De acordo com ferreira et al. (2000) a administração se divide em três blocos históricos a saber

Apresentação em tema: "CONCEITOS E ARGUMENTOS SOBRE GESTÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS E ARGUMENTOS SOBRE GESTÃO

2 Os termos Gestão e Administração têm origem latina (gerere e administrare).
O primeiro termo significa governar, conduzir, dirigir. O segundo tem um significado mais restrito – gerir um bem, defendendo os interesses daquele que o possui – constituindo-se em uma aplicação do gerir. De acordo com Andrade (2001), a palavra portuguesa, gestão, em seu sentido original, vem do termo latino “gestio”, que expressa a ação de dirigir, de administrar e de gerir a vida, os destinos, as capacidades das pessoas e as próprias coisas que lhes pertencem ou que delas fazem uso

3 Segundo o autor, uma parcela da sociedade compreende gestão como sendo umas funções burocráticas, destituídas de uma visão humanística, como ação voltada à orientação do planejamento, da distribuição de bens e da produção desses bens. A prática administrativa não se dá de forma isolada, descontextualizada e individual, ela acontece no grupo e para o grupo, implicando decisões coletivas e organizadas.

4 Gestão nos lembra gestação, gerir, dar a vida, e, como tal, nos agrada, porque, em se tratando da escola, nosso objetivo principal é fazer com que a vida dos seres humanos que passam por ela (escola) se torne mais promissora, mais digna, mais justa, mais humana. Nesse sentido, gestão vai além do seu conceito primeiro que diz respeito à ação de dirigir, administrar.

5 OS GRANDES PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO
De acordo com Ferreira et al. (2000), a administração se divide em três blocos históricos, a saber: a) Teorias tradicionais de gestão; b) Teorias modernas de gestão; c) Teorias emergentes de gestão.

6 Teorias tradicionais de gestão
Tem o engenheiro norte-americano, Frederick Winslow Taylor, como o seu idealizador principal, com a criação da escola de Administração Científica, e o francês Henri Fayol, criador da Escola Clássica de administração. Além desses, podemos citar ainda Elton Mayo e a Escola de Relações Humanas, as teorias X e Y de MecGregor e a Teoria Sistêmica, defendida pelo alemão Ludwig von Bertalalanffy.

7 Teorias modernas de gestão
No segundo bloco de teorias, as modernas, destacam a Administração Por Objetivos (APO), defendida por Peter Drucker, em 1954, com a célebre obra “A Prática da Administração da Empresas”. Posterior a essa, surge a Administração Contingencial, que é um aprofundamento da Teoria Sistêmica e que quer dizer: “Algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não”. Ainda nesse bloco, surgiu a Administração Estratégica, que trata de um processo interativo e contínuo,integrado ao ambiente de forma apropriada, numa manutenção da organização como um todo.

8 Mais duas teorias fazem parte desse bloco: a Administração Participativa que, segundo Maximiano (1995, p ), “é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas. A administração participativa contribui para o melhor desempenho e a competitividade das organizações”. A outra é a Administração Japonesa, que é fortemente alicerçada na participação direta dos trabalhadores e que tomou conta do cenário administrativo, a partir da década de 70 do século XX.

9 Teorias emergentes de gestão
Finalmente, o terceiro e último bloco, o das Teorias Emergentes de Administração, tem como grande idealizador o físico Fritjof Capra, com a sua magnífica obra “O Ponto de Mutação”, publicada em 1982 e que pode ser subdividida em duas teorias: a da Reengenharia, que trata da necessidade que as empresas têm de adaptar ao ambiente, e a Teoria da Administração Virtual, ligada à revolução da informação, ocorrida a partir dos anos 90. Mesmo que essas teorias digam respeito à administração de maneira geral, é possível observar as influências dessas no meio educacional e, por conseguinte, na gestão escolar.

Grátis

8 pág.

De acordo com ferreira et al. (2000) a administração se divide em três blocos históricos a saber

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

QUESTIONÁRIOS – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – AULAs 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07 e 08.
QUESTIONÁRIO – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – AULA 01
· 1. Os termos gestão e administração têm origem latina (gerere e administrare). o primeiro termo significa governar, conduzir, dirigir. o segundo tem um significado mais restrito – gerir um bem, defendendo os interesses daquele que o possui – constituindo-se em uma aplicação do gerir. Tendo em vista esses elementos, é correto afirmar que:
Resposta Marcada:
Gestão nos lembra gestação, gerir, dar a vida, e, como tal, nos agrada, porque, em se tratando da escola, nosso objetivo principal é fazer com que a vida dos seres humanos que passam por ela (escola) se torne mais promissora, mais digna, mais justa, mais humana.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 2. De acordo com Ferreira et al. (2000), a administração se divide em três blocos históricos, a saber:
Resposta Marcada:
Teorias tradicionais de gestão, Teorias modernas de gestão e Teorias emergentes de gestão.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 3. Teorias emergentes de administração, tem como grande idealizador o físico Fritjof Capra, com a sua magnífica obra “o ponto de mutação”, publicada em 1982 e que pode ser subdividida em duas teorias:
Resposta Marcada:
Reengenharia e a Administração Virtual
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 4. Martins (1991) aponta que os elementos contidos em uma administração podem assim ser enumerados: organização, planejamento, controle e implementação, sendo que tais elementos se inter-relacionam; porém, cada um deles pode ser considerado de maneira individual, pois os estudos desses elementos são de extrema importância para o campo da administração. dentre os oito princípios gerais fundamentais da administração são citados por ele estão:
Resposta Marcada:
Coordenação, controle e elasticidade.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 5. A administração escolar, mesmo considerando muitos aspectos de qualquer prática administrativa, traz em seu bojo uma infinidade de peculiaridades inerentes às suas naturezas educativas, populares e participativas.
citando o 1º simpósio de administração escolar, que aconteceu na FFCLUSA, Martins (1991) aponta que, nesse evento, foram estabelecidos alguns elementos importantes da administração, como:
Resposta Marcada:
O planejamento, que parte do conhecimento da realidade em que o processo educacional se concretizará; A organização, que é o ato de compor a estrutura da instituição; A assistência à execução, que se trata de todos os cuidados preliminares, verificação de tudo e de todos os recursos que serão utilizados para executar a sua ação, se estão disponíveis, para efetivamente colocar a prática educativa.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total 5 / 5
QUESTIONÁRIO – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – AULA 02
· 1. O Brasil é um país federativo e, como tal, supõe:
Resposta Marcada:
O compartilhamento do poder e a autonomia relativa das circunscrições federadas em competências próprias de suas iniciativas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 2. As competências privativas da união estão previstas, sobretudo, nos artigos:
Resposta Marcada:
21º e 22º
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 3. Como se sabe a focalização é:
Resposta Marcada:
Um modo de priorizar uma etapa do ensino cujo foco pode significar o recuo ou o amortecimento ou o retardamento quanto à universalização de outras etapas da educação básica e a sua sustentação por meio de recursos suficientes.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 4. A educação infantil, dever do estado, tornou-se etapa constitutiva da organização da educação nacional sob a educação básica. Com isso, acertadamente, ela perdeu a condição anterior de área:
Resposta Marcada:
Assistencial
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 5. A lei assegura o ensino médio como a etapa conclusiva da educação básica:
Resposta Marcada:
Composto por três anos de duração e com um mínimo de 2.400 horas de 60 minutos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total 5 / 5
QUESTIONÁRIO – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – AULA 03 
· 1. A colaboração da união para com estados e municípios, no que tange às políticas educacionais, visa a uma ação supletiva, especificamente nas regiões mais carentes do país, numa tentativa de equalização de oportunidades educacionais.
Resposta Marcada:
A legislação, no entanto, contém elementos que acabam por proporcionar uma grave limitação à proposta de equalização.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 2. De acordo com o art. 24. Compete à união, aos estados e municípios legislar concorrentemente sobre:
Resposta Marcada:
Educação, cultura, ensino, desporto, proteção da infância e juventude.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 3. Um caso exemplar de intervenção legalizada da união sobre os estados e municípios, que mostra bem o tipo de descentralização que se propõe no âmbito do neoliberalismo, é o do programa dinheiro direto na escola que consiste em:
Resposta Marcada:
Uma política pública de repasse de verbas, diretamente de um órgão federal, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para as unidades escolares, por meio de unidades executoras (UEx).
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 4. A legislação referente ao PDDE é um caso exemplar de descentralização que, na verdade, é uma desconcentração de tarefas, pois as unidades escolares tem poucas possibilidades de autonomia no uso da verba. Entre elas podemos citar:
Resposta Marcada:
Desenvolvimento de capacitações para os agentes educadores da unidade.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 5. Neoliberalismo é uma doutrina econômica e política que surgiu no século XX caracterizada por:
Resposta Marcada:
Enfraquecimento do Estado e a diminuição drástica da participação estatal na economia.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total 5 / 5
QUESTIONÁRIO – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – AULA 04 
· 1. Segundo o artigo 205 da constituição federal, as três finalidades da educação são:
Resposta Marcada:
O pleno desenvolvimento da pessoa, o seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 2. O plano nacional de educação (pne) estabelecido segundo o artigo 214 da constituição brasileira, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, e à integração das ações do poder público que conduzem à:
Resposta Marcada:
Universalização do atendimento escolar.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 3. De acordo com o artigo 208 da constituição federativa do brasil, o dever do estado com a educação será efetivado:
Resposta Marcada:
Mediante a garantia de ser obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 4. O artigo 227 da constituição brasileira, determina:
“é dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, os direitos abaixo citados, com exceção à
Resposta Marcada:
Política
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 5. As perspectivas constitucionais preveem que a educação é um direito de todos e que deve haver igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Em outras palavras:
Resposta Marcada:
Cidadãos em idade escolar têm direito e educação no Brasil.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total 5 / 5
QUESTIONÁRIO – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – AULA 05 
· 1. De acordo com o art. 2 da LDB:
Resposta Marcada:
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
PONTUAÇÃO TOTA: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 2. O art. 03 da LDB estabelece que o ensino será ministrado, com base nos seguintes princípios, exceto:
Resposta Marcada:
Respeito à liberdade e apreço à intolerância;

Página12