Como ter práticas mais sustentáveis para empresas?

Sustentabilidade é sobre longevidade, é sobre garantir que a empresa será capaz de continuar gerando valor no longo prazo. Sustentabilidade é ter em mente que o planeta já não comporta mais os excessos cometidos no passado e que é preciso bom senso na hora de, entre outros, comprar, produzir, negociar e vender. Sustentabilidade é para organizações de todos os tamanhos. Neste texto, apresentamos para você 9 práticas sustentáveis nas empresas para começar já a transformação que o seu negócio precisa. 

Ao abraçar a sustentabilidade, sua organização fará muito mais do que se adequar aos padrões ESG. Sustentabilidade requer processos sustentáveis, tomada de decisão, estratégia de negócio e geração de valor considerando um novo modo de pensar. Já o ESG, não olha para os processos de gestão, mas como o mercado financeiro está passando a incorporar os aspectos Sociais, de Governança e Ambientais na sua análise de exposição ao risco. 

Veja abaixo as 9 práticas sustentáveis nas empresas que selecionamos e que vão fazer sua organização avançar ainda mais em direção à gestão da sustentabilidade. 

  • Treine e engaje seus colaboradores para sustentabilidade

Organizações sustentáveis têm um modelo de negócio sustentável, com sustentabilidade fazendo parte da tomada de decisão. Um modelo em que a sustentabilidade é inerente a processos, projetos e produtos desde seu nascimento. Mas, para isso, colaboradores precisam estar preparados para uma nova maneira de pensar e agir. Para que a transformação aconteça, será necessário investir em educação e treinamento das equipes, desde o nível operacional até a alta liderança. Embora seja ideal que todo o capital humano da organização tenha pelo menos um conhecimento básico de sustentabilidade, cada nível hierárquico e área da empresa tem diferentes necessidades em relação ao conhecimento de sustentabilidade. Para saber mais, clique aqui. 

Além da educação formal, estimule seus colaboradores a buscar por novas formas de se capacitar para a sustentabilidade. Neste post, apresentamos uma lista de 10 EADs gratuitos. Abuse da gamificação e estimule o engajamento de todos nos temas da sustentabilidade. Ganham eles, a sociedade, o planeta e, mais ainda, a sua organização.

  • Adote os 3 Rs da sustentabilidade

RECICLAR, REUTILIZAR e REDUZIR.

RECICLAR é muito importante, pois significa que o produto que chegou ao fim de sua vida útil, serátransformado em matéria prima e voltará a fazer parte do processo produtivo, dando vida a um novo bem de consumo. Só que nem todo material que pode ser reciclado, pode voltar para a ser matéria prima. Então é importante considerar também REUTILIZAR, ou seja, dar novo uso a produtos que chegaram ao fim da sua vida útil. É o caso dos pallets de maneira, por exemplo, que podem ser transformados em móveis. Mas o melhor de todos os Rs é o REDUZIR, que está ligado a enxugar. Reduzir o consumo significa diminuir a extração de matéria prima, o consumo de energia, o descarte e até mesmo a necessidade de reciclar e reutilizar. Clicando aqui, você acessa um post em que falamos mais dos 3 Rs.

  • Combata o desperdício de TUDO

Desperdiçar, de acordo com o dicionário, significa gastar com exagero, esbanjar, usar sem proveito, perder. Quando os recursos são usados de maneira eficiente, você consome menos e gera menos resíduo. Ao consumir menos, a necessidade de extração de recursos naturais para fabricação de produtos diminui. Ao consumir menos, a geração de resíduos cai. Ou seja, o meio ambiente é preservado duplamente ao retirarmos menos e ao despejarmos menos sobre ele.  Quer um exemplo? Ao evitar o desperdício da água que consumimos nas nossas casas ou no trabalho, estamos retirando menos água do meio ambiente e devolvendo menos água para os sistemas de tratamento (que necessitam de produtos químicos para o processo).  

  • Reduza ao máximo a geração de resíduos e faça coleta seletiva

Essa redução não é feita apenas no descarte, mas principalmente repensando a maneira de produzir, pensando no aproveitamento total dos recursos naturais e das matérias primas. E a economia circular? Sua organização já considerou como pode aproveitar melhor os resíduos do processo produtivo? Pensar nos produtos e embalagens para que não haja sobra de produção, como o aproveitamento de aparas, por exemplo. Quando não for mais possível alongar o tempo de uso de determinado item, certifique-se de que seu descarte será feito de maneira correta. Que tal criar um programa de logística reversa para as embalagens de seus produtos? Importante fazer também atenção ao descarte de lixo eletrônico, equipamentos, eletrodomésticos, pilhas e baterias ... todos altamente poluentes. 

  • Consuma energia de forma responsável e dê preferência a fontes de energia renováveis

Aqui vale rever as instalações, trocar lâmpadas, repensar como melhorar os ambientes... tudo para fazer o melhor uso da energia e buscar por redução no seu consumo e, consequentemente, na conta de luz. Lembre-se de considerar trocar suas fontes de energia por outras mais limpas como a energia solar ou eólica, ao precisar construir ou reformar. A manutenção de equipamentos também é muito importante para não desperdiçar energia. Ao substituir algum equipamento, considere dar preferência aos mais eficientes do ponto de vista energético ou que podem funcionar com fontes de energia mais limpa.  

  • Revise processos buscando melhorias

Pensar em como os processos podem se tornar sustentáveis é pensar numa situação win-win-win, onde ganha a empresa, o meio ambiente e a sociedade. Processos sustentáveis precisam que os colaboradores entendam como a sustentabilidade se aplica no seu dia a dia. Antes de pensar na sustentabilidade das empresas, deve-se pensar na sustentabilidade das pessoas. Como são elas que põem em prática os processos, serão elas que colocarão em prática a sustentabilidade. Com colaboradores engajados para sustentabilidade e capacitados, será possível rever processos e identificar onde os aspectos da sustentabilidade podem ser inseridos. Saiba mais clicando aqui.

  • Consuma água de forma responsável

Que tal rever as instalações em busca de vazamentos de água que estejam gerando desperdício? Torneiras que precisam de manutenção, mangueiras furadas, hábitos de rega de jardim podem ser grandes escoadouros de água, que geram um vazamento pior ainda no seu caixa, já que as contas ficam mais altas. A água é um recurso natural fundamental e sem o qual não podemos viver. As mudanças climáticas aliadas ao desmatamento e ao alto consumo de água pela sociedade tem gerado grandes crises de falta de água e cabe a cada um de nós assegurar que esse fenômeno não fique cada vez mais frequente. Como sua organização lida com o consumo de água? Há iniciativas de reaproveitamento de água da chuva ou de reuso da água? Engaje seus colaboradores para as questões relacionadas à água e outros recursos naturais para que possam entender como a sustentabilidade se aplica ao seu dia a dia e fazer melhores escolhas. 

  • Selecione e capacite seus fornecedores para a sustentabilidade

Embora não seja possível ter certeza de que os fornecedores têm práticas sustentáveis, é importante buscar aqueles que demonstram ter as melhores práticas. Também deve-se considerar conversar com os fornecedores mais estratégicos para que adotem tais práticas, para que se tornem, com o tempo, mais sustentáveis. Lembre-se que seus fornecedores também têm contas a pagar e que forçá-los a condições de preços e recebimento que podem colocar o negócio deles em risco está longe de ser uma boa prática sustentável. 

  • Identifique seus colaboradores mais engajados e crie um comitê de sustentabilidade

Quando se fala em sustentabilidade, estamos falando de comportamento sustentável, processos sustentáveis, tomada de decisão considerando a sustentabilidade... É preciso fazer um trabalho com os colaboradores para criar uma cultura de sustentabilidade que favoreça esse novo modo de pensar e agir. Você sabia que a criação de um Comitê de Sustentabilidade pode fazer toda a diferença neste processo de mudança para a sustentabilidade? O comitê deve ser formado por colaboradores com interesse genuíno e valores pessoais relacionados à sustentabilidade, independente do seu nível hierárquico. Além disso, o Comitê de Sustentabilidade precisa ter um plano de trabalho com metas e ações passíveis de monitoramento, controle e avaliações. Saiba mais clicando aqui. 

Gostou da nossa lista de 9 práticas sustentáveis nas empresas? Quer saber como o Sustentaí pode ajudar sua organização a se tornar mais sustentável, adaptada à economia de baixo carbono e indo além dos padrões ESG tão em alta no momento? Entre em contato conosco, enviando um email para [email protected], ou clicando aqui, e vamos conversar.

Como promover a sustentabilidade nas empresas?

O que é a sustentabilidade nas empresas.
Por que promover a sustentabilidade nas empresas. ... .
Vantagens da sustentabilidade nas empresas. ... .
#1 Reduza o consumo de materiais descartáveis. ... .
#2 Evite o desperdício de água. ... .
#3 Aposte em fontes de energia renováveis. ... .
#4 Troque as lâmpadas por LED. ... .
#5 Diminua o uso de papel..

Como ter práticas mais sustentáveis?

Veja quais práticas sustentáveis você pode exercer diariamente.
1) Separar o lixo de acordo com as regras da reciclagem. ... .
2) Comprar em menor quantidade e com maior qualidade. ... .
3) Diminuir o consumo de produtos plásticos. ... .
4) Reduzir a quantidade de carne consumida. ... .
5) Economizar no consumo de energia..

Como ações sustentáveis podem ser um diferencial para as empresas?

A adoção de práticas sustentáveis deve ser um investimento estratégico prioritário nas organizações. Além dos inúmeros benefícios proporcionados ao meio ambiente, essas medidas são de suma importância para agregar valor aos produtos e, dessa maneira, gerar diferencial competitivo nos negócios.

Quais são as práticas que as empresas estão adotando em relação à sustentabilidade?

Use o papel de forma racional e sustentável. Invista na formação das equipas de colaboradores. Incentive a mudança nas deslocações dos colaboradores. Reduza o impacto ambiental no transporte de produtos.