
	
	D
	a independência do Haiti foi um exemplo e um aviso às autoridades de todo continente, incluindo os criollos, que observaram o que aconteceria em caso de perda de controle para conduzir os processos revolucionários.
	
	E
	a independência do Haiti mostrou que era superior em termos de organização administrativa e política, por isso o resultado glorioso.
Questão 7/10 - História da América 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os jesuítas foram os que primeiro estabeleceram os laços de dependência e vinculação da terra ao patrimônio cultural do Velho Mundo ao introduzirem a catequese do nativo e tomarem conta do ensino [...]. A despeito da origem europeia e dos notórios vínculos com o catolicismo da Contrarreforma, o nosso Barroco não foi apenas um produto imitativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPEZ, L.R. História do Brasil Colonial. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988, p.59- 61.
Levando em consideração a leitura do fragmento acima e os conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências sobre elementos da cultura do Brasil colonial, leia as afirmativas abaixo:
I. Na literatura, grande parte dos escritos ou foram feitos por padres jesuítas ou sofreram influência deles, pois eram eles que exerciam a função educacional.
II. O teatro era uma atividade que os escravos podiam praticar como entretenimento nas senzalas.
III. Com os índios, os colonos brancos aprenderam a dança.
IV. Na arquitetura, o destaque é para o estilo barroco, sendo o escultor Aleijadinho o maior representante desse estilo.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	II e IV apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	I e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas.
	
	E
	I, II, e IV apenas.
Questão 8/10 - História da América 
Considere o trecho de texto a seguir: 
A historiografia tradicional em geral relaciona a Reforma Protestante a um único aspecto: o religioso. De acordo com o livro-base, considerá-la dessa forma é tratar o assunto de forma muito simplista. Sendo assim, torna-se necessário analisá-la numa perspectiva mais ampla, ligada a questões econômicas, políticas e relações sociais cotidianas. 
Fonte: Citação elaborada pelo autor dessa questão 
Levando em consideração a leitura do trecho dado e os conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, leia as sentenças a seguir sobre as questões que levaram à Reforma Protestante e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
( ) Com o surgimento dos Estados centralizados, a burguesia e a nobreza, por interesses diversos, acabaram por entrar em conflito com a Igreja.
( ) A expansão do antropocentrismo (a centralidade do homem) incentivou uma análise crítica da Bíblia e dos preceitos da Igreja, tornando-a alvo fácil dos intelectuais.
(   ) Apesar do movimento, a Igreja Católica não perdeu fiéis.
( ) O movimento reformista só teve reflexos na Inglaterra, com a criação da Igreja Anglicana. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V - F
	
	B
	F – F – V - V
	
	C
	V – F – V - V
	
	D
	V – V – F - F
	
	E
	V – F – F - V
Questão 9/10 - História da América 
Leia o trecho a seguir:
“Os trabalhos mais penosos na extração do ouro são executados pelos negros, e os mais fáceis, pelas negras. Os primeiros tiram o cascalho do fundo do poço, as mulheres o carregam em gamelas para ser lavado [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAWE, John. Viagem ao interior do Brasil. Rio de Janeiro: Z. Valverde, 1944, p.185.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, marque a alternativa que se refere corretamente às características da mineração de garimpo no século XVIII:
	
	A
	Era feita através de exploração subterrânea usando equipamento de perfuração, com um custo bastante elevado.
	
	B
	Por não exigir muito braços trabalhadores, serviu especialmente a quem tinha algum tipo de especialização da extração do mineral, pois era preciso saber por onde passava o mineral.
	
	C
	Não exigia técnica especial nem investimento de vulto e não exigia profissional especializado; um filão esgotava-se com facilidade.
	
	D
	É um tipo de mineração que exige uma quantidade muito grande de mão de obra, pois há necessidade de perfurar diferentes pontos do território para se encontrar o metal, por isso levou à formação de vários povoados.
	
	E
	O ouro de aluvião só podia ser extraído através da exploração de minas, locais bastante perigosos, devido aos desmoronamentos.
Questão 10/10 - História da América
Atente para a seguinte afirmação:
“[...] O Estado Inca, respeitando as antigas funções das comunidades aldeãs chamadas ayllus, incorporou militarmente outros Estados, impondo uma política econômico-social e religiosa, justificando a denominação de Império”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus encontraram. São Paulo: Atual, 1998. p. 49.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base: História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, assinale a afirmativa que aponta corretamente a forma da organização social dos incas e da figura do imperador:
	
	A
	Apesar de valorizar as comunidades tradicionais, os incas procuravam outras formas de organização social.
	
	B
	O imperador era figura central no império inca, mas distribuía funções importantes para chefes atuarem em nome dele por todo o império.
	
	C
	Cada uma das aldeias incas era conhecida como ayllu, e as aldeias menores acabavam ficando dependentes das maiores.
	
	D
	O imperador detinha o poder exclusivamente por seus méritos.
	
	E
	O império inca era dividido em uma dezena de regiões, cada uma delas divididas em grandes unidades de 100 mil famílias. Cada unidade era dirigida por um alto funcionário encarregado de cuidar de toda a unidade.

Página12

É correto afirmar que a independência do Haiti foi a mais?

A independência do Haiti foi proclamada em 1.º de janeiro de 1804. O Haiti foi a primeira nação independente do Caribe, a primeira república negra do mundo e o primeiro país do hemisfério ocidental a abolir a escravidão.

É correto afirmar que a independência do Haiti foi o mais radical de todas as independências ocorridas na América?

Sim, podemos afirmar que a independência do Haiti foi a mais radical de todas as independências ocorridas nas Américas pois foi a que mais erradicou com o imperialismo europeu.

Porque a independência do Haiti foi a mais singular de todas?

Porque foi a única na História a ser feita com êxito e liderada por escravos. Indignados com essa atitudes de negros haitianos, liderados por Toussant Louventure, tropas americanas, francesas e inglesas tentaram contra atacar sem sucesso.

Quando foi a independência do Haiti e como foi?

22 de agosto de 1791Revolução Haitiana / Data de inícionull