Como se diz qual e o seu nome em turco?

O ministro dos negócios estrangeiros da Turquia enviou uma carta à ONU a formalizar o pedido

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, enviou uma carta à Nações Unidas a solicitar formalmente que o país seja chamado de "Türkiye", informou esta quinta-feira a agência de notícias estatal.

A medida é vista como parte de um esforço de Ancara para renomear o país e dissociar a sua designação do peru [turkey, em inglês] e de algumas outras conotações negativas.

A agência Anadolu disse que Stephane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, confirmou esta quinta-feira a receção da carta.

O órgão de comunicação social citou Dujarric, dizendo que a mudança de nome entrou em vigor "a partir do momento" em que a carta foi recebida.

O governo do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tem pressionado para que o nome internacionalmente reconhecido como "Turkey" (Turquia, em português) seja modificado para "Türkiye" (tur-kay-YAY), como é escrito e pronunciado em turco.

O país autodominou-se "Türkiye" em 1923 após a sua declaração de independência.

Em dezembro, Erdogan ordenou a utilização de "Türkiye" para representar melhor a cultura e os valores turcos, inclusive exigindo o "Made in Türkiye" fosse usado em vez de "Made in Turkey" em produtos exportados.

Os ministérios turcos começaram a usar "Türkiye" documentos oficiais.

No início de 2022, o Governo turco também divulgou vídeo promocional para tentar mudar o seu nome em inglês. O vídeo mostra turistas de todo o mundo a dizer "Olá Türkiye" em destinos famosos.

A direção de comunicação da Presidência da Turquia disse que lançou a campanha "para promover de forma mais eficaz o uso de 'Türkiye' como nome nacional e global do país em plataformas internacionais".

A Turquia tem um novo nome, que foi aceito pela ONU (Nações Unidas) após pedido formal do governo enviado nesta semana à organização. Desde 31 de maio o país se chama oficialmente Türkiye, nomenclatura já usada e conhecida pelos turcos, mas que deverá ser adotada também por outras nações daqui para a frente.

A mudança é parte de uma campanha de rebranding proposta pelo presidente Recep Tayyip Erdogan em dezembro do ano passado. Rebranding é uma estratégia de marketing usada por empresas que querem se associar a alguma imagem diferente ou se afastar de crises.

No caso da Turquia, o motivo da mudança explicado pela emissora estatal TRT foi o fato de que em inglês, o nome “Turkey” significa peru, ave tradicional nas mesas ocidentais em festas de fim de ano, como o Natal e a Ação de Graças.

Novo nome da Turquia é estratégia de rebranding de Erdogan

O incômodo não é apenas a associação com o peru de Natal.  Segundo o Cambridge English Dictionary, a palavra remete também a “algo falho” ou “uma pessoa estúpida ou tola”, afirmou a TRT.

Depois da ONU, outros órgãos internacionais serão solicitados a fazer a mudança para o novo nome da Turquia. Em português, a nomenclatura não deve mudar, já que o foco era desassociar o país da palavra em inglês. 

O Peru sofre de problema semelhante em português, com o mesmo nome da ave. Mas talvez não esteja tão preocupado com isso, porque em outros idiomas mais usados em comunicações internacionais a palavra não tem o mesmo sentido. 

A emissora TRG passou a usar a grafia “Türkiye” logo após que Erdogan lançou a campanha de rebranding. Apesar de o novo nome já ser usado pela maioria dos turcos, a BBC destacou que é comum muitos usarem a versão ocidental para se referir ao país.

“Türkiye é a melhor representação e expressão da cultura, civilização e valores do povo turco”, disse Erdogan em dezembro ao anunciar a decisão de trocar o nome. 

A ONU disse que trocou o nome da Turquia em inglês assim que recebeu o pedido enviado por Ancara, mas a formalização aconteceu no dia 31 de maio. 

No Twitter, o ministro das Relações Exteriores, Mevlüt Çavuşoğlu, compartilhou o momento da assinatura do documento para as Nações Unidas, aproveitando para passar uma mensagem nacionalista. 

“O processo que iniciamos sob a liderança do nosso presidente Erdogan para aumentar o valor da marca do nosso país está chegando ao fim.

Com a carta que enviei hoje ao secretário-geral da ONU, estamos registrando o nome do nosso país em línguas estrangeiras na ONU como ‘Türkiye’.”

Ülkemizin marka değerini yükseltmek için Sayın Cumhurbaşkanımız @RTErdogan liderliğinde başlattığımız süreç nihayete eriyor.

BM Genel Sekreteri'ne bugün gönderdiğim mektupla ülkemizin BM nezdinde yabancı dillerdeki adını da "Türkiye" olarak tescil ediyoruz.

Hayırlı olsun! 🇹🇷 pic.twitter.com/Zd9UIv2eVy

— Mevlüt Çavuşoğlu (@MevlutCavusoglu) May 31, 2022

Como parte do rebranding de Erdogan, a frase “Made in Türkiye” estará presente em todos os produtos exportados. Em janeiro, uma campanha de turismo com o slogan “Hello Türkiye” já tinha sido lançada.

A mudança de nome teve reação mista dos turcos. Enquanto muitos funcionários do governo apoiam a troca, outros dizem que é uma distração ineficaz, já que o presidente se prepara para as eleições do ano que vem em meio a uma crise econômica.

Embora inusitada, a troca de nome de países não é tão incomum. Em 2020, a Holanda (em inglês, Netherlands) abandonou de vez o uso de “Holland” interna e externamente.

Antes disso, a Macedônia virou República da Macedônia do Norte, em 2019. No ano anterior, a Suazilândia, na África, virou Essuatíni.

Na História antiga, a Pérsia virou o Irã. Sião, hoje é a Tailândia; e a Rodésia mudou de nome para Zimbábue.

Leia também

Caso Khashoggi: Promotor turco pede transferência de investigação para Arábia Saudita

Como se diz qual e o seu nome em turco?

Novo nome e velhas práticas contra a imprensa na Turquia

Enquanto o presidente Recep Tayyip Erdogan usa táticas modernas de marketing para criar um novo nome para a Turquia, práticas antigas ainda são usadas contra a imprensa do país.

Na semana passada, um novo projeto de lei foi apresentado no parlamento turco para punir a disseminação de “fake news” com até três anos de prisão — à semelhança do que já acontece com os profissionais de mídia na Rússia.

O partido governista AKP e o partido nacionalista MHP são os responsáveis pela proposta, que quer criminalizar a propagação de “informações enganosas que podem prejudicar a segurança da Turquia” em plataformas digitais.

Qualquer pessoa que distribua “informações falsas” sobre a segurança interna e externa, ordem pública e bem-estar da Turquia pode ser acusado de instigar “preocupação, medo e pânico” na sociedade, de acordo com o texto acessado pela Bloomberg News.

Se a informação for fornecida ou distribuída por alguém que tentou esconder sua identidade ou por uma empresa, a pena pode ser acrescida em 1 ano e meio a 4 anos e meio de prisão.

O sindicato dos jornalistas da Turquia criticou a legislação proposta e pediu sua retirada imediata:

“O projeto de lei aumentará a censura sistemática e a autocensura na Turquia, em vez de combater a desinformação.”

Leia também

Erdogan manda prender celebridade da TV turca que disse que chegada de boi ao palácio o faz virar estábulo

Como se diz qual e o seu nome em turco?

Enquanto países ao redor do mundo estão introduzindo leis para combater a desinformação, não está claro como isso será definido na Turquia, disse Ozgur Ogret, representante da Turquia do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) à Bloomberg.

O projeto restringiria “as liberdades de imprensa já problemáticas na Turquia”, acrescentou.

Nos últimos anos, o governo turco já apertou o cerco sobre o conteúdo online e as plataformas digitais, ao mesmo tempo em que restringiu anúncios oficiais e em meios de comunicação ligados à oposição.

O Índice Mundial de Liberdade de Imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) classificou a Turquia em 149º lugar entre 180 nações, dizendo que 90% da mídia nacional está sob controle do governo.

A RSF acusou Erdogan de “intensificar os ataques a jornalistas para desviar a atenção de problemas econômicos” e outros antes das eleições de 2023. 

O presidente turco também ameaçou repetidamente fechar algumas mídias sociais, citando o que ele considerava ataques pessoais contra ele e sua família.

Erdogan é um crítico feroz das plataformas de mídia social, consideradas por ele “uma ameaça à democracia” e “um problema de segurança nacional”.

Leia também

Turquia: Projeto de lei prevê até 3 anos de prisão para jornalista que ‘ferir reputação’ de empresas

Como se diz qual é o seu nome em turco?

ADIN NE? qual é seu nome?

Como se chama amor na Turquia?

Elbette, tabii ki, aşkım.

Como se fala irmão em turco?

Daha önce de benzer teklifler aldım, kardeş.

Como se diz menina em turco?

Sen kız istiyorsun diye kız çocuk ediniyoruz.