Como tratar hemorragia interna em cachorro em casa?

Um dos casos mais comuns de atendimento de emergência em cães velhos de grande porte é de sangramento abdominal devido ruptura de baço. Labradores, Pastores Alemães, Golden e outros cães de porte grande estão entre os mais predispostos.

Muitas vezes esses animais de um dia para outro ficam mais quietos, passam a dormir mais (o que não preocupa tanto pois já estão velhos e dormem mais mesmos) e não raramente são encontrados mortos no dia seguinte, como se tivessem morrido dormindo.

O sangramento do baço ocorre quando pela presença de nódulos, cistos ou mesmos tumores decorrente do envelhecimento e predisposição individual se rompem espontaneamente ou devido a pancadas, traumas, atropelamentos ou mesmo brigas entre animais. Dependendo do tipo de ruptura o sangramento pode parar depois de um tempo e nunca ser percebido ou então o seu sangramento é continuo e o animal acaba morrendo por perda de sangue – anemia e hipovolemia.

Quando o animal vive dentro de casa ou temos um relacionamento próximo podemos perceber isso, pela inatividade (animal fica mais quieto), aumento do volume do abdome (barriga distendida) e pelas mucosas (gengivas) que ficam pálidas (brancas).

Por ser animais de grande porte e muitas vezes viverem fora de casa e não termos um contato tão intenso assim, não percebemos essas alterações e somente quando o animal esta muito ruim ou morto é que vemos que algo diferente pode ter acontecido.

Quando já faz muito tempo que esta sangrando ou se o volume perdido de sangue for grande o animal já chega ao hospital em choque e precisa de transfusão de sangue e de procedimentos urgentes antes de fazer a cirurgia de emergência. Nesse caso o prognóstico é pior.

A única maneira de prevenir que isso aconteça é fazendo avaliações periódicas em animais acima de 5 a 7 anos de idade principalmente com ultra som de adomem para verificar se o baço esta normal de tamanho e se tem alguma formação (nódulo) ou cistos. Caso isso seja notado pelo ultra som, então deve ser monitorado com outros exames de ultra som periodicamente ou então operar para a retirada do baço cirurgicamente, pois assim eliminamos o risco de ruptura e de sangramento espontâneo.

Como tratar hemorragia interna em cachorro em casa?

Cirurgia de Tumor em Baço.

Caso a ruptura aconteça o tratamento deve ser emergencial e o baço deve ser removido cirurgicamente. Toda formação deve ser avaliada com exame de histopatologia, e se confirmado que a ruptura se deve a neoplasia (tumores), tratamento adequado (quimioterapia) deve ser instituído.

Como tratar hemorragia interna em cachorro em casa?

Ruptura de baço

Recomendamos a todos animais acima de 5 anos (grande porte) e acima de 7 anos (pequeno porte) avaliação senil com exames auxiliares como rx, ultra som, ecocardiograma e exames de sangue e urina. Pensando nisso oferecemos um Plano de Saúde Preventivo,chamado Pet Prevent. Saiba mais aqui: https://petcare.com.br/contato

Como tratar hemorragia interna em cachorro em casa?


Em situação de emergência, o cachorro deve ser manipulado o menos possível, principalmente em casos de atropelamento, fraturas ou suspeita de hemorragia interna. "Saiba que movimentos bruscos podem agravar o quadro, portanto, improvise uma maca, usando um cobertor, lençol ou toalha", afirma Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso a Distância CPT Primeiros Socorros para Cães e Gatos - Principais Acidentes, em Livro+DVD e Curso Online. Se o cão for grande, essa é a maneira mais segura para transportá-lo. Tenha certeza de que o material que você vai usar resistirá ao peso do animal.

Se houver desconfiança de trauma ou fratura na coluna vertebral, o melhor a fazer é transportar o cão sobre uma superfície plana (tábua de madeira ou algo similar). Dependendo da gravidade da situação, mesmo os animais bem pequenos devem ser movimentados com uma “maca”. Deixar de usar um método de contenção é muito arriscado, principalmente quando não se conhece o animal que precisa de socorro.

Os métodos de contenção apresentados não são cruéis, nem causam dor ou prejuízo aos animais. Alguns podem ser desconfortáveis, mas permanecerão apenas o tempo suficiente para tratar o animal, complementa Alessandra.

O que fazer em caso de atropelamento de cães:


A) Se o cachorro for pequeno

Segure a coleira com uma das mãos e coloque seu outro braço por cima das costas embaixo da barriga. Ao mesmo tempo, puxe a coleira para a frente e erga o corpo do cachorro, apoiando-o contra seu corpo.

B) Se o cachorro for grande

1- Passe um braço por baixo do pescoço, segurando a garganta na dobra do seu braço. Coloque seu outro braço por baixo da barriga do cachorro. Erga com ambos os braços. Veja se ele está respirando bem.
2- Se o cachorro for muito grande, passe um braço embaixo do pescoço, segurando o peito na dobra do seu braço. Veja se ele consegue respirar bem. Coloque o outro braço por baixo do traseiro e apertando seus braços um contra o outro erga o cachorro.
3- Leve o cachorro ao veterinário.

C) Se o cachorro precisar de uma maca

Se estiver usando um cobertor
1- Coloque uma mão embaixo do peito e a outra embaixo do traseiro do cachorro.
2- Erga cuidadosamente ou puxe o cachorro para cima do cobertor.
3- Leve o cachorro ao veterinário.

Se estiver usando uma tábua
1- Dependendo do tamanho do cachorro, use um tampo de mesa, tábua de passar, tábua grande de cortar carne ou uma estante removível. Tenha o cuidado de escolher um objeto que caiba no seu carro.
2- Coloque duas ou três faixas longas de tecido embaixo da tábua, evitando a área onde vai ficar o pescoço do cachorro; coloque uma mão embaixo do peito e a outra embaixo do traseiro do cachorro.
3- Erga cuidadosamente ou puxe o cachorro para cima da tábua.
4- Amarre o cachorro na tábua e, em seguida, leve o cachorro ao veterinário.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:



Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Faça já o Download Grátis

Como tratar hemorragia interna em cachorro em casa?
Pet - saiba tudo sobre raças e cuidados

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Como tratar hemorragia interna em cachorro em casa?

Como tratar hemorragia interna em cachorro em casa?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

O que é bom para hemorragia interna de cachorro?

O tratamento da hemorragia interna em cães, na maioria das vezes é o processo cirúrgico. O médico veterinário vai diretamente ao local e faz a reparação da lesão, dependendo da quantidade de sangue perdida, o veterinário indica também a infusão de sangue por via parenteral.

Como saber se meu cachorro teve uma hemorragia interna?

Respiração ofegante, latidos agudos sinalizando dor e perda repentina da consciência são suficientes para indicar um quadro de hemorragia interna. O agravamento desses sintomas leva o animal a entrar em choque, elevando o risco de morte.

O que acontece quando o cachorro está com hemorragia interna?

Se o animal estiver com uma hemorragia interna, perderá temperatura rapidamente e as suas mucosas (gengivas e conjuntiva ocular) ficarão pálidas. O animal pode perder a consciência e entrar em choque.

Como cessar hemorragia interna?

Verificar o estado de consciência da pessoa, acalmá-la e mantê-la acordada;.
Desapertar a roupa da pessoa;.
Deixar a vítima aquecida, uma vez que é normal que em caso de hemorragia interna haja sensação de frio e tremores;.
Colocar a pessoa em posição lateral de segurança..